quinta-feira, dezembro 05, 2013

Kart: Regional da Serra fechou terceira edição com chave de ouro: 71 pilotos e R$ 45 mil em prêmios

Sucesso comprovado, competição realizada em Farroupilha (RS) teve média de 70 pilotos por etapa

A última etapa de qualquer campeonato de kart é, normalmente, sinônimo de quantidade menor de inscritos, uma vez que muitos, sem chances de serem campeões, acabam optando por não competir. Não foi o que aconteceu com o Regional da Serra, que teve sua 5ª e decisiva etapa disputada no último domingo (1º) em Farroupilha (RS).

Mantendo a média das quatro etapas anteriores, 71 pilotos estiveram presentes, divididos nas cinco categorias da competição, que teve, ao longo do ano, a inscrição de 117 competidores diferentes. E todos estes dados consagraram o Regional da Serra, criado por Carlos Giacomello e pelo preparador Bepi em 2011, como o melhor campeonato de kart do Rio Grande do Sul.

"Foi um campeonato fantástico, bem organizado, sem maiores problemas e, especialmente, sem acidentes graves. Em resumo, entregamos aos pilotos um evento à altura do que eles merecem e que, tenho certeza, foi ao encontro do anseio deles", diz Erno Drehmer, promotor do Regional da Serra a partir desta temporada. "Alcançamos números excelentes e chegarmos à última etapa com 71 participantes corrobora o sucesso de toda a temporada", emendou.

Na pista, as duas baterias de cada categoria, disputadas sob bastante calor, definiram os novos campeões. Augusto Rotta foi o primeiro campeão revelado em Farroupilha neste domingo. Com uma vitória e um segundo lugar, ele garantiu a vitória na etapa e o título na Cadete, que ao longo do ano teve dez pilotos e manteve seu crescimento no kartismo gaúcho. Henrique Vieira foi o vice-campeão, seguido muito de perto por Gabriel Pires.

Arthur Metzdorf venceu as duas baterias da Fireball Sprinter e garantiu o título da categoria, que teve Carlos Duarte - com dois segundos - como o vice-campeão. Cleiton Zimmermann foi o 3º colocado. Na Fireball Master, que compete agrupada com a Sprinter, o campeão foi Francisco Sousa, que terminou a etapa em 3º. O vice ficou com Jairo Kobe e o 3º lugar com Rafael Mohr, vencedor da etapa. A Fireball foi, ao longo do ano, a categoria que mais pilotos levou ao Regional da Serra, com 37 competidores divididos em suas cinco etapas.

A Speed Kart, que levou 18 pilotos ao Regional da Serra em 2013, teve como campeão Maurício Stapassola, que garantiu o título após vencer uma bateria e terminar a outra em 3º. Rafael Moreira, que disputou o título até o final, ficou com o vice, e Rogério Daltoé foi o 3º. A etapa foi vencida por Juliano Sebben, quarto no campeonato.

Claudio de Moraes foi campeão em duas categorias, na Fórmula Sênior e na Fórmula Graduados, sempre competindo com seu kart enquadrado no regulamento da categoria mais pesada, a Sênior. Na Graduados o vice foi Renan Busse, que chegou à decisão em 5º, e o terceiro lugar ficou com Rodrigo Gonzalez. O vice da Fórmula Sênior foi Dirceu Thomé após acirrada batalha com Marcelo Moraes, o 3º colocado ao final da competição. E, com 24 pilotos ao longo do ano, a Fórmula também foi destaque no Regional.

Por fim, a TaG - que, dividida em TaG e TaG Super, teve 28 competidores em 2013 - viu Jefferson Abel e Milton Zili sagrarem-se campeões do 3º Regional da Serra. Abel sagrou-se campeão após vencer as duas baterias na geral, enquanto o vice ficava com Francesco Ventre, que disputou as 500 Milhas Beto Carrero e não esteve presente na etapa. Fernando Pastro foi o 3º no campeonato. Já Zili garantiu o título mesmo terminando a etapa em 5º. Claudir Binsfeld, 4º na etapa, foi o vice-campeão, enquanto Luciano Tavares terminou em 3º. 

Depois da festa do pódio, foram sorteados e entregues os produtos oferecidos pelos patrocinadores do evento, que totalizaram, ao longo do ano, valores acima de R$ 45 mil. Henrique Vieira, que dentre os pilotos que competiram com chassi Techspeed na Cadete foi o melhor classificado, levou da fabricante catarinense um chassi completo. Jean Vitor Boniatti ganhou um chassi completo da Birel para a categoria Cadete e Claudir Binsfeld foi o piloto de melhor sorte entre os campeões e vices e levou, por sorteio, um chassi Mini completo.

O Regional da Serra teve o apoio da Birel Sudam, Ciabe, Estúdio Pixel, Grupo Uniserv, IR Criações, JB Parts (Ibea, JB Righetti e Ital Sistem), Kart Mini, Mega Kart, Megstar, MG Pneus, NA Carrera, Pablo Racing, Paralego, P Racing, RBC Preparações, Roso Auto Peças Novo Hamburgo, Speed Pneus, Techspeed, Thunder, Tecnokart e ULV.

"Agradeço imensamente o apoio dos patrocinadores, que confiaram no campeonato, e também ao Farroupilha Kart Clube e à Federação Gaúcha de Automobilismo. E, especialmente aos pilotos, os donos do espetáculo, que participaram ativamente do Regional da Serra. Ano que vem tem mais, obrigado a todos", finaliza Erno Drehmer.

Confira os ganhadores de todos os prêmios oferecidos:
Chassi Mini 125cc completo - Claudir Binsfeld
Chassi Techspeed Cadete completo - Henrique Vieir
Chassi Birel Cadete completo - Jean Vitor Boniatti
Motor Honda (oferecido pela RBC Preparações) - Gabriel Pires
Painel Alfano (oferecido pela Paralego) - Jefferson Abel
Kits de peças P Racing - Vilson Viapiana, Rogério Daltoé, Ricardo Audino e Henrique Vieira
Carburador Ibea e filtro JB Righetti (oferecido pela JB Parts) - Vilson Viapiana
Escape, jogo de carenagem e filtro Techspeed - Douglas Balardin
Kit de peças oferecidas pela Pablo Racing - Henrique Vieira
Macacão ULV - Camila Valduga
Jogo de Carenagem e filtro Mega Kart - Saulo Ramos Filho, Rodrigo Gonzales, Davi Oliveira e Gabriel Pires
Carburador Botto / RBC - Emilio Otto e Joel Grasselli
Macacão Meg Star - Augusto Rotta, Rui Perin, Rômulo Nascimento e Jean Vitor Boniatti
Pneus selo vermelho da MG Pneus - Filipi da Cás, Saulo Ramos, Gláucio Sganzerla, Silvano Fernandes e Eduardo Rayn
Pneus selo vermelho da NA Carrera - Filipi da Cás, Daniel Prado e Saulo Ramos Filho
Pneus selo vermelho da Speed Pneus - Cezar Cauduro e Camila Valduga
Carrinhos para transporte de kart (oferecidos por Júlio Pires) - Clifford Braga e Wagner Casagrande
Abafadores e coroas (oferecidos pela Tecnokart) - Henrique Cruz, Juliano Sebben, Jairo Kobe, Ricardo Audino e Augusto Rotta
Carenagem Thunder - Saulo Ramos Filho e Henrique Vieira
Adesivação de carenagem (oferecido pela IR Criações) - André Vollmer
Bolsa PRD (oferecida por Paulo Carcasci) - Marlo Binsfeld
Adesivação de carenagem (oferecido pelo Estúdio Pixel) - Daniel Prado
Bolsa de capacete e aeroquip (oferecido pela Bepi Kart) - Beto Bandeira

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)
Foto: Idalicio Umpierre | IR Criações

Nenhum comentário: