quarta-feira, maio 30, 2012

Em Goiânia, MAN Latin America defende liderança entre marcas da Fórmula Truck

Débora Rodrigues
Pilotos da equipe oficial da MAN Latin America confiam na forte resistência do caminhão Volkswagen Constellation para buscar a vitória na corrida deste domingo

A equipe oficial da MAN Latin America, atual campeã brasileira e sul-americana de Fórmula Truck (tanto de pilotos quanto de marcas), chega à quarta etapa defendendo a liderança do campeonato brasileiro de 2012 neste final de semana no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO).

Líder isolada no campeonato de marcas, com 125 pontos e com 42 de vantagem para a segunda colocada, a equipe da MAN Latin America, que corre com caminhões Volkswagen Constellation, também tem um ótimo retrospecto na pista goiana.

Nos últimos cinco anos, o time conquistou duas vitórias (Valmir Benavides em 2007 e 2009) e duas pole positions (Felipe Giaffone em 2007 e 2008). Foi também na pista do centro-oeste brasileiro que Débora Rodrigues conquistou seu primeiro pódio (quarta colocada), que por coincidência, tinha Giaffone subindo pela primeira vez em quinto na categoria, em seu ano de estreia, em 2005.

"Temos um bom retrospecto na pista de Goiânia. Fizemos boas atuações aqui no passado e esperamos continuar nossa evolução", disse Renato Martins, piloto e chefe de equipe.

Para André Marques, que é vice-líder do campeonato brasileiro, com 58 pontos, ter um caminhão bem ajustado é a chave perfeita para desempenhar um bom papel na pista e diminuir ainda mais a diferença para o líder.

"Reduzimos a diferença do campeonato de pilotos na etapa passada, em Caruaru (PE), e estamos focados para diminuir ainda mais em Goiânia", falou o jovem Marques, que faz em 2012 seu primeiro ano na equipe oficial da MAN Latin America.

Giaffone também destacou que, pela prova ser tradicionalmente realizada debaixo de um forte calor, a resistência dos caminhões será levada ao limite, o que pode ser um ponto de vantagem para o time.

"Historicamente Goiânia é uma pista de muitas quebras, o que pode favorecer nossos caminhões, já que os Volkswagen são reconhecidamente entre os mais resistentes e de grande confiabilidade no grid da Fórmula Truck", revelou Giaffone.

Outro ponto favorável de Goiânia são as longas áreas de escape do circuito, como indica Adalberto Jardim: "A segurança da pista de Goiânia é ótima, além de possuir um dos traçados mais seletivos de todo calendário", diz o experiente piloto.

Quem está bem empolgada para a corrida goiana da Fórmula Truck é Débora Rodrigues. Em uma crescente no campeonato, a paranaense quer ir ao pódio, local que ela flertou durante as últimas etapas.

"Fiquei perto do pódio em Caruaru, mas espero que em Goiânia consiga repetir meu feito de 2005, onde subi pela primeira vez no pódio na Truck", disse ela referindo-se a quarta colocação alcançada na corrida daquele ano. A única mulher da categoria já havia conseguido antes desta prova citada, mas o resultado fora homologado depois da cerimônia de pódio. "Foi um dia emocionante, Goiânia sempre será especial para mim", diz.

Os treinos livres serão disputados a partir desta sexta-feira na prova que marca a quarta etapa do Brasileiro de Truck. No sábado, haverá a sessão classificatória que define o grid de largada da corrida de domingo, marcada para as 13h, com transmissão ao vivo da TV Band.

Campeonato Brasileiro F-Truck (marcas), após 3 etapas:

1º) MAN Latin America (Volkswagen), 125 pontos;
2º) Iveco, 83;
3º) Mercedes Benz, 65;
4º) Volvo, 59;
5º) Scania, 51;
6º) Ford, 9

Campeonato Brasileiro de F-Truck (pilotos), após 3 etapas:

1º) Beto Monteiro, 79 pontos;
2º) Andre Marques, 58;
3º) Wellington Cirino, 38;
4º) Felipe Giaffone, 35;
5º) Roberval Andrade, 34;
6º) Paulo Salustiano, 27;
7º) Adalberto Jardim, 21;
8º) Renato Martins, 19;
9º) Leandro Reis, 18
9º) Leandro Totti, 18;
11º) Geraldo Piquet, 15;
12º) Debora Rodrigues, 14;
13º) João Maistro, 13;
14º) Fred Marinelli, 11;
15º) Diumar Bueno, 10;
16º) Luiz Pucci, 9;
17º) Christian Fittipaldi, 7;
18º) Valmir Benavides, 5;
18º) Pedro Gomes, 5;
20º) Danilo Dirani, 4;
20º) Pedro Muffato 4;
20º) Luiz Lopes, 4;
23º) Régis Boessio, 2;
24º) José Maria Reis, 0.

Texto: RF1 Jornalismo Ltda
Foto: Orlei Silva

Nenhum comentário: