sexta-feira, maio 06, 2011

Fórmula Futuro: Pavlak sem rival em Interlagos


Potiguar lidera as três sessões de treinos livres da abertura da temporada

O potiguar Johilton Pavlak liderou as três sessões de treinos livres para a rodada de abertura da temporada 2011 da Fórmula Futuro Fiat e deixou claro que a pole para a primeira das duas corridas deste fim de semana em Interlagos já tem favorito. A prova inaugural do calendário será realizada ainda sábado, depois das tomadas classificatórias.

Pavlak cravou o melhor tempo do dia (1min43s289) logo na primeira bateria de ensaios, realizada na parte da manhã e na qual os pilotos obrigatoriamente saíram dos boxes com pneus novos. "Eu me preparei muito para o campeonato deste ano e o resultado de hoje mostra que estamos trabalhando da maneira certa. Mas as corridas mesmo, que é o que vale, são amanhã (sábado) e domingo, então não dá pra ficar de "salto alto" achando que já conquistamos algo. Não é por aí", disse Pavlak, com os pés bem fincados no chão. Perguntado no que a experiência do campeonato passado tem ajudado neste início da temporada 2011, Johilton disse: "Eu já conheço o limite do carro, enquanto o pessoal ainda buscando chegar lá. Então tenho de aproveitar bem esse início de campeonato, antes que o pessoal pegue a mão do carro e torne a briga ainda mais dura."

Estreantes na categoria, o carioca Felipe Donato e o paulista Victor Franzoni ficaram com a segunda e terceira melhores voltas. Dos demais novatos que prometem dar trabalho a Pavlak estão o paranaense André Pedralli e o mineiro Guilherme Silva, os pilotos que mais se aproximaram do potiguar nas duas últimas sessões de treinos livres. "Mudamos um pouco o acerto do carro para o último treino de hoje, mas a sequência de bandeiras vermelhas não me deixou avaliar se essa alteração deu certo. Mas estou confiante em uma boa posição de largada para a primeira corrida", contou Pedralli.

Silva disse que fez poucas alterações no acerto do carro ao longo da sexta-feira. "Como estou me adaptando à categoria, resolvi trabalhar apenas na calibragem de pneus. Acho que isso pode ser uma vantagem para a classificação, pois sei como o carro vai funcionar com pneus novos. O resto do pessoal tentou adaptar o "setup" conforme os pneus foram se desgastando e pode perder a referência quando voltar a usar pneus novos", explicou Silva, que também corre e lidera a Fórmula 3 Sul-Americana.

Neste sábado, as jovens promessas do automobilismo brasileiro terão mais duas sessões de treinos livres, uma delas as 9h40 e a outra as 11h20. Já o treino classificatório tem início previsto para as 12h50. A primeira etapa terá largada às 16h35, com 25 minutos de duração mais uma volta.

Os melhores tempos do dia em Interlagos:

1) JOHILTON PAVLAK - 1min43s289
2) FELIPE DONATO - 1min43s762
3) VICTOR FRANZONI - 1min43s794
4) ANDRE PEDRALLI - 1min43s928
5) GUILHERME SALAS - 1min44s123
6) JOHN LOUIS - 1min44s158
7) GUILHERME SILVA - 1min44s163
8) LUCAS DE LA VEGA - 1min44s850
9) EDUARDO BANZOLLI - 1min44s887
10) LUIR MIRANDA - 1min44s950
11) RICARDO LANDUCCI - 1min46s118

O Racing Festival, apresentado pelo Banco Santander e Fiat, tem patrocínio da Shell, co-patrocínio da Pirelli, FPT Powertrain Technologies e Sundown Motos, apoio Sada Transportes e Iveco e realização da RM Racing Events.

Fonte: MF2 - Serviços Jornalísticos Ltda / Rodrigo Favoretto
Foto: Carsten Horst/MF2

Nenhum comentário: