quarta-feira, março 05, 2014

Marcas & Pilotos: Preparativos da temporada 2014 tem seu início

O Autódromo de Guaporé recebe no próximo dia 23 de março a primeira etapa da temporada 2014 do Campeonato Gaúcho de Marcas & Pilotos, categoria que sofreu pequenas mudanças em relação ao seu regulamento de 2013. Todas as mudanças visaram a economia a longo prazo para pilotos e suas equipes, com um regulamento mais enxuto e motores mais simples de serem montados e principalmente, mantidos.

Os pneus e rodas continuam os mesmos, Pirelli P6 185/60 em aro 14. A principal mudança é a adoção de mais três marcas de sistemas de injeção eletrônica, as gaúchas Pro Tune e Hardware e a paranaense Injepro que se juntam às já veteranas na categoria, Rolemotors e Fueltech. Os modelos de injeções a serem utilizados são os seguintes: Pro Tune PR 330, Hardware Aspro RF-4,  Rolemotors G1, Injepro Efi-Pro e Fueltech FT 400 e anteriores. Todos os modelos não podem operar em modo sequencial e é permitida a utilização de correção via sonda lambda.

A Hardware, empresa mais reconhecida no meio offroad e arrancada, foi adotada na temporada 2013 na Copa Fusca, equipando praticamente a totalidade do grid com ótimos resultados em desempenho e confiabilidade. A Protune equipa a totalidade do grid da Formula 1.6 e da Formula Jr. além de diversos carros da Endurance com seus produtos de alto desempenho e finalmente a Injepro é uma empresa que acompanhou praticamente toda a temporada 2013 do Gaúcho de Marcas, enviando um representante para estudar a categoria e propor o fornecimento de seus equipamentos no modelo do que realiza nos campeonatos paranaenses de Marcas.

”O estudo do modelo das injeções de cada fabricante levou em conta a sua equivalência para que nenhuma marca tivesse alguma vantagem sobre as demais, fazendo com que a escolha seja baseada apenas na preferência de cada preparador ou até mesmo o custo x benefício”, comentou Urbano da Silva, presidente da APPA-RS.

O grid estimado para a abertura da temporada no próximo 23 de março em Guaporé está estimado entre 25 e 30 carros, o que já pode ser considerado positivo. O grid deve crescer no decorrer da temporada com as mudanças para redução de custos tendo seu reflexo na segunda metade do campeonato.

O Campeonato Gaúcho de Marcas & Pilotos é mantido pela Federação Gaúcha de Automobilismo, com o apoio da Associação de Pilotos e Preparadores de Automobilismo do Rio Grande do Sul e patrocínio de Excelsior Pirelli Racing.

Texto: Erlon Radl - APPA/RS
Foto: Dudu Leal

Nenhum comentário: