segunda-feira, março 04, 2013

Fórmula 1.6: Com raízes na Fórmula Ford, categoria mostra a força no regional

Categoria chega a 2013 com promessa de mais de 20 carros no grid

A Fórmula 1.6 no Rio Grande do Sul tem a dura tarefa de ser uma das poucas opções em termos de monopostos no país. E a categoria vem tirando esta tarefa com mérito em seus 11 anos de história. Descendente direta da Fórmula Ford, a Fórmula 1.6 nasceu em 2002 quando os carros da Fórmula Ford foram equipados com motores Volkswagem de 1600 centímetros cúbicos e injeção eletrônica. A substituição se mostrava necessária por conta do alto custo de manutenção dos motores Ford CHT carburados que eram utilizados nos monopostos.

Mesmo utilizando carros que foram utilizados na extinta Fórmula Ford, os monopostos tiveram uma evolução constante na última década, sendo atualizados paulatinamente em cada um de seus componentes. Esta atualização sempre teve como foco o baixo custo para os participantes e o mantenimento da competitividade, através do equilíbrio entre os carros.

As mais recentes atualizações que a categoria recebeu foram a utilização do sistema de monitoramento e telemetria Pro Tune, que inclui inúmeras funções análogas a categorias de fórmula superiores, e os pneus de origem argentina NA Carrera. Estas atualizações deram vida nova a categoria, pois dão mais opções de acerto aos pilotos e equipes.

A categoria é dividida em duas classes. A principal utiliza os chassi Techspeed e a Light utiliza os chassi mais antigos, como o Reynard, Heve e Minelli entre outros. O motor 1.6 rende ao redor de 150 cavalos e isto se traduz em tempos de volta ao redor de 1.07 e média próxima aos 170 km/h no Autódromo de Tarumã.

A categoria sempre foi celeiro de novos talentos do automobilismo nacional. Pilotos como Matheus Stumpf, Rodrigo Gonzalez, Abramo Mazzochi, Ramon Mathias, Erick Scheis e Francisco Alfaia passaram pela categoria antes de tentarem a sorte no automobilismo nacional e internacional.

Desde 2006 a Fórmula 1.6 tem sua etapa em conjunto com o Gaúcho de Marcas & Pilotos e a Copa Fusca. Em 2013, a Fórmula Júnior se juntará a programação da Fórmula 1.6, sendo o acesso dos jovens pilotos ao automobilismo de competição. A temporada 2013 da Fórmula 1.6 se inicia no próximo dia 24 de março, no Autódromo de Tarumã.

Abaixo, todos os campeões dos 11 anos da Fórmula 1.6

2001    
Edemar Stédile

2002    
Abramo Mazzochi 

2003    
Abramo Mazzochi 

2004    
Ramon Matias
Claudio Thormann (Light)

2005    
Ramon Matias
Dennis Feijó  (Light)
          
2006    
Matheus Stumpf
Ismael Toresan (Light)

2007    
Matheus Stumpf
Ismael Toresan  (Light)

2008    
Erik Scheis
Vilson Born (Light)

2009   
Matheus Stumpf
Flavio Rodrigues (Light)

2010   
Matheus Stumpf            
Fábio Rodrigues (Light)          

2011   
Ismael Toresan
Dudu de Moraes (Light)

2012   
Rodrigo Gonzalez
Vinicius Schüller (Light)

Fonte: Erlon Radl - Assessoria Federação Gaúcha de Automobilismo

Nenhum comentário: