terça-feira, agosto 26, 2014

Gaúcho de Endurance: MCR #96 Satti Racing conquista o 2º lugar em Rivera

Após ficar de fora da primeira etapa do Campeonato Gaúcho de Endurance, a equipe Satti Racing vem mostrando excelente evolução no certame.

O protótipo MCR #96 (Eduardo Satti/Sid Toigo/Hardy Kohl Jr.) da equipe Campeã da classe III do Gaúcho 2012, do Brasileiro e das 12 Horas 2013 (protótipos aspirados até 2100cc 8v), segue firme em busca do bicampeonato, após segundo lugar obtido no último final de semana, na 4ª etapa do Campeonato Gaúcho de Endurance, realizado em Rivera, território uruguaio. 

O circuito do Autódromo Internacional Eduardo P. Cabrera era novidade para todos os pilotos do campeonato, pois foi reinaugurado com novo traçado em novembro passado, o que tornava ainda maior o desafio.

Mesmo tendo iniciado os trabalhos apenas no sábado, sem utilizar os treinos livres da sexta-feira, a equipe demonstrou competência na rápida busca pelo melhor acerto do carro e da pilotagem, largando em 2º na categoria e 10º geral.

Na prova, realizada em dia ensolarado e com fortes ventos, a equipe fez boa prova, enfrentando, inclusive, a concorrência de equipes oriundas de São Paulo. Com tocada constante e sem enfrentar problemas mecânicos, a equipe chegou a liderar a prova na sua classe, porém uma rodada em um dos turnos de pilotagem fez com que o MCR #96 cruzasse a linha de chegada na 2ª colocação na classe III, e 9º geral.

"Gostaria de ressaltar a rápida adaptação e ótimo trabalho da equipe, pois mesmo sem utilizar os treinos da sexta e dando apenas 15 voltas com pista seca no sábado, conseguimos um bom resultado" - disse Eduardo Satti, piloto e chefe de equipe.

"A vitória não veio, mas terminamos na frente de quem liderava o campeonato" - declarou Hardy Kohl Jr.

Satti/Toigo/Kohl retornam do Uruguai na vice-liderança do campeonato, que continua embolado e faz com que a disputa fique mais acirrada nas duas etapas que faltam. A próxima será no dia 21/09 em praça a ser confirmada, devido às obras de reforma do Autódromo de Guaporé, que ainda estão em andamento.

A equipe tem o patrocínio de Kohltrade, Satti Soldas e Pro Tune.

Texto/fotos: Niltão Amaral/Divulgação

segunda-feira, agosto 11, 2014

Copa Brasil de Fórmula Júnior: Franco Pasquale larga em 11º e chega em 2º

Apesar de um contratempo na primeira bateria, foi excelente o final de semana do piloto de Gramado (RS) Franco Pasquale (Chocolate Lugano | Salão Super Carros) na prova da 1ª etapa da Copa Brasil de Fórmula Jr., valendo, também, como 5ª etapa do Campeonato Gaúcho da modalidade, realizada neste final de semana no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília (DF).

Após uma pequena dificuldade com o acerto do carro, Franco ficou em 7º no treino classificatório realizado no sábado, definindo o grid para a primeira bateria. A equipe Pole Motorsport fez ainda, dobradinha, com pole position de Rodrigo Elger e P2 para Pedro Cardoso.

Na primeira bateria, realizada no domingo, Franco largou bem e imprimiu ritmo forte, quando na 4ª volta, enquanto já ocupava a 2ª colocação e preparava-se para dar o bote no líder, a quebra do acelerador fez com que se impusesse o abandono.

A equipe realizou o conserto do carro, e Franco alinhou na última posição do grid, devido ao abandono. O que se viu na segunda bateria foi um verdadeiro show do piloto, que, partindo da 11ª colocação, andou forte, fez várias ultrapassagens e finalizou na impressionante 2ª colocação geral, vencendo na categoria Graduados do campeonato gaúcho.

"Na metade da corrida eu já estava entre os três primeiros. E quando fui fazer a ultrapassagem, passei os dois que estavam na minha frente, ficando em primeiro, mas peguei um pouco de sujeira e acabei espalhando o carro." - contou Pasquale.

O piloto agora prepara-se para a 6ª etapa do Gaúcho de Fórmula Jr. que será realizada em território internacional, no Autódromo Eduardo P. Cabrera, em Rivera (Uruguai), fronteira com Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, no dia 28 de setembro. Já as duas últimas etapas da Copa Brasil e do Gaúcho serão realizadas nos dias 19 de outubro em Campo Grande (MS) e 23 de novembro em Tarumã (RS).

Abaixo, os resultados:
Segunda Bateria:
1) Pedro Cardoso
2) Franco Pasquale3) Lucas Kohl
4) Lucyano Bussular
5) Bruna Tomaselli
6) Matheus Rouver
7) Lucas Villela
8) Vitor Jatobá
9) Zander Fabio
10) Luis Carlos Sipauba
11) Rodrigo Elger
Primeira Bateria:
1) Matheus Rouver
2) Lucas Kohl
3) Lucas Villela
4) Lucyano Bussular
5) Pedro Cardoso
6) Bruna Tomaselli
7) Rodrigo Elger
8) Luis Carlos Sipauba
9) Vitor Jatobá
10) Zander Fabio
11) Franco Pasquale
Texto e fotos: Niltão Amaral Assessoria

domingo, agosto 10, 2014

Iame Tag deverá ter grid com 40 pilotos na Copa Santa Catarina. Evento será em Florianópolis

Prova nos dias 16 e 17 de agosto servirá também para que a categoria defina rumos para o próximo ano

A categoria Tag, que tem reunido ótimos grids na Região Sul do Brasil, volta a se movimentar de maneira intensa. E nos dias 16 e 17 de agosto disputará mais uma etapa da Copa Santa Catarina, no Kartódromo dos Ingleses, em Florianópolis.

Com 31 pilotos já confirmados (8 gaúchos, 2 paulistas, 3 paranaenses e 18 locais) -, a categoria deverá fazer valer na pista sua divisão interna, Tag e Super Tag. A inscrição, com o combustível incluído, custará R$ 430,00, e cada piloto deverá levar seu jogo de pneus MG tarja vermelha para lacrar. Caso queira poupar, poderá correr com pneus usados, da mesma marca e tarja.

Para os pilotos que competem em Farroupilha, no Regional da Serra, a Pablo Racing oferecerá transporte gratuito para os karts até Florianópolis e, depois, para a volta.

Depois desta rodada nos Ingleses, a categoria Tag volta a se reunir no final de semana seguinte (23 e 24) em Farroupilha (RS), para a disputa da 3ª etapa do Regional da Serra.

Pensando em 2015 - Durante a realização da rodada nos Ingleses, os pilotos da Tag se reunirão para formatar a próxima temporada.

Nesta reunião serão debatidos assuntos como datas, valores de inscrição, quantidade de etapas, prêmios separados para as divisões Tag e Super Tag e prêmio sorteado para pilotos que participarem de todas as etapas, que em 2015 deverão ser quatro.

Fonte: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)

sábado, agosto 09, 2014

Bruna Tomaselli estreia em Brasília na abertura da Copa Brasil de Fórmula Júnior

4ª colocada, catarinense busca pódios em seu novo desafio

Quarta colocada na classificação geral, Bruna Tomaselli (Mormaii | Bruna & Bia | Giocar Racing | JZ Racing) disputará neste final de semana (9 e 10) a 5ª etapa da Fórmula Júnior. E a piloto catarinense terá pela frente duas estreias simultâneas nesta sua segunda temporada no automobilismo brasileiro.

Abrindo novas fronteiras, a Fórmula Júnior está saindo do Rio Grande do Sul e competirá pela primeira vez em Brasília (DF), no Autódromo Nelson Piquet. E esta é a primeira estreia de Bruna Tomaselli no final de semana. "É uma pista nova para mim e para a maioria dos pilotos da Fórmula Júnior", analisa a piloto, de 16 anos. "O traçado é bastante rápido e desafiador. Dei algumas voltas nele, não muitas, e já pude ter uma boa noção de que teremos, como sempre na Fórmula Júnior, provas muito equilibradas", completa.

Esta "saída" para Brasília marca a segunda estreia de Bruna Tomaselli, já que a rodada na Capital Federal será a abertura da Copa Brasil de Fórmula Júnior - em provas simultâneas com o Campeonato Gaúcho -, que depois terá etapas em Campo Grande (MS) e em Tarumã (RS). "É uma abertura interessante na categoria, que passa a ser mais conhecida fora do Rio Grande do Sul, seu berço, e recebe novos pilotos, o que fará a Fórmula Júnior crescer mais rapidamente", afirma a piloto catarinense, natural de Caibi.

A abertura da Copa Brasil de Fórmula Júnior em Brasília deverá ter 18 pilotos na pista, muitos deles estreantes e da região. "O grid estará ainda mais qualificado, o que valorizará ainda mais os resultados que obtivermos", avalia Bruna Tomaselli (Mormaii | Bruna & Bia | Giocar Racing | JZ Racing). "Minha expectativa inicial é mais uma vez é conquistar um lugar no pódio nas duas baterias, mas certamente lutarei por duas vitórias, buscando me aproximar ainda mais da liderança", finaliza a piloto, que a partir desta abertura do segundo semestre começa o planejamento da temporada 2015.

Fonte: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)

Mega Kart conquista quatro títulos e é a fábrica com melhor aproveitamento no Campeonato Brasileiro

Conquistas comprovaram qualidade do equipamento e provam que o chassi Mega vence também em categorias com motores 2 tempos

A Mega Kart, fabricante de chassis e de diversos componentes para o kartismo, foi um dos maiores destaques do 49º Campeonato Brasileiro de Kart, disputado durante as duas últimas semanas em Itu (SP), no Kartódromo Brasil Kirin Arena. Com participação apenas em seis das 14 categorias presentes, a Mega Kart venceu em quatro delas concorrendo com oito fabricantes.

"Tivemos um aproveitamento excelente", vibram Waldíbio Ferraz e Marcos Ferreira, diretores da Mega Kart. "Confirmamos que nosso chassi não vence apenas em categorias com motores de 4 tempos, mas também nas com motores de 2 tempos", ressaltam.

O primeiro título da Mega Kart no 49º Campeonato Brasileiro de Kart veio na 1ª fase, quando o pequenino Bruno Possenti venceu uma Final extremamente disputada na categoria Mirim. O segundo título chegou com Bruno Lima, que sagrou-se campeão na F4 Sênior, depois de vencer três das quatro provas realizadas, inclusive, é claro, a Final.

Depois, na 2ª fase, foram mais dois títulos. Pai de Bruno, Leandro Possenti, que venceu três das quatro provas disputadas, largou da 22ª posição na Final da Sênior B, ganhou e deu mais motivos para a Mega Kart comemorar em Itu. Por fim, encerrando as disputas, André Salmoria repetiu o feito de "Leco" Possenti e venceu três das quatro provas, especialmente a Final, que lhe deu o título de campeão brasileiro da Super F4.

"Nossa felicidade é imensa, pois vivemos duas semanas inesquecíveis, semanas que 'pagaram' por todo o empenho e dedicação que empregamos dentro da fábrica para oferecer um equipamento realmente competitivo", declaram os empresários. "E isto agora está mais que comprovado, vencemos em quatro categorias e fomos a fábrica que teve o melhor aproveitamento em número de vitórias e campeões no mais importante campeonato do kartismo brasileiro", finalizam.

Fonte: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)

sexta-feira, agosto 08, 2014

Fórmula Júnior: Franco Pasquale disputará Copa Brasil em Brasília neste final de semana

Mais um desafio na carreira do piloto de Gramado (RS) Franco Pasquale (Chocolate Lugano | Salão Super Carros) acontecerá neste final de semana (dias 9 e 10 de agosto), no Autódromo de Brasília (DF). Trata-se da 1ª etapa da Copa Brasil de Fórmula Jr, que será realizada em conjunto com etapa do Campeonato Centro-Oeste de Marcas e Pilotos.

O Campeonato Gaúcho da modalidade cruzará a fronteira do Rio Grande do SUl e dará a oportunidade, aos pilotos que já participam, de ter contato com traçados diferentes, e aproximará a categoria dos pilotos de outros estados, além dos que já competem. A Copa será disputada em três etapas, também em Campo Grande (19/10) e Tarumã (23/11), valendo também para o campeonato gaúcho.

Franco atualmente ocupa a 3ª colocação na tabela de classificação do Campeonato Gaúcho, e espera uma rápida adaptação ao novo desafio das duas etapas fora do estado: "Como ninguém conhece as pistas, teremos um trabalho maior para buscar o ajuste certo para o carro, mas esperamos uma rápida adaptação", disse o piloto.

A organização do campeonato informa que já há pilotos de outros estados confirmados para a etapa deste final de semana, e estão disponíveis 18 carros no total para a prova. Os participantes terão todo o suporte, assistência de pista, preparador de motor e de molas e amortecedores, que serão sorteados a cada etapa, combustível e um jogo de pneus Pirelli novos, e contarão com o sistema de gerenciamento eletrônico Pro Tune, que permite analisar todos os detalhes de pilotagem.

Franco Pasquale tem como preparador a Pole Motorsport, e conta com o patrocínio de Chocolate Lugano e Salão Super Carros.

Texto e foto: Niltão Amaral

Fórmula Júnior abre novos horizontes e chega em Brasília para a abertura da Copa Brasil

Promotores têm expectativa de participação de 18 pilotos. Provas terão validade pelo Campeonato Gaúcho

Este final de semana, dias 9 e 10 de agosto, marca uma nova fase na recente história da Fórmula Júnior, criada no ano passado para que o piloto de kart faça sua transição para o automobilismo. Em Brasília (DF), a categoria abrirá as disputas da Copa Brasil, que terá outras duas etapas, em Campo Grande (MS) e em Tarumã (RS).

A rodada de abertura da Copa Brasil de Fórmula Júnior será disputada em duas baterias, com pontuação separada, e deverá ter a presença de 18 pilotos, muitos deles estreantes e da região, e também dos pilotos que normalmente a integram na disputa do Campeonato Gaúcho, pelo qual as rodadas em Brasília e Campo Grande também serão válidas.

"É um novo momento para a Fórmula Júnior, que abre novos horizontes e passa a ser mais conhecida em todo o Brasil", afirma Claudio Fontoura, promotor da categoria junto com Neco Fornari. "Novos pilotos estão chegando e, assim, mantemos nosso planejamento em busca de crescimento", emenda.

Esta significativa novidade na Fórmula Júnior, a criação de sua Copa Brasil, terá um total de seis baterias, duas em cada etapa. "A Copa Brasil de Fórmula Júnior tem como objetivo solidificar o grid para o restante do ano e proporcionar um desafio a mais aos atuais participantes do Campeonato Gaúcho", explica Fontoura.

Competir em Brasília e Campo Grande será, para os pilotos já atuantes na Fórmula Júnior, um momento bastante significativo em suas carreiras. "A categoria já correu em quatro autódromos no Rio Grande do Sul e correrá também no Uruguai, em Rivera, na próxima etapa. Conhecer dois novos traçados enriquecerá o conhecimento deles", analisa Neco Fornari, que também já foi piloto.

E já pensando na próxima temporada, quatro pilotos da região do Distrito Federal e Goiás treinaram nesta quinta-feira no Autódromo Nélson Piquet, palco da abertura da Copa Brasil. Kartistas, Antonio Becker, Gustavo Ferreira, Lucas Okada e Pedro Caland tiveram a oportunidade de conhecer os carros da Fórmula Júnior e de dar várias voltas pelo traçado. "Eles ainda não têm os 15 anos necessários para disputar a Fórmula Júnior, mas vão continuar treinando e deverão fazer parte da categoria na próxima temporada", encerra Claudio Fontoura.

A rodada de abertura da Copa Brasil de Fórmula Júnior, que fará parte de um festival de velocidade em Brasília, seguirá basicamente a programação utilizada nas provas do Campeonato Gaúcho, com treinos na sexta-feira e no sábado, quando também fará sua tomada de tempos, e a duas corridas no domingo.

Confira as datas e locais da Copa Brasil de Fórmula Júnior:
1ª etapa - Brasília (DF) - de 8 a 10 de agosto
2ª etapa - Campo Grande (MS) - de 17 a 19 de outubro
3ª etapa - Tarumã (RS) - de 21 a 23 de novembro

Fonte: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)

Kart Mini comemora campanha com dois títulos, seis vices e três terceiros no Campeonato Brasileiro

Mais importante competição do kartismo nacional, a 49ª edição foi disputada em duas semanas em Itu (SP)

Dois títulos, seis vices e três terceiros lugares. Esse foi o resultado de duas semanas de intenso trabalho de pista - e também fora dela - durante a realização do 49º Campeonato Brasileiro de Kart, disputado por 14 categorias e cerca de 400 pilotos em Itu (SP), no Kartódromo Brasil Kirin Arena. E quem conquistou estes expressivos resultados foi a mais tradicional fabricante de chassis do kartismo nacional, a Kart Mini.

Rodrigo Piquet, com uma campanha fantástica, foi o campeão brasileiro da Super Sênior. Sobrinho de Nélson Piquet, o brasiliense liderou praticamente todos os treinos, marcou a pole-position e venceu as quatro provas, especialmente a última e decisiva, que lhe garantiu seu segundo título nacional, ambos com chassi Kart Mini.

Caio Parizotto, por sua vez, foi o campeão brasileiro da Novatos após vencer a Final, disputada no último sábado (2), também com um chassi Mini. Seu companheiro "de chassi", Luiz Matheus foi o vice-campeão, protagonizando à fábrica a comemoração de uma dobradinha na categoria.

Na Graduados, a principal categoria do kartismo nacional, o vice-campeão competiu com Mini. Zaiya Fontana, depois de uma campanha crescente, terminou a Final na segunda posição e comemorou o belo resultado. Giulio Borlenghi conquistou dois vices para a Kart Mini, terminando a Final da Super F4 e da F4 Graduados na 2ª posição. Matheus Della Coletta, também na F4 Graduados, foi o 3º colocado.

Lucas Okada, na Júnior, e Keka Teixeira, na F4 Sênior, deram à Kart Mini outros dois vice-campeonatos, ao mesmo tempo em que Abel Reigada, também na F4 Sênior, e André Pedralli, na Shifter, a categoria mais rápida do Brasil, terminaram o Campeonato Brasileiro com o 3º lugar.

"O Campeonato Brasileiro é o mais importante evento do kartismo nacional e obter resultados positivos é sempre muito significativo", avalia Rennê de Carvalho, da Kart Mini. "Foi o que aconteceu conosco nestas duas últimas semanas em Itu. Comemoramos dois títulos, seis vices e três terceiros, conquistas que traduzem a qualidade e tradição do equipamento que oferecemos aos nossos clientes. E traduzem também o trabalho intenso dentro e fora da pista e na fábrica, sempre em busca de novas vitórias", finaliza.

Fonte: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)