Com o encerramento das inscrições agendada para o próximo dia 20 de maio, até agora 53 equipes de motos/quadriciclos, e 49 tripulações de carros/caminhões garantiram presença – totalizando 104 veículos na competição. Entre eles, uma estreia aguardada é do lendário espanhol Carlos Sainz, um dos maiores talentos do off roading de todos os tempos, que pilotará um dos VW Touareg – da equipe de fábrica campeã do Sertões no ano passado.
O maior contingente de estrangeiros se concentra nas motos e quadriciclos, com nove inscritos até o momento. "Aqui no Brasil eles se sentem como eu me sinto quando vou para o Dakar. O clima e o terreno são diferentes, então são provas com personalidade própria. Além dos pilotos serem muito bons, eles sempre vem com uma super estrutura de equipe. A presença dos estrangeiros é sempre positiva e estimulante para os brasileiros, pois nivela o campeonato por cima”, diz André Azevedo, o primeiro brasileiro a subir no pódio do Rally Dakar, sendo vice-campeão em 2003.
Motos
O maior contingente de estrangeiros se concentra nas motos e quadriciclos, com nove inscritos até o momento. "Aqui no Brasil eles se sentem como eu me sinto quando vou para o Dakar. O clima e o terreno são diferentes, então são provas com personalidade própria. Além dos pilotos serem muito bons, eles sempre vem com uma super estrutura de equipe. A presença dos estrangeiros é sempre positiva e estimulante para os brasileiros, pois nivela o campeonato por cima”, diz André Azevedo, o primeiro brasileiro a subir no pódio do Rally Dakar, sendo vice-campeão em 2003.
Motos
Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, França, Argentina, Chile, Uruguai, Colômbia e Qatar já possuem pilotos inscritos. Até agora os franceses estão representados por dois pilotos: o franco-americano Ludovic Boinnard, vencedor do prêmio Espírito do Rally em 2008 (concedido pela organização do Sertões para o competidor que mostrar mais garra e desportividade), e David Casteu.
Ex-integrante da equipe oficial KTM, Casteu iniciou a sua carreira nas motos aos sete anos e com 19 sagrou-se campeão nacional na categoria Trial. No Rally dos Sertões, o francês chegou perto da vitória duas vezes: em 2007, quando completou a prova em segundo lugar; e no ano passado, com uma terceira colocação.
Outro europeu confirmado nas motos é o português Pedro Bianchi Prata, que teve seus melhores resultados em terras brasileiras em 2007 e 2008, com uma quinta e uma sexta posição, respectivamente. Ele será o primeiro representante das motos BMW na competição nacional, com um modelo G450X.
Brasil
Na lista parcial de inscritos, o Brasil também está muito bem representado para a 17ª edição do Sertões. Dezessete estados, das cinco regiões do país, marcam presença. A equipe Petrobras Lubrax levará aos sertões do País feras como André Azevedo e seu irmão Jean, cada um com cinco títulos da competição – Jean nas motos e André nos carros e caminhões.
Jean fará seu segundo ano como piloto na categoria carros, ao lado do navegador Youssef Haddad. André permanece nos caminhões, mas, mesmo com tanta experiência, ele afirma se sentir um pouco ansioso para o início da maior prova do off road nacional.
"Um friozinho na barriga sempre dá, é como se fosse a primeira vez. O roteiro é novo, com novas tecnologias e concorrentes novos também. A experiência ajuda só depois que começa a prova”, declara.
Apoiado pelos Governos dos Estados de Goiás, Tocantins e Rio Grande do Norte, Ministério do Turismo, Goiás Turismo, Shopping Flamboyant, DCCO (Distribuidora Cummins) e Mitsubishi Motors, o Rally dos Sertões 2009 tem supervisão da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).
Texto e foto: ReUnion Press
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