sábado, março 10, 2012

Auto GP: Guerin abandona na abertura da temporada em Monza


Inglês larga na pole e vence a primeira prova da rodada dupla

O brasileiro Victor Guerin não conseguiu completar a prova que abriu a temporada da Auto GP World Series neste sábado no circuito de Monza, na Itália. O piloto da Super Nova International abandonou na penúltima das 14 voltas por causa de um furo no pneu dianteiro direito. A vitória ficou com o seu companheiro de equipe, o inglês Adrian Quaife-Hobbbs, que largou na pole e só perdeu brevemente a liderança durante a parada obrigatória para troca de dois pneus.

Foi uma estreia complicada para Guerin na categoria que utiliza os chassis Lola B50 e os motores Zytek de 550 cavalos. Sexto colocado no grid, o piloto paulista foi obrigado a quase atravessar o carro na largada para não acertar a traseira do monoposto do russo Sergey Sirotkin, que ficou imóvel na segunda posição do grid. Com isso, Guerin perdeu velocidade e caiu várias posições antes da primeira curva. "Foi por muito pouco que não bati. Quem estava à minha frente conseguiu desviar rapidamente, mas dei de cara com o carro do Sirotkin", explicou.

Ao final da primeira passagem, Guerin ocupava a oitava posição, mas seus problemas não haviam terminado. Ainda antes da abertura da janela de pit stop, a partir da quarta volta, o bico do seu carro foi danificado ao bater com força numa zebra e a asa dianteira ficou solta. Durante a parada, a equipe optou por substituir apenas os pneus traseiros e devolvê-lo à pista sem mexer no aerofólio. "A troca do bico demoraria mais de dois minutos e achamos que não valeria a pena. Mas a asa dobrou e acabou causando o furo", explicou.

Guerin disse que os contratempos encobriram o potencial de um bom resultado em seu início de jornada na Auto GP. "Eu tinha ritmo para chegar entre os quatro primeiros e somar bastante pontos. E, se não houvesse o furo, pelo menos para terminar em sétimo ou oitavo e largar na primeira fila na corrida de amanhã, aproveitando o formato de grid invertido. Agora, saindo em último, vou procurar não me envolver em acidente na largada, fazer uma prova de recuperação e ainda tentar alcançar a zona de pontos."

O complemento da rodada dupla começará às 7h45 (Brasília) com a mesma duração de 14 voltas. A Auto GP World Series integra a programação do WTCC - Mundial de Carros de Turismo.

Resultado da 1ª etapa:
1 - Adrian Quaife-Hobbs (Inglaterra), Super Nova International, 14 voltas em 23min36s782 (205,29 km/h)
2 - Sergio Campana (Itália), MLR 71, a 1s499
3 - Pal Varhaug (Noruega), Virtuosi UK, a 4s880
4 - Daniel de Jong (Holanda), Manor MP Motorsport, a 11s480
5 - Facu Regalia (Argentina), Campos Racing, a 13s444
6 - Chris Van der Drift (Nova Zelândia), Manor MP Motorsport, a 22s896
7 - Giacomo Ricci (Itália), Zele Racingh, a 27s137
8 - Max Snegirev (Rússia ), Campos Racing, a 28s245
9 - Antonio Spavone (Itália), Euronova Racing, a 32s073
10 - Giancarlo Serenelli (Venezuela), Ombra Racing, a 40s862
Volta mais rápida: Sergey Sirotkin, 1min36s389 (216,36 km/h)

Fonte: MF2 - Serviços Jornalísticos Ltda. / Márcio Fonseca

Nenhum comentário: