Por Carlos Carneiro e Mike Smith
Foi dada a largada para a quarta edição do Campeonato Mundial de Kart Indoor, que esse ano esta sendo disputado na pista Worldkarts, em Kortrijk, na Bélgica. O Campeonato começou no dia 1 de Agosto, com a realização da Copa das Nações, e termina no dia 8, com a Grande Final do Campeonato de Pilotos e Equipes.
Até 2007, a Copa das Nações (Nations Cup) de Kart Indoor era calculada pela soma de vitórias dos pilotos de cada país durante a disputa das provas do Campeonato Mundial de Kart Indoor. Em 2008, a forma dessa disputa foi alterada, e agora o Nations Cup tem também sua própria corrida. O novo Nations Cup é uma prova estilo "Endurance", de 3 horas de duração, e disputada por equipes de 4 pilotos.
Foto: Divulgação
Esta primeira edição foi disputada por 12 equipes, representando 6 nações diferentes: Holanda (1 equipe), Brasil (4 equipes), Áustria (1 equipe), Bélgica (4 equipes), Estados Unidos (1 equipe), e Hong Kong (1 equipe). Originalmente as regras exigiam um mínimo de 3 pilotos da mesma nação para formar uma equipe, mas na intenção de incentivar ainda mais o clima de confraternização do evento e também de possibilitar o ingresso de pilotos que queriam participar mas não tinham o numero mínimo de "conterrâneos" disponível, a regra foi relaxada e foi exigido apenas 1 piloto do pais representado. As regras também foram relaxadas para permitir o ingresso da equipe de Hong Kong, que na verdade não é um país, e sim uma "Região Administrativa Especial" da China.
A corrida em si prometia ser bem estratégica, com dois fatores principais a serem considerados: o peso médio mínimo de 80kg e vários pitstops a serem efetuados durante a corrida. O peso a ser carregado no kart foi calculado baseando-se na media de peso dos 4 pilotos de cada equipe. A diferença entre o peso médio da equipe, e o peso mínimo de 80kg, seria o peso a ser levado no kart por todos os pilotos da mesma equipe. Com isso, uma parte importante da estratégia era decidir qual o momento certo para ter na pista os pilotos mais leves da equipe ao invés dos mais pesados, e vice-versa. Algumas equipes tinham pilotos com diferenças de peso extremas.
Com 4 pilotos por equipe, um mínimo de 40 minutos para cada piloto guiar, no mínimo 5 pitstops (3 para troca de pilotos, e 2 para troca de karts), e 3 horas de corrida pela frente, tudo podia acontecer . Com tantos pitstops, a o melhor plano era: poucos erros e uma boa estratégia de quando efetuar os pitstops para alimentar uma chance de podium ou uma possível vitória.
Uma bateria de 5 minutos com todos os 12 karts na pista serviu de tomada de tempo para formação do grid de largada. O circuito usado para o Nations Cup foi o mais longo, que incluía a ponte. A superfície da pista é de asfalto bem liso, mas que ao mesmo tempo proporciona bastante aderência. Logo em sua estréia no Campeonato Mundial de Kart Indoor, o jovem piloto Brasileiro Fábio Konrad de 15 anos botou o kart da equipe Brasil Point Kart na pole position do Nations Cup 2008, com um tempo de 41.270s. Em segundo ficou Bélgica 1, com o tempo de 41.410s, e em terceiro Hong Kong, com 41.580s.
A largada foi estilo "Le Mans", aonde os pilotos saem correndo (a pé') até os karts, entram o mais rápido possível nos karts, e daí já saem acelerando direto. A equipe de Hong Kong fez uma excelente largada, pulando da terceira posição para a liderança antes mesmo da primeira curva, com Áustria colada atrás. A Brasil Point Kart e a Bélgica não largaram bem, mas logo se recuperaram, pressionando a Áustria ainda na primeira volta. O disputa seguiu apertada, e após perder 2 posições para a Brasil Point Kart e Bélgica, os pilotos da Áustria e da Brasil 51 se enroscaram no miolo durante a segunda volta, resultando na decolagem do kart do austríaco. Por pouco não capota, mas aterrissou (e ficou) em cima do kart da equipe Brasil 51. As duas equipes perderam muito tempo para desengatar os karts, e os Brasileiros mais ainda, pois tiveram que fazer um pitstop para trocar de kart, que havia ficado com a barra de direção danificada.
Foto: Divulgação
A corrida continuou sem maiores dramas, com todos os pilotos apresentando uma atitude exemplar durante as 3 horas de corrida.
Mas as coisas voltaram a esquentar no final, quando os líderes ainda tinham um pitstop obrigatório por fazer, o que significava que os lideres "verdadeiros" estavam no pelotão do meio. Após completar a seqüência final de pitstops, a Brasil Point Kart liderava, seguida por Hong Kong, e a equipe Belga Waaihof, que se recuperava de uma rodada.
Foi aí que estratégia da equipe Hong Kong se mostrou mais eficaz que a brasileira. Pilotando para Hong Kong estava o piloto Hongkongues Steven To, o mais leve da equipe, que voava baixo, super motivado pela possibilidade da vitória inédita estar a seu alcance. Defendendo o lado Brasileiro, Poul Horneman, o piloto mais pesado de toda a delegação nacional. Nos 10 minutos finais, Horneman fez o que pode para defender a posição de forma legal, mas não conseguiu evitar por muito tempo a aproximação e a ultrapassagem de Steven To, que estava rodando 1 segundo por volta mais rápido que Horneman naquele momento.
Foto: Divulgação
Enquanto To seguia em rumo a vitória, o drama continuava para Horneman. O piloto Brasileiro agora se encontrava à frente do Campeão Mundial de 2005, o austríaco Werner Truegler. A Áustria também tinha optado por um piloto leve para o final, e Truegler também estava uma bala e vinha se aproximando rapidamente do Brasileiro, colando em Horneman na ultima volta. O rádio de Horneman havia parado de funcionar e não houve como de sua equipe avisá-lo na meia volta que restava que Campeão Mundial de 2005 não era ameaça. Truegler estava algumas voltas atrás devido ao acidente que a equipe austríaca tinha se envolvido no começo da corrida. Resultado, Horneman passou a guiar defensivamente contra Truegler, o que possibilitou que a equipe Bélgica Waaihof, que seguia pouco atrás em terceiro, colasse nos dois.
Truegler e Horneman perderam um pouco de velocidade ao se tocarem logo antes da ponte, e o Belga Robin Borremans numa bela manobra, tomou a segunda posição do Brasileiro a duas curvas do final. Com isso, Hong Kong (China) é o Campeão da Copa das Nações de Kart Indoor 2008, com os campeões de 2007 (Bélgica) em segundo, e Brasil em terceiro. Mesmo assim o resultado é muito bom para o Brasil, que assim se mantém invicto em pódios no Nations Cup, tendo conquistado o titulo em 2005, o primeiro ano da competição, e o segundo lugar em 2006 e 2007.
Sem muita expressão no cenário automobilístico mundial, Hong Kong na cabeça parece ser uma baita de uma "zebra", porém, nem tanto. Todos os pilotos da equipe vencedora moram na Bélgica e conhecem bem a pista Worldkarts em Kortrijk. Nem por isso a vitória de Hong Kong deixou de ser maiúscula e espetacular. Não só pelo desempenho de To no final, mas por superarem a equipe favorita Bélgica Waaihof, composta por 4 dos Belgas que conquistaram o Titulo Nations Cup para a Bélgica em 2007.
Steven To, que era o único piloto realmente nativo de Hong Kong na equipe Asiática, não conteve a emoção: "Essa vitória significa muito para mim. Toda minha família vive em Hong Kong. Eles não conhecem muito esse esporte (kart indoor) nem o Campeonato Mundial, mas meu pai falou que eu podia pilotar por Hong Kong, que seria OK. Essa vitória é pra ele. Acho que ele vai ficar orgulhoso. Uma vitória pela pátria, não tenho mais palavras."
A vitória também mexeu profundamente com um dos companheiros de equipe de To, o Belga Geoffrey Mertens. Seu avô havia falecido na semana anterior e Mertens correu com uma foto dele no bolso.
Resultado Oficial:
1- Hong Kong SAR (China) - Stevel To (HKG),
2- Belgium - Waaihof
3- Brasil - Point Kart
4- Holanda
5- Áustria
6- Estados Unidos
(12 Equipes competiram, mas apenas o melhor resultado obtido pela equipe do pais conta.)
O Campeonato Mundial de Kart Indoor continua na segunda-feira, 4 de Agosto, com as tomadas de tempo para as corridas individuais que compõem o campeonato individual de pilotos e de equipes, que começam no dia 5 e terminam com o Grand Prix Final no dia 8.
O acompanhamento "ao vivo" pela internet de qualquer lugar do mundo usando o website do equipamento de cronometragem (como nos Campeonatos realizados em Phoenix) não estava previsto para 2008, mas o pessoal do KartGrid.be montou um sistema de ultima hora para possibilitar o acompanhamento. O link é http://live.kartgrid.be/results.htm. Nessa página, clique no link "Timetables & Results" para ver o horário (local) das corridas, e resultados.
Indoor Kart World Championship 2008
www.indoorkartworldchampionship.com
Foi dada a largada para a quarta edição do Campeonato Mundial de Kart Indoor, que esse ano esta sendo disputado na pista Worldkarts, em Kortrijk, na Bélgica. O Campeonato começou no dia 1 de Agosto, com a realização da Copa das Nações, e termina no dia 8, com a Grande Final do Campeonato de Pilotos e Equipes.
Até 2007, a Copa das Nações (Nations Cup) de Kart Indoor era calculada pela soma de vitórias dos pilotos de cada país durante a disputa das provas do Campeonato Mundial de Kart Indoor. Em 2008, a forma dessa disputa foi alterada, e agora o Nations Cup tem também sua própria corrida. O novo Nations Cup é uma prova estilo "Endurance", de 3 horas de duração, e disputada por equipes de 4 pilotos.
Foto: Divulgação
Esta primeira edição foi disputada por 12 equipes, representando 6 nações diferentes: Holanda (1 equipe), Brasil (4 equipes), Áustria (1 equipe), Bélgica (4 equipes), Estados Unidos (1 equipe), e Hong Kong (1 equipe). Originalmente as regras exigiam um mínimo de 3 pilotos da mesma nação para formar uma equipe, mas na intenção de incentivar ainda mais o clima de confraternização do evento e também de possibilitar o ingresso de pilotos que queriam participar mas não tinham o numero mínimo de "conterrâneos" disponível, a regra foi relaxada e foi exigido apenas 1 piloto do pais representado. As regras também foram relaxadas para permitir o ingresso da equipe de Hong Kong, que na verdade não é um país, e sim uma "Região Administrativa Especial" da China.
A corrida em si prometia ser bem estratégica, com dois fatores principais a serem considerados: o peso médio mínimo de 80kg e vários pitstops a serem efetuados durante a corrida. O peso a ser carregado no kart foi calculado baseando-se na media de peso dos 4 pilotos de cada equipe. A diferença entre o peso médio da equipe, e o peso mínimo de 80kg, seria o peso a ser levado no kart por todos os pilotos da mesma equipe. Com isso, uma parte importante da estratégia era decidir qual o momento certo para ter na pista os pilotos mais leves da equipe ao invés dos mais pesados, e vice-versa. Algumas equipes tinham pilotos com diferenças de peso extremas.
Com 4 pilotos por equipe, um mínimo de 40 minutos para cada piloto guiar, no mínimo 5 pitstops (3 para troca de pilotos, e 2 para troca de karts), e 3 horas de corrida pela frente, tudo podia acontecer . Com tantos pitstops, a o melhor plano era: poucos erros e uma boa estratégia de quando efetuar os pitstops para alimentar uma chance de podium ou uma possível vitória.
Uma bateria de 5 minutos com todos os 12 karts na pista serviu de tomada de tempo para formação do grid de largada. O circuito usado para o Nations Cup foi o mais longo, que incluía a ponte. A superfície da pista é de asfalto bem liso, mas que ao mesmo tempo proporciona bastante aderência. Logo em sua estréia no Campeonato Mundial de Kart Indoor, o jovem piloto Brasileiro Fábio Konrad de 15 anos botou o kart da equipe Brasil Point Kart na pole position do Nations Cup 2008, com um tempo de 41.270s. Em segundo ficou Bélgica 1, com o tempo de 41.410s, e em terceiro Hong Kong, com 41.580s.
A largada foi estilo "Le Mans", aonde os pilotos saem correndo (a pé') até os karts, entram o mais rápido possível nos karts, e daí já saem acelerando direto. A equipe de Hong Kong fez uma excelente largada, pulando da terceira posição para a liderança antes mesmo da primeira curva, com Áustria colada atrás. A Brasil Point Kart e a Bélgica não largaram bem, mas logo se recuperaram, pressionando a Áustria ainda na primeira volta. O disputa seguiu apertada, e após perder 2 posições para a Brasil Point Kart e Bélgica, os pilotos da Áustria e da Brasil 51 se enroscaram no miolo durante a segunda volta, resultando na decolagem do kart do austríaco. Por pouco não capota, mas aterrissou (e ficou) em cima do kart da equipe Brasil 51. As duas equipes perderam muito tempo para desengatar os karts, e os Brasileiros mais ainda, pois tiveram que fazer um pitstop para trocar de kart, que havia ficado com a barra de direção danificada.
Foto: Divulgação
A corrida continuou sem maiores dramas, com todos os pilotos apresentando uma atitude exemplar durante as 3 horas de corrida.
Mas as coisas voltaram a esquentar no final, quando os líderes ainda tinham um pitstop obrigatório por fazer, o que significava que os lideres "verdadeiros" estavam no pelotão do meio. Após completar a seqüência final de pitstops, a Brasil Point Kart liderava, seguida por Hong Kong, e a equipe Belga Waaihof, que se recuperava de uma rodada.
Foi aí que estratégia da equipe Hong Kong se mostrou mais eficaz que a brasileira. Pilotando para Hong Kong estava o piloto Hongkongues Steven To, o mais leve da equipe, que voava baixo, super motivado pela possibilidade da vitória inédita estar a seu alcance. Defendendo o lado Brasileiro, Poul Horneman, o piloto mais pesado de toda a delegação nacional. Nos 10 minutos finais, Horneman fez o que pode para defender a posição de forma legal, mas não conseguiu evitar por muito tempo a aproximação e a ultrapassagem de Steven To, que estava rodando 1 segundo por volta mais rápido que Horneman naquele momento.
Foto: Divulgação
Enquanto To seguia em rumo a vitória, o drama continuava para Horneman. O piloto Brasileiro agora se encontrava à frente do Campeão Mundial de 2005, o austríaco Werner Truegler. A Áustria também tinha optado por um piloto leve para o final, e Truegler também estava uma bala e vinha se aproximando rapidamente do Brasileiro, colando em Horneman na ultima volta. O rádio de Horneman havia parado de funcionar e não houve como de sua equipe avisá-lo na meia volta que restava que Campeão Mundial de 2005 não era ameaça. Truegler estava algumas voltas atrás devido ao acidente que a equipe austríaca tinha se envolvido no começo da corrida. Resultado, Horneman passou a guiar defensivamente contra Truegler, o que possibilitou que a equipe Bélgica Waaihof, que seguia pouco atrás em terceiro, colasse nos dois.
Truegler e Horneman perderam um pouco de velocidade ao se tocarem logo antes da ponte, e o Belga Robin Borremans numa bela manobra, tomou a segunda posição do Brasileiro a duas curvas do final. Com isso, Hong Kong (China) é o Campeão da Copa das Nações de Kart Indoor 2008, com os campeões de 2007 (Bélgica) em segundo, e Brasil em terceiro. Mesmo assim o resultado é muito bom para o Brasil, que assim se mantém invicto em pódios no Nations Cup, tendo conquistado o titulo em 2005, o primeiro ano da competição, e o segundo lugar em 2006 e 2007.
Sem muita expressão no cenário automobilístico mundial, Hong Kong na cabeça parece ser uma baita de uma "zebra", porém, nem tanto. Todos os pilotos da equipe vencedora moram na Bélgica e conhecem bem a pista Worldkarts em Kortrijk. Nem por isso a vitória de Hong Kong deixou de ser maiúscula e espetacular. Não só pelo desempenho de To no final, mas por superarem a equipe favorita Bélgica Waaihof, composta por 4 dos Belgas que conquistaram o Titulo Nations Cup para a Bélgica em 2007.
Steven To, que era o único piloto realmente nativo de Hong Kong na equipe Asiática, não conteve a emoção: "Essa vitória significa muito para mim. Toda minha família vive em Hong Kong. Eles não conhecem muito esse esporte (kart indoor) nem o Campeonato Mundial, mas meu pai falou que eu podia pilotar por Hong Kong, que seria OK. Essa vitória é pra ele. Acho que ele vai ficar orgulhoso. Uma vitória pela pátria, não tenho mais palavras."
A vitória também mexeu profundamente com um dos companheiros de equipe de To, o Belga Geoffrey Mertens. Seu avô havia falecido na semana anterior e Mertens correu com uma foto dele no bolso.
Resultado Oficial:
1- Hong Kong SAR (China) - Stevel To (HKG),
2- Belgium - Waaihof
3- Brasil - Point Kart
4- Holanda
5- Áustria
6- Estados Unidos
(12 Equipes competiram, mas apenas o melhor resultado obtido pela equipe do pais conta.)
O Campeonato Mundial de Kart Indoor continua na segunda-feira, 4 de Agosto, com as tomadas de tempo para as corridas individuais que compõem o campeonato individual de pilotos e de equipes, que começam no dia 5 e terminam com o Grand Prix Final no dia 8.
O acompanhamento "ao vivo" pela internet de qualquer lugar do mundo usando o website do equipamento de cronometragem (como nos Campeonatos realizados em Phoenix) não estava previsto para 2008, mas o pessoal do KartGrid.be montou um sistema de ultima hora para possibilitar o acompanhamento. O link é http://live.kartgrid.be/results.htm. Nessa página, clique no link "Timetables & Results" para ver o horário (local) das corridas, e resultados.
Indoor Kart World Championship 2008
www.indoorkartworldchampionship.com
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