sexta-feira, agosto 23, 2013

Copa Classic volta à Santa Cruz do Sul após quatro anos


Categoria retorna mais forte e com estreias

A Copa Classic, campeonato gaúcho de velocidade de carros clássicos, chega à sua quarta etapa neste final de semana, marcando o retorno ao Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, onde não corria desde 2009.

A previsão é de que a chuva, mais uma vez, seja um fator adverso para as equipes e pilotos, visto que valores próximos a 40mm de precipitação são esperados para a região de colonização alemã, devido à chegada de uma frente fria ao estado, que também colocará as temperaturas em declínio, o que não deverá ser problema para os "Velhozes e Furiosos", já que a categoria fez impecável prova na etapa anterior, realizada sob muita chuva, no Autódromo Velopark, mês passado.

Com um grid de 20 carros previstos, a grande diferença após quatro anos é o crescimento de qualidade da categoria, com carros melhor preparados do que na época, virando tempos extremamente competitivos e semelhantes a muitos carros modernos.

Algumas estreias são esperadas, como o Passat "Relâmpago" #33 de Roberto Lacombe, piloto veterano (cuja carreira passou pela Speed 1600, 12 Horas de Tarumã, e outras competições) que escolheu a Copa Classic para o seu retorno às pistas. Leovaldo Petry retorna ao campeonato após algumas etapas ausente, e possivelmente com uma novidade: trocará seu tradicional Maverick #302 V8 por um novo carro recém desenvolvido, um Maverick com motor quatro cilindros.

A programação começa no sábado, com os treinos livres e classificatórios, e, no domingo, as duas baterias da Copa Classic terão início às 10h50min e às 12h45min, respectivamente, cada uma com duração de 25 minutos. O Gaúcho de Endurance (que traz protótipos, supercarros como Ferrari e Maserati e carros de turismo preparados) também realizará sua 4ª etapa, dividida em três baterias de 40 minutos, com largadas previstas para as 9h45min, 11h40min e às 13h35min. Os ingressos custam R$ 10 na bilheteria do autódromo.

Abaixo, lista de prováveis participantes da etapa:

Categoria A (até 1000cc ou fabricação até 1950):
#1 Carretera 1936 – Carlos Eugênio "Ratão"
#3 DKW – Rogério Franz
#88 DKW – Teodoro Janusz (Horst Dierks)

Categoria B (1001 a 1600cc):
#18 Chevette – Dagoberto Moraes (Cantu Pneus)
#38 Chevette – Henrique Goulart (Pizza do Pão/H Mídia/Multifreios)
#48 Passat – Sérgio Pause/Severino Oppelt (CiaLegbá/PZ Pneus)
#51 Passat – Emerson/Rodrigão (Servijatos/EPR/Sulcar/Blue Veículos)
#69 Mini Cooper – Fernando Brock (AirFix/Mecânica Eltz)

Categoria C (1601 a 1800cc):
#47 Passat – Jorge Krug (K&K Empreendimentos Imobiliários)
#99 Passat – Eduardo Neves (Lâmpadas Avant)

Categoria FL1 (até 2000cc e conforme preparação):
#08 Passat – Niltão Amaral/Cleiton Krause (ProTune/XP/RoyalPack/Abadessa/Posto Savar/Italian Car/Castelo Pack)
#36 Passat – Nereu Rebechi (Frigorífico Santo André)
#55 Fusca – Jorge Flores (Jornal Sexta)
#58 Passat – Diego Mariante (Hot Car Racing)
#73 Puma AP – Moisés Rosemberg
#77 Chevette 2.0 – Fábio Mincarone (Dyko)

Categoria FL2 (acima de 2000cc e conforme preparação):
#71 Opala 6cil. – Giuliano Giacomazzi
#97 Chevette 2.0 – Joel Schumann (Jomar Andaimes/WSR)
#128 Maverick 4cil. – Valnei Felten

Legenda Fotos: Grid de largada da Classic em Santa Cruz do Sul, 2009
Texto e fotos: Niltão Amaral

Nenhum comentário: