domingo, janeiro 29, 2012

Super Kart Brasil consagra campeões de edição com recorde de inscritos


SKB 05 recebeu mais de 160 pilotos nos dois dias de provas no kartódromo de Interlagos

Bruno Grigatti, André Nicastro, Renato Russo, João Pedro Custódio, Vinícius Paparelli e Antonio Ventre. Estes são os campeões da maior edição do Super Kart Brasil realizada até hoje. O SKB 05, que dividiu a pista com a primeira etapa do Campeonato Paulista de Kart em Interlagos neste fim de semana, recebeu mais de 160 pilotos no mais tradicional kartódromo do país.

Dentro da pista, foram disputas intensas que apresentaram novos nomes no mercado do kart nacional. O Super Kart Brasil foi palco da estreia de novas marcas de chassi homologadas pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). As italianas Energy, CRG e Intrepid foram representadas na pista por nomes importantes do automobilismo brasileiro como Renato Russo (CRG), César Ramos (Intrepid) e Tuka Rocha (Energy). Nelsinho Piquet, piloto da Nascar Truck Series e campeão do SKB-02, correu novamente no torneio utilizando chassis Intrepid e Energy.

"Só tenho a agradecer a todos os pilotos que vieram e acreditaram no nosso projeto. No começo da semana nós estávamos um pouco apreensivos por causa da chuva. Não sabíamos se os pilotos iam topar correr. Felizmente a chuva parou e pudemos ter um fim de semana muito bom. As corridas foram muito competitivas e a pista de Interlagos favorece as trocas de posição. É por isso que trazemos esse evento para cá", comentou Ruben Carrapatoso, promotor do SKB ao lado de André Nicastro, Danilo Dirani, Dennis Dirani, Paulo Carcasci, Renato Russo e Sérgio Jimenez.

"O recorde de pilotos eu considero como uma consequência do nosso trabalho de oferecer um evento diferente. Nosso projeto do SKB é ter um sistema de final de semana no qual o piloto aprenda, fazendo duas tomadas de tempo, correndo provas curtas e longas. São quatro provas em que o piloto pode aprender muito", completou Carrapatoso.

Uma das categorias mais esperadas do final de semana, a Graduados reuniu o maior grid do SKB-05. 29 pilotos entre nomes experientes do esporte e jovens talentos, como Olin Galli e Victor Franzoni - que figuraram entre os protagonistas do final de semana. O título ficou nas mãos de André Nicastro, vencedor de três das quatro corridas do evento.

"Interlagos é minha casa. Sou carioca, mas fui criado aqui. O primeiro campeonato paulista que eu corri em Interlagos foi em 1991, quando eu fui campeão da Júnior Menor. De lá para cá, ganhei sete vezes o Paulista nessa pista. Então eu a conheço muito bem e fico sempre feliz de andar no mesmo ritmo de pilotos jovens como o Olin (Galli) e o Victor (Franzoni). É o primeiro SKB que eu ganho. Estou orgulhoso por isso", disse Nicastro.

Na categoria que deu origem ao Super Kart Brasil, a Shifter, a decisão foi eletrizante e só aconteceu na última volta da corrida. Vencedor da primeira prova, Dennis Dirani acabou abandonando as corridas de domingo com problemas mecânicos. Assim, a disputa pelo título se restringiu a Bruno Grigatti e Danilo Dirani.

Os dois chegaram à bateria final dependendo de combinações de resultado. Danilo Dirani precisava vencer e torcer para Bruno Grigatti não terminar em segundo. Com um kart mais rápido na segunda metade da prova, Danilo faturou a vitória, enquanto Grigatti se defendia dos ataques de André Nicastro e César Ramos para se manter em segundo.

Na última volta, Ramos e Grigatti se tocaram tirando o paulista da segunda posição. Logo depois da bandeirada, porém, os comissários desportivos puniram César Ramos, devolvendo o segundo lugar de pista para Grigatti - que comemorou seu primeiro título no SKB.

"Tivemos uma corrida mais emocionante que a outra. A disputa da Shifter, como sempre, foi muito equilibrada e agora com o fator extra da participação das novas fábricas de kart, que elevaram ainda mais o nível. Na última prova eu tive um problema no radiador que comprometeu meu rendimento. Foi difícil me manter em segundo lugar na disputa com o André (Nicastro) e o César (Ramos)", contou Bruno Grigatti.

Na categoria Júnior, o paulista Vinícius Paparelli faturou o SKB na mesma pista em que, no ano passado, venceu o Campeonato Brasileiro de Kart. "As corridas foram muito interessantes, com pilotos muito bons. Foi difícil, principalmente por causa do calor no domingo, mas muito recompensador poder ser campeão em um grid tão competitivo", comentou o piloto.

Entre os pilotos da Sênior, Antonio Ventre venceu a última corrida e se aproveitou do abandono de Diogo Zucarelli para assegurar o título. Na categoria mais jovem do evento, a Super Cadete, João Pedro Custódio foi o grande destaque do domingo, vencendo as duas corridas finais e faturando o Super Kart Brasil pela primeira vez.

O SKB-05 teve, ainda, a estreia de uma nova categoria. A Endurance, que propõe uma corrida de longa duração (50 minutos) utilizando motores Fireball 125cc para duplas de pilotos. Nela, os vencedores foram Rogério Werlang na Master e a dupla Petry/Fritsch na Sênior.

O evento deste final de semana homenageou um dos maiores nomes do kart no Brasil. Walter Travagilini está envolvido com a modalidade desde a década de 1960. Ele se tornou um ícone do esporte nos anos 80 pelas disputas contra Ayrton Senna e Mário Sérgio de Carvalho.

"Para mim é uma honra essa homenagem, principalmente por partir de sete pilotos tão especiais como são esses organizadores do SKB. O trabalho que eles estão fazendo nesse evento é algo muito importante para o nosso esporte e eu só posso agradecer pelo reconhecimento", comentou Travaglini, que acompanhou o SKB-05 como chefe de equipe e pai do piloto Luca Travaglini, da Graduados.

Confira como ficou a classificação final do SKB-05:

Shifter
1 Bruno Grigatti, 75 pontos
2 Danilo Dirani, 72
3 Guilherme Salas, 37
4 Dennis Dirani, 35
5 André Nicastro, 34
6 César Ramos, 33

Graduados
1 André Nicastro, 81 pontos
2 Olin Galli, 66
3 Alain Sisdeli, 34
4 Victor Franzoni, 31
5 Renato Júnior, 29
6 Victor Caliman, 29

Shifter Sênior
1 Renato Russo, 87 pontos
2 Fernando Penna, 51
3 Guilherme Jacob, 39
4 Thomaz Soubihe, 33
5 Jorge Borelli, 0

Super Cadete
1 João Pedro Custódio, 70 pontos
2 João Pedro Correa, 54
3 Eugen Gotze, 48
4 Edgar Bueno Neto, 47
5 Gabriel Paturle, 47
6 Gianluca Petecof, 44

Júnior
1 Vinícius Paparelli, 65 pontos
2 Leonardo Gimenes, 54
3 Vítor Baptista, 49
4 Giuliano Raucci, 45
5 Pietro Rimbano, 38
6 Yurik Carvalho, 33

Sênior
1 Antonio Ventre, 70 pontos
2 Diogo Zucarelli, 47
3 Fernando Croce, 46
4 Renato Russo, 41
5 Raphael Martim, 39
6 Jorge Borelli, 31

Fonte: Inova Comunicação - Rafael Durante

Nenhum comentário: