segunda-feira, agosto 19, 2013

Gaúcho Bruno Bertoncello surpreendeu e venceu em sua estreia na Fórmula Júnior

5ª etapa foi realizada em Santa Cruz do Sul no último final de semana

Foi uma estreia de luxo. Pensando apenas em aprender, terminar as provas e, quem sabe, obter dois bons resultados, o gaúcho Bruno Bertoncello (Techspeed | Iame | MG Pneus) transformou-se no principal destaque da 5ª etapa da Fórmula Júnior, disputada no último final de semana no Autódromo de Santa Cruz do Sul (RS).

Vindo de apenas uma participação em uma das seletivas da categoria, o objetivo principal de Bruno era adaptar-se o mais rápido possível, aprender muito e se declarava contente se tivesse oportunidade de subir no pódio em uma das baterias. Mas ele fez mais do que isso.

Depois de enfrentar pequenos problemas no início dos treinos, quando chegou a "tomar" três segundos dos pilotos mais rápidos, Bertoncello e sua equipe, a Satti Racing, partiram para a tomada de tempos, quando o piloto obteve o 5º lugar para a largada da primeira bateria. "Cometi um pequeno erro na tomada, que me impediu de largar um pouco mais à frente", confessou.

A primeira largada de Bruno Bertoncello na Fórmula Júnior foi conservadora. O representante de Passo Fundo manteve sua posição e depois de poucas voltas passou a atacar. Após um bonito duelo com Victor Miranda, ele firmou-se na 3ª posição e tratou de tentar o 2º lugar. Ao final da prova, por muito pouco, apenas 25 milésimos de segundo na bandeirada, Bertoncello não terminou em 2º, posição que foi ocupada por Victor Matzenbacker, o líder do campeonato.

A segunda largada de Bruno Bertoncello não foi conservadora. Partindo da 3ª posição, ele assumiu a ponta no final da reta principal em dupla ultrapassagem sobre Gabriel Robe - vencedor da primeira prova - e Matzenbacker. Daí em diante o piloto, dono de diversos títulos nacionais no kartismo, fez uma corrida extremamente consistente e sem erros, não permitindo que Robe, o segundo colocado, pudesse tentar atacá-lo. Na bandeirada, 195 milésimos de segundo garantiram a primeira vitória de Bertoncello na Fórmula Júnior. E muita vibração.

"Puxa, não tem como descrever o que estou sentindo. Eu nunca esperava vencer na estreia e o terceiro lugar na primeira bateria já tinha me deixado muito contente", relembra  Bertoncello. "Tenho muito que agradecer a Satti Racing, minha equipe, pois o trabalho conjunto, de ir acertando o carro pouco a pouco, foi fundamental. No primeiro treino cheguei a ‘tomar’ três segundos, mas fomos encontrando o caminho. Essa sensação de ter evoluído bastante ao longo do evento também foi ótima", continuou o piloto, que marcou a volta mais rápida nas duas provas.

Sem ter participado das quatro primeiras etapas - oito corridas pontuadas no total - Bruno Bertoncello (Techspeed | Iame | MG Pneus) é agora o 10º colocado na classificação do campeonato. "Não há como pensar em título, pelo atraso com que entrei na competição. Mas este final de semana me permite pensar em evoluir ainda mais na classificação do campeonato, bem como em meu aprendizado", finaliza.

O próximo compromisso de Bruno Bertoncello inicia-se na próxima quinta-feira, em Florianópolis (SC), no Kartódromo dos Ingleses, quando ele entrará na pista para o primeiro treino da 2ª etapa do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart, que será encerrada no domingo (25).

Texto e foto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer

Nenhum comentário: