sexta-feira, novembro 25, 2011

João Pedro Custódio disputou primeiro Skusa e aprendizado projeta bela participação em 2012


No Brasil, vaga na Copa das Federações já está garantida

Maior campeonato do kartismo americano, a 15ª edição do Super Karts USA - o Skusa - foi disputada na última semana em Las Vegas e reuniu 550 pilotos de todo o mundo, 46 deles brasileiros. O goiano João Pedro Custódio (Pivot Máquinas Agrícolas e Sistemas de Irrigação | Ford - Navesa | AGEL - Governo de Goiás | Kart Mini | Sport Wear by ULV | Mittag Competições), que competiu na categoria TaG Cadete, foi um destes brasileiros.

Apenas em sua categoria mais de 80 pilotos estavam inscritos e João Pedro viveu experiências inéditas, desde disputar seu primeiro evento fora do Brasil até utilizar um equipamento em muitos detalhes diferentes do usado em seu país de origem. "Da roda ao motor, passando pelo modelo do kart e terminando no tamanho do banco, tudo foi diferente e novidade para o João Pedro", atesta Miguel de Oliveira, preparador e treinador do jovem piloto goiano, de apenas 11 anos.

João Pedro Custódio voltou dos Estados Unidos extremamente feliz por sua participação na competição. "Competimos em uma pista montada no estacionamento do Hotel Rio de uma forma muito profissional. E recebemos uma atenção mais do que perfeita da equipe Tony Kart West, comandada pelo Buddy Rice, piloto que venceu as 500 Milhas de Indianápolis de 2004", lembra Geovane Gonçalves, pai de João Pedro. "O time era muito bem estruturado, com engenheiros e mecânicos, estrutura física organizada e bem instalada e estoque completo de peças a serem usadas nos karts", emenda.

Durante os treinos, sempre curtos - em média sete minutos cada -, João Pedro foi se adaptando ao novo equipamento e ao difícil traçado. E foi bravo nesta busca por adaptação. João Pedro não conseguiu classificação para as finais, que reuniam apenas 34 dos mais de 80 inscritos, mas foi o melhor brasileiro na prova de repescagem e o aprendizado que recebeu permite ao piloto e sua equipe projetar uma bela participação no Skusa em 2012.

Competir no Skusa significou também conhecer seu 23º kartódromo diferente e ter dado sua 199ª largada em 93 corridas disputadas. No primeiro final de semana de dezembro João Pedro Custódio (Pivot Máquinas Agrícolas e Sistemas de Irrigação | Ford - Navesa | AGEL - Governo de Goiás | Kart Mini | Sport Wear by ULV | Mittag Competições) estará no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP), onde disputará, pela Cadete, a última etapa do Light e o Grande Prêmio RBC, que oferece mais de R$ 200 mil em prêmios.

E, em sua volta ao Brasil, o jovem goiano foi comunicado de que a Copa Centro-Oeste foi declarada como encerrada, o que significou a conquista de seu terceiro título no campeonato e seu segundo pela categoria Super Cadete. Além disso, Custódio também garantiu uma vaga na Cadete na Copa das Federações, evento que será disputado em março.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
Foto: Flávio Quick

Nenhum comentário: