quarta-feira, fevereiro 01, 2012

Copa Fusca: Onde estão os Fuscas?


Com o sucesso da categoria, carros estão em falta

O ressurgimento da Copa Fusca no estado provocou uma situação quase insólita: a falta de carros prontos para competir. Com a crescente procura por carros para a temporada 2012, os poucos carros que ainda estavam disponíveis para venda foram rapidamente adquiridos por novos pilotos.

Agora, a busca das equipes é por carros de rua em bom estado para serem transformados em um Copa Fusca. Pelo menos dois carros novos já estão sendo montados, baseados na última encarnação do Fusca no Brasil, o já famoso Fusca Itamar, fabricado entre 1994 e 1996. Praticamente qualquer Fusca pode ser transformado em um carro de corridas, bastando estar estruturalmente íntegro. Os mais fáceis de serem transformados são os modelos equipados com motor 1500 e 1600 ou então o modelo 1300-L que já utiliza a suspensão dianteira com pivôs e geralmente com freios a disco. Os demais necessitam de trabalho no chassi, para a adaptação da suspensão dianteira dos modelos mais novos.

Embora já seja um carro com alguma dificuldade de ser encontrado em bom estado, é possível montar um carro completo de competição por valores inferiores aos 15 mil reais. Quem quiser entrar para a família da Copa Fusca pode entrar em contato com Fernando Silva pelo telefone (51) 9363.1334, que passará as informações sobre carros disponíveis para venda ou aluguel.

Curiosidades sobre a Copa Fusca

A ideia de transformar a Copa Fusca em uma categoria de acesso não é nova. No início dos anos 2000, Gervásio Horácio e Urbano da Silva iniciaram o movimento da Copa Gol, categoria que deveria ser o passo adiante dos pilotos de ponta da Copa Fusca. A Copa Gol acabou se tornando, com a adição das Copas Corsa e Fiat o Gaúcho de Marcas, reinventado por Urbano da Silva e Ricardo Abreu no comando da APPA em 2005.

Fonte: Erlon Radl - Automobilismo Online

Nenhum comentário: