Uma boa corrida se mede com diferentes variáveis. As ultrapassagens de uma corrida de superação emocionam. Ver um piloto que largou na 6ª posição, caiu para a nona após um toque e cruzou a linha de chegada em quinto, fazem vibrar o público. Mostram ainda todo o potencial e garra do piloto. Ainda mais se o piloto é apenas uma criança. Diante de tudo isso, o aprendizado adquirido por João Vitor Barcelos (Calliari Preparações - Afinatto Eventos – I&M ) foi sua maior conquista, durante a 1ª etapa da VI Copa São Paulo Light de Kart, que aconteceu em Interlagos, em São Paulo (SP), no último final de semana.
Após dois dias de treinos e uma tomada de tempo que o colocou na sexta posição, largando por fora, João Vitor só pensava em melhorar seu desempenho. A etapa em Interlagos da Copa São Paulo Light de Kart, no sábado, foi sua estreia na categoria Cadete. E o jovem piloto catarinense, de apenas oito anos, mostrou a que veio. “O João entrou na corrida com muita vontade de estar no pelotão da frente e, para isso, era necessário muito mais que pisar fundo. Ele precisava de concentração e frieza na pilotagem”, avalia Fabrício Barcelos, pai do piloto.
Na primeira bateria, João Vitor perdeu três posições já na largada. A partir da segunda volta, começou uma sequência de ultrapassagens e belas disputas, terminando em quinto, numa corrida emocionante. Na segunda bateria, o piloto catarinense continuou o alto desempenho, chegando à última curva em terceiro. Mas, ao se envolver em um acidente, terminou a segunda bateria em décimo. No resultado final, João Vitor ficou na oitava posição. “Cada etapa significa um amadurecimento do João. Saber em que momento é preciso agressividade, em que momento é melhor se resguardar, reconhecer as estratégias e estilos dos adversários, tudo isso ele está aprendendo cada vez mais”, observa Fabrício.
Conforme já esperava o preparador Clóvis Calliari, o acerto do kart contou muito com a participação de João Vitor, garantindo uma boa performance ao piloto. “O Clóvis e o João chegaram ao acerto do kart, talvez o mais próximo da perfeição possível, o conjunto preparador, kart e piloto funcionou mais uma vez com grande perfeição”, avalia Fabrício.
Numa categoria com muitas disputas e com pilotos mais experientes, João Vitor precisou enfrentar o ambiente de acidentes que tomou conta da corrida. Mais uma vez, uma ação de aprendizado. Tanto para o piloto, como para quem participa das provas como um todo. “Precisamos lembrar que, apesar de ser um esporte de alto risco, é possível minimizar estes riscos com punições por parte da direção da prova e não deixar acontecer um acidente mais grave. Antes de serem pilotos, são crianças e queremos que saiam ilesos no final de cada bateria”, ponderou Fabrício.
A próxima etapa da Copa São Paulo Light de Kart acontece no dia 23 de março. Para mais informações sobre o piloto, acesse: www.facebook.com/pilotojoaovitor.
Texto: Tatiana Fiuza / Inovação & Mercado Assessoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário