Foi dada a largada para a temporada 2012 do Campeonato Gaúcho de Copa Classic, competição de velocidade em asfalto que reúne carros clássicos, conhecidos como os "velhozes e furiosos" do automobilismo gaúcho. A primeira etapa do certame ocorreu no último final de semana, no Autódromo Inernacional de Guaporé, na Serra Gaúcha, cidade recentemente considerada como a de melhor gestão fiscal do estado do Rio Grande do Sul.
Foram 17 carros inscritos, dos quais largaram 16, pois Joel Schumann, apesar de ter feito o treino classificatório, teve problemas elétricos no Chevette #97 e não conseguiu alinhar para as baterias da competição, realizadas no domingo pela manhã. O público foi em número razoável, levando-se em conta o tempo fechado, e não dispensou o tradicional churrasco enquanto assistiam aos pegas.
O treino classificatório, realizado no sábado, mostrou um equilíbrio impressionante entre os 3 melhores classificados, com menos de meio segundo de diferença entre o pole, Leovaldo Petry (Maverick V8 #302) com 1:22,225, Tonho Sala/Paulo Barreto (Fusca Hot AP #13), com 1:22,589 e Marcos Voges/Ramiro Tissot (Opala #43), com 1:22,682, sendo que a surpresa foi o Fusca, que é da categoria FL1 (até 2000cc) colocar-se em meio aos "grandalhões" da FL2 (acima de 2000cc). Os demais poles foram: categoria A, Teodoro Janusz (DKW #88); categoria B, Fernando Leke (Corcel #74) e categoria C, Jorge Krug (Passat #47).
A manhã do domingo começou com forte neblina, bastante comum nesta época na região serrana do estado, fazendo com que a largada fosse adiada em alguns minutos, visando a segurança dos pilotos, mesmo assim o piso ainda estava um pouco úmido.
Dada a largada da primeira bateria o Fusca #13 de Sala/Barreto assumiu a ponta na freada da curva 1, mantendo a liderança, porém, por apenas duas voltas, quando um problema mecânico fez o "besouro" parar no final da reta, assumindo a ponta o Opala #43, que havia ultrapassado Leovaldo (Maverick #302). Outro que fez uma largada espetacular foi Diego Mariante, (Passat #58), que pulou de 5º e, mergulando por fora na freada da curva 1, assumiu a 3ª posição, superando Nereu Rebechi (Passat Hot #36) e o Opala. O Fusca chegou a voltar à prova, mas parou definitivamente logo após. Mais atrás, seguiu, com pouca vantagem sobre Nereu Rebechi (Passat Hot #36) e Rogério Franz (Fiat 147 #147), que travavam um duelo próximo, porém Rebechi livrou-se de Franz e encostou em Mariante. Outro duelo interessante foi o do Corcel de Leke e a Puma AP de Sérgio Aguinsky.
Na 9ª volta um acidente mudaria o rumo da corrida: com a pista secando, Leovaldo e seu Maverick começou uma aproximação forte em relação ao Opala, tocado por Ramiro Tissot. Ao tirar de trás do Opala próximo a freada da curva 1 o Opala fez uma breve mudança de trajetória, fazendo com que Leovaldo desviasse, colocasse as rodas na grama e batesse na proteção de pneus, ficando por ali. O incidente foi considerado normal pelos comissários. Desta forma, com o safety car na pista, a bateria acabou, ficando a vitória com Diego Mariante devido a uma punição aplicada sobre Tissot, por ultrapassagem em bandeira amarela.
A equipe Overboost/MetalGarage (chefiada por Márcio Trasel/Maicon Rodrigo), do Maverick, num show de competência, trabalhou em ritmo frenético, e recebeu ajuda da equipe do Opala #43, seu adversário, demonstrando que a solidariedade e o companheirismo estão acima da competitividade na categoria, e para espanto de todos, alinhou o carro para a 2ª bateria, fato digno de louvor.
Na 2ª bateria o Opala #43, agora com Marcos Voges, teve problemas de diferencial e abandonou a prova na logo na 2ª volta. Assim, o Fusca #13, que havia largado em 13º, veio forte e assumiu a ponta, mas Leovaldo Petry, mesmo com o Maverick sem o pára-lama direito e com reparos provisórios, fez uma corrida de recuperação fantástica, logo chegando na 2ª posição, quando partiu à caça do Fusca, gradualmente, até passar e receber a bandeira quadriculada na 1ª posição. Logo atrás, Diego Mariante duelava com Franz e Rebechi duelavam, com várias trocas de posições, mas a bateria terminou com o Passat #58 na frente, seguido do Passat #36 e do Fiat #147.
Na soma das baterias, na categoria A a vitória ficou com Teodoro Janusz e sua DKW #88; Na B, Fernando Leke faturou com o Corcel; Na C, Jorge Krug acelerou forte rumo a vitória; na FL1 e na geral, DIego Mariante foi o grande vencedor; e na FL2, Leovaldo Petry, após uma batida na primeira bateria, recuperou o carro e rumou à vitória na 2ª bateria e na sua categoria.
Outro destaque foram os estreantes: Émerson Trindade/Rodrigão Ricciardi, em sua primeira prova no automobilismo, que, apesar dos problemas normais de um carro também estreante, o Passat #51, demonstraram fibra e participaram das 2 baterias; e Gilvan Dall'Oglio, experiente piloto que já teve passagem pelos Opalas, Marcas, Fórmula 1.6 e Copa Fusca, fez boa corrida de estréia na categoria, com o Fusca #27.
A Copa Classic conta com o apoio de Zé Pneus, Zago Radiadores, Autoplast Lubrificantes, Janaína Crescente - Lingerie sob medida e Duar - Protetor de Ar Condicionado.
A próxima etapa é dia 03/06, no veloz circuito de Tarumã, em Viamão, com previsão de pelo menos 25 carros inscritos.
Resultado final da prova após 27 voltas ou 83,160 km (soma das baterias):
Pos / nº / nome(s) / cat. / carro
1) #58 Diego Mariante FL1 Passat
2) #36 Nereu Rebechi FL1 Passat
3) #147 Rogério Franz FL1 Fiat 147
4) #77 Fábio Mincarone FL1 Chevette 2.0
5) #47 Jorge Krug C Passat
6) #27 Gilvan Dall'Oglio FL1 Fusca AP
7) #74 Fernando Leke B Corcel I
8) #302 Leovaldo Petry FL2 Maverick V8
9) #16 Sérgio Aguinsky C Puma GT AP
10) #88 Teodoro Janusz A DKW
11) #99 Eduardo Neves B Brasília
12) #01 Carlos Eugênio Leonardo A Carretera
13) #13 J.Sala/P.Barreto FL1 Fusca Hot AP
NC) #51 Emerson/Rodrigo B Passat
NC) #43 Tissot/Voges FL1 Opala Stock
NC) #188 Scomazzon/Postal B Chevette
Pontuação do campeonato, após 1 etapa:
Cat. A:
1º) Teodoro Janusz - 20 pts
2º) Carlos Eugênio - 15 pts
Cat. B:
1º) Fernando Leke - 20 pts.
2º) Eduardo Neves - 15 pts.
Cat. C:
1º) Jorge Krug - 20 pts.
2º) Sérgio Aguinsky - 15 pts.
Cat. FL1:
1º) Diego Mariante - 20 pts.
2º) Nereu Rebechi - 15 pts.
3º) Rogério Franz - 12 pts.
4º) Fábio Mincarone - 10 pts.
5º) Gilvan Dall'Oglio - 8 pts.
6º) Sala/Barreto - 6 pts.
Cat. FL2:
1º) Leovaldo Petry - 20 pts.
Texto e fotos: Copa Classic
Foram 17 carros inscritos, dos quais largaram 16, pois Joel Schumann, apesar de ter feito o treino classificatório, teve problemas elétricos no Chevette #97 e não conseguiu alinhar para as baterias da competição, realizadas no domingo pela manhã. O público foi em número razoável, levando-se em conta o tempo fechado, e não dispensou o tradicional churrasco enquanto assistiam aos pegas.
O treino classificatório, realizado no sábado, mostrou um equilíbrio impressionante entre os 3 melhores classificados, com menos de meio segundo de diferença entre o pole, Leovaldo Petry (Maverick V8 #302) com 1:22,225, Tonho Sala/Paulo Barreto (Fusca Hot AP #13), com 1:22,589 e Marcos Voges/Ramiro Tissot (Opala #43), com 1:22,682, sendo que a surpresa foi o Fusca, que é da categoria FL1 (até 2000cc) colocar-se em meio aos "grandalhões" da FL2 (acima de 2000cc). Os demais poles foram: categoria A, Teodoro Janusz (DKW #88); categoria B, Fernando Leke (Corcel #74) e categoria C, Jorge Krug (Passat #47).
A manhã do domingo começou com forte neblina, bastante comum nesta época na região serrana do estado, fazendo com que a largada fosse adiada em alguns minutos, visando a segurança dos pilotos, mesmo assim o piso ainda estava um pouco úmido.
Dada a largada da primeira bateria o Fusca #13 de Sala/Barreto assumiu a ponta na freada da curva 1, mantendo a liderança, porém, por apenas duas voltas, quando um problema mecânico fez o "besouro" parar no final da reta, assumindo a ponta o Opala #43, que havia ultrapassado Leovaldo (Maverick #302). Outro que fez uma largada espetacular foi Diego Mariante, (Passat #58), que pulou de 5º e, mergulando por fora na freada da curva 1, assumiu a 3ª posição, superando Nereu Rebechi (Passat Hot #36) e o Opala. O Fusca chegou a voltar à prova, mas parou definitivamente logo após. Mais atrás, seguiu, com pouca vantagem sobre Nereu Rebechi (Passat Hot #36) e Rogério Franz (Fiat 147 #147), que travavam um duelo próximo, porém Rebechi livrou-se de Franz e encostou em Mariante. Outro duelo interessante foi o do Corcel de Leke e a Puma AP de Sérgio Aguinsky.
Na 9ª volta um acidente mudaria o rumo da corrida: com a pista secando, Leovaldo e seu Maverick começou uma aproximação forte em relação ao Opala, tocado por Ramiro Tissot. Ao tirar de trás do Opala próximo a freada da curva 1 o Opala fez uma breve mudança de trajetória, fazendo com que Leovaldo desviasse, colocasse as rodas na grama e batesse na proteção de pneus, ficando por ali. O incidente foi considerado normal pelos comissários. Desta forma, com o safety car na pista, a bateria acabou, ficando a vitória com Diego Mariante devido a uma punição aplicada sobre Tissot, por ultrapassagem em bandeira amarela.
A equipe Overboost/MetalGarage (chefiada por Márcio Trasel/Maicon Rodrigo), do Maverick, num show de competência, trabalhou em ritmo frenético, e recebeu ajuda da equipe do Opala #43, seu adversário, demonstrando que a solidariedade e o companheirismo estão acima da competitividade na categoria, e para espanto de todos, alinhou o carro para a 2ª bateria, fato digno de louvor.
Na 2ª bateria o Opala #43, agora com Marcos Voges, teve problemas de diferencial e abandonou a prova na logo na 2ª volta. Assim, o Fusca #13, que havia largado em 13º, veio forte e assumiu a ponta, mas Leovaldo Petry, mesmo com o Maverick sem o pára-lama direito e com reparos provisórios, fez uma corrida de recuperação fantástica, logo chegando na 2ª posição, quando partiu à caça do Fusca, gradualmente, até passar e receber a bandeira quadriculada na 1ª posição. Logo atrás, Diego Mariante duelava com Franz e Rebechi duelavam, com várias trocas de posições, mas a bateria terminou com o Passat #58 na frente, seguido do Passat #36 e do Fiat #147.
Na soma das baterias, na categoria A a vitória ficou com Teodoro Janusz e sua DKW #88; Na B, Fernando Leke faturou com o Corcel; Na C, Jorge Krug acelerou forte rumo a vitória; na FL1 e na geral, DIego Mariante foi o grande vencedor; e na FL2, Leovaldo Petry, após uma batida na primeira bateria, recuperou o carro e rumou à vitória na 2ª bateria e na sua categoria.
Outro destaque foram os estreantes: Émerson Trindade/Rodrigão Ricciardi, em sua primeira prova no automobilismo, que, apesar dos problemas normais de um carro também estreante, o Passat #51, demonstraram fibra e participaram das 2 baterias; e Gilvan Dall'Oglio, experiente piloto que já teve passagem pelos Opalas, Marcas, Fórmula 1.6 e Copa Fusca, fez boa corrida de estréia na categoria, com o Fusca #27.
A Copa Classic conta com o apoio de Zé Pneus, Zago Radiadores, Autoplast Lubrificantes, Janaína Crescente - Lingerie sob medida e Duar - Protetor de Ar Condicionado.
A próxima etapa é dia 03/06, no veloz circuito de Tarumã, em Viamão, com previsão de pelo menos 25 carros inscritos.
Resultado final da prova após 27 voltas ou 83,160 km (soma das baterias):
Pos / nº / nome(s) / cat. / carro
1) #58 Diego Mariante FL1 Passat
2) #36 Nereu Rebechi FL1 Passat
3) #147 Rogério Franz FL1 Fiat 147
4) #77 Fábio Mincarone FL1 Chevette 2.0
5) #47 Jorge Krug C Passat
6) #27 Gilvan Dall'Oglio FL1 Fusca AP
7) #74 Fernando Leke B Corcel I
8) #302 Leovaldo Petry FL2 Maverick V8
9) #16 Sérgio Aguinsky C Puma GT AP
10) #88 Teodoro Janusz A DKW
11) #99 Eduardo Neves B Brasília
12) #01 Carlos Eugênio Leonardo A Carretera
13) #13 J.Sala/P.Barreto FL1 Fusca Hot AP
NC) #51 Emerson/Rodrigo B Passat
NC) #43 Tissot/Voges FL1 Opala Stock
NC) #188 Scomazzon/Postal B Chevette
Pontuação do campeonato, após 1 etapa:
Cat. A:
1º) Teodoro Janusz - 20 pts
2º) Carlos Eugênio - 15 pts
Cat. B:
1º) Fernando Leke - 20 pts.
2º) Eduardo Neves - 15 pts.
Cat. C:
1º) Jorge Krug - 20 pts.
2º) Sérgio Aguinsky - 15 pts.
Cat. FL1:
1º) Diego Mariante - 20 pts.
2º) Nereu Rebechi - 15 pts.
3º) Rogério Franz - 12 pts.
4º) Fábio Mincarone - 10 pts.
5º) Gilvan Dall'Oglio - 8 pts.
6º) Sala/Barreto - 6 pts.
Cat. FL2:
1º) Leovaldo Petry - 20 pts.
Texto e fotos: Copa Classic
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