A mais tradicional categoria do automobilismo gaúcho completa, em 2013, 25 anos de história, prometendo um grande show nos autódromos do estado. O início da Copa Fusca pode ser considerado complicado. De uma iniciativa de pilotos como Gervásio Horácio, Carlos Castro e Arnaldo Fossá, a categoria Speed 1600 nasceu com um grid mínimo de 6 carros em sua primeira etapa no Autódromo de Tarumã. Já ao final do ano o grid ultrapassava os 30 carros, provando o sucesso da fórmula adotada e consagrando Carlos Castro como um dos mitos da categoria.
Uma das maiores modificações que a categoria sofreu aconteceu na temporada 2000, quando os motores originais e refrigerados a ar foram substituídos por modernas unidades refrigeradas a água, com um real ganho de desempenho e custos mais reduzidos, devido a maior durabilidade do motor de 1600 centimetros cúbicos. Em 2006 a categoria fez parte da então Copa Interclubes de Marcas & Pilotos, tendo voltado a ter seu grid individual na temporada 2007.
A categoria chega em sua temporada 2013 renovada em vários aspectos, como o surgimento de novos talentos e equipes investindo em novos carros. Existem algumas dificuldades de manutenção dos carros, já que o Fusca deixou a linha de montagem há exatos 17 anos, mas os apaixonados pelo Fusca seguem em frente, modernizando os besouros, com sistemas modernos de injeção eletrônica, segurança e muita velocidade.
A estreia da temporada 2013 acontece no próximo dia 24 de março, no Autódromo de Tarumã.
Algumas curiosidades sobre a Copa Fusca:
- O número 5 não é utilizado por nenhum competidor. O 5 ficou conhecido na categoria por ser o número de Carlos Alberto Castro, simplesmente um dos maiores pilotos e preparadores da história da categoria. O 5 do Castro não é utilizado em homenagem a este grande piloto desde o seu precoce falecimento.
- Os primeiros motores da Copa Fusca, de 1600 centímetros cúbicos e dupla carburação Solex 32 rendiam ao redor de 70 cavalos, praticamente a metade da potência atual. Os tempos de volta em Tarumã eram ao redor de 1.30, hoje são 8 segundos mais rápidos.
- A primeira prova dos carros equipados com motor a água foi em 2000. Do grid de 24 carros, apenas cinco traziam a novidade. O vencedor entre os carros com motorização a água foi o gravataiense Waldemar Max, com o #41.
Fonte: Erlon Radl - automobilismogaucho.com.br
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