A chegada da categoria Júnior Menor foi a mais emocionante do dia.
O Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri – SP, recebeu neste sábado, dia 16, as provas que compuseram a quarta etapa da Copa São Paulo Light de Kart. Válida como a última corrida do primeiro turno da competição, o evento reuniu 117 pilotos que estiveram divididos entre as nove classes que faziam parte da programação.
As disputas já começaram quentes com os garotos da categoria Mirim. Igor Melo fez a pole-position, mas logo na largada ele perdeu a liderança para João Pedro Guim, que partiu do terceiro posto. Com karts que rendiam praticamente a mesma coisa cinco pilotos se espremiam em busca da liderança enquanto os demais brigavam por uma posição no segundo pelotão. Apesar da pouca idade os meninos mostraram muito talento em ultrapassagens arrojadas. Ao final, após recuperar a liderança, Melo venceu com Guim em segundo e Raikkonen Sakzenian, em terceiro.
A segunda corrida da tarde foi a da categoria Cadete, que teve 20 karts em seu grid. A pole ficou com o carioca Renato Júnior, mas a prova foi efetivamente dominada por Yurik Carvalho e Rafael Martins. Após as tumultuadas disputas das primeiras voltas os dois abriram certa distância do segundo pelotão e passaram a lutar pela liderança entre si. Enquanto isso, em disputas eletrizantes, um pelotão reunia os pilotos que disputavam do terceiro ao décimo posto. As brigas assim se desenrolaram até o final e Rafael Martins acabou vencendo a corrida com Yurik em segundo. Os Comissários Desportivos acharam por bem penalizar todos os pilotos que participaram da disputa pela terceira posição em 15 segundos. Eles avaliaram que as manobras foram realizadas de forma anti-desportiva. Assim, o terceiro lugar ficou com o goiano Luiz Felipe Branquinho. Os pilotos penalizados foram Renato Jr., Mauro Auricchio, Matheus Jacques, Matheus Leist, Vitor Baptista, Vinicius Paparelli, João Manuel, Felipe Ortiz e Zaya Fontana.
Apesar de ter reunido apenas 10 pilotos a prova da categoria Júnior foi muito emocionante. Jean Aguiar e Cacé Almeida dividiram a primeira fila, mas, quem realmente deu um show na corrida foi Victor Franzoni. Após ter se classificado na terceira posição, o piloto teve problemas de motor e, com a troca, largou do final do grid. Mas em uma grande recuperação ele rapidamente chegou a disputa pela liderança, que nesta altura reunia Ítalo Leão e Cacé. Franzoni passou por Leão e, após algumas voltas, passou também por Almeida para assim assumir a ponta e não mais perdê-la até a bandeirada. Leão terminou em segundo e Gabriel Casagrande em terceiro.
Com 19 karts na pista a corrida da Júnior Menor também foi um espetáculo a parte. Logo na largada um pelotão com seis karts se distanciou dos demais. Partindo do bloco intermediário os irmãos Yago e Yuri Cesário se juntaram à João Pedro Archer, Pietro Rimbano e Ólin Galli para brigar pela vitória. Todos eles tinham karts muito rápidos. Yago conseguiu assumir a liderança muito pressionado pelos outros concorrentes. Os cinco primeiros se revezaram nos primeiros postos até a bandeirada final. Yago venceu com menos de dois décimos para Pietro Rimbano, o segundo, e Olin Galli, o terceiro.
Na categoria Super Sênior a pole ficou com Massayuki Katsui, seguido por Luiz Nista e Antônio Ramos. Mas ainda na segunda curva, na tentativa de assumir a liderança, Nista acabou se envolvendo em um acidente e levou consigo vários karts. Neste momento Ramos e Katsui abriram bastante em relação aos demais, que perderam muito tempo para desviar dos karts parados. Com isso os dois fizeram uma corrida à parte, onde Ramos acabou vencendo, com Massayuki em segundo. Jaime Drummond terminou na terceira posição.
Juntas, Master “A” e “B” fizeram a corrida seguinte. Fernando Gomes Croce, como já tem se tornado tradição, venceu sem grandes dificuldades na “A”. Maique Paparelli chegou em segundo e Marcelo Meneghel, em terceiro. Já na “B”, vitória de Rodrigo Rocha. Ele foi seguido por Luis Midon e Richard Salgado.
A categoria Sprinter “A”, a mais rápida do Light, assim como na rodada anterior reuniu um grande número de pilotos. Experientes nomes do kartismo atual dividiram a pista com as novas promessas da modalidade vindas da Júnior. Ainda com a bagagem do Pan-Americano que disputou na semana anterior, Fabiano Machado não deu chances aos seus adversários e após marcar a pole, venceu a prova de ponta-a-ponta. Bruno Bonifácio terminou em segundo e Fernando Resende Filho, de volta ao Light, ficou com o terceiro lugar.
Encerrando as atividades desta quarta prova do primeiro turno, a Sprinter “B” fez sua prova. Renan Paparelli confirmou sua excelente fase que o trouxe a esta etapa na liderança do Campeonato. Após a melhor volta na tomada de tempos e também no Top Qualify, o piloto fez uma corrida sem retoques e venceu com mais de três segundos de vantagem para Bruno dos Santos, o segundo colocado. Felipe Marra chegou em terceiro. Paparelli também fez a volta mais rápida da prova e, com isso, somou todos os pontos possíveis para a etapa.
O Light entra agora em recesso de três semanas. No dia seis de junho a competição volta ao Kartódromo Aldeia da Serra onde realizará, então, a quinta rodada do ano. Vale lembrar que esta corrida será válida como a primeira corrida do terceiro turno do Campeonato e será disputada em sistema de rodada dupla.
Todos os resultados completos, regulamentos, classificação e galeria de fotos podem ser acessados através do site da RBC, no link da Copa São Paulo Light, no endereço eletrônico: www.rbcpreparacoes.com.br.
Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick
Nenhum comentário:
Postar um comentário