sexta-feira, agosto 19, 2011

Tom Rosa é campeão pela primeira vez do Rally dos Sertões

Piloto chegou ao final da competição com boa diferença para o segundo colocado

O cearense Tom Rosa (Mormaii) confirmou seu favoritismo e, nesta sexta-feira (19), na Praia do Cumbuco (CE), venceu o Rally dos Sertões 2011 na categoria Quadriciclos. O piloto percorreu as dez etapas da competição em 39h59m13s, ficando com mais de 3 horas de vantagem para o segundo colocado, Leonardo Franco. Tom Rosa superou as dificuldades dos últimos dias e comemorou seu primeiro título nos Sertões.

Um dos principais nomes da categoria Quadriciclos, apesar de nunca ter vencido a competição, Tom Rosa iniciou o Rally dos Sertões, em Goiânia (GO), impondo um bom ritmo. Ao longo dos dez dias de competição, o piloto percorreu 4.026 km, passou por cinco estados brasileiros e mostrou que para vencer era necessário ser consciente. "Eu procurei ser regular nos três primeiros dias. Usei a cabeça o tempo todo, sempre administrando e procurando não forçar o equipamento", disse o piloto.

Ao longo da competição, Tom Rosa sempre se manteve entre os primeiros e, aos poucos, foi adquirindo uma vantagem em relação aos outros competidores. "Consegui ir administrando no final. Na etapa de ontem (quinta-feira), tive muita dificuldade, já que um dos pneus rasgou faltando 40km para o final", contou Rosa que teve que pilotar boa parte das etapas com apenas uma das mãos, devido a um machucado sofrido durante a competição.

Outro fator que ajudou Rosa a se manter na liderança foi o fato de quase não tomar punição. Durante os dez dias, o piloto foi penalizado em apenas seis minutos, enquanto o segundo colocado Leonardo Franco foi penalizado em mais de 2 horas, por problemas durante o Rally. Mesmo sem penalizações para nenhum dos pilotos, Rosa seria campeão dos Sertões 2011 com mais de 1 hora de vantagem.

O Rally dos Sertões teve seu início no último dia 10, em Goiânia (GO), passando pelos estados de Tocantins, Maranhão, Piauí e terminando na Praia do Cumbuco, no Ceará. Os outros campeões da edição de 2011 foram: Cyril Despres - França (Motos), Guilherme Spinelli/Youssef Haddad (Carros), Guido Salvini/Flávio Bisi/Fernando Chwai
(Caminhões).

Fonte: Assessoria de Imprensa Mormaii / José Barone

Nenhum comentário: