segunda-feira, julho 27, 2009

Gabriel Navarrete conquista o Vice-Campeonato Brasileiro


No último sábado, 25, no Kartódromo Raceland Internacional, em Curitiba – PR, o piloto goiano Gabriel Navarrete (Birel / Nil Racing) conquistou de forma brilhante o título de Vice-Campeão Brasileiro de Kart, da categoria Graduados “A”.

Esta classe, último passo de um piloto no kartismo, é a mais rápida do país e reúne os principais competidores da modalidade. Muitos deles, como Sérgio Jimenez e Pedro Bianchini, já tiveram vários anos de experiência nos monopostos como F-Renault, F-3, A1-GP, GP2, F-BMW Alemã e Européia.

Gabriel, o mais novo competidor desta categoria no Brasileiro, esteve em Curitiba na busca de seu Bi-Campeonato uma vez que, no ano passado, ele sagrou-se Campeão da categoria Graduados “B”.

A trajetória de Gabriel nesta competição começou de forma muito conturbada nos treinos livres e até mesmo nas provas classificatórias quando, com vários problemas, o piloto não conseguiu desenvolver todo o seu potencial e ocupou sempre posições intermediárias.

No sábado, porém, parece que a sorte voltou-se de novo para Navarrete e, já na corrida pré-final, o piloto fez uma bela atuação e mesmo sob o frio de seis graus o goiano conseguiu fazer uma corrida de recuperação e finalizar a prova na quinta posição. O mais impressionante, porém, foi que ao ter o motor de seu kart aberto para vistoria foi detectado que o pino da biela havia quebrado e, sem uma explicação técnica da equipe, o motor conseguiu terminar a corrida.

Com a programação muito atrasada a corrida final da principal classe do kartismo teve início apenas as sete da noite. Com os refletores acesos, chuva e temperatura muito baixa a largada foi autorizada. Gabriel, saindo da quinta colocação, começou muito bem e, após contornar bem a primeira curva já pulava para o quarto lugar. O piloto vinha muito rápido e com mais duas voltas já pressionava o terceiro colocado quando, em virtude de um acidente com Victor Caliman a prova teve de ser interrompida. Na relargada Navarrete novamente se posicionou muito bem e manteve-se no primeiro pelotão. Com um kart muito rápido o piloto partiu determinado em buscar seu segundo título nacional. Assim, após algumas voltas, ele superou Fabiano Machado, que vinha em terceiro e, quatro voltas depois, Sérgio Jimenez (piloto detentor de seis títulos brasileiros). Daí por diante faltava Navarrete brigar pela liderança, mas, Pedro Bianchini, o líder, havia conseguido abrir quatro segundos de vantagem. Neste momento, brilhou a estrela do piloto goiano que, volta após volta, tirava importantes décimos do primeiro colocado. A três voltas para o final Gabriel conseguiu alcançar Bianchini, mas o experiente piloto paranaense conseguiu se manter na frente e, mesmo sob duros ataques de Gabriel, acabou vencendo a corrida. Navarrete, conseguiu uma brilhante segunda colocação e vibrou muito com o resultado.

Foi talvez o Brasileiro mais conturbado da minha vida. Nos treinos e nas classificatórias tivemos momentos de altos e baixos. Depois, nas corridas de hoje, consegui com a equipe achar um acerto ideal para o kart. A corrida final foi muito difícil, com a pista muito molhada, suja e a noite. Era quase impossível de enxergar, mas graças a Deus consegui dar tudo de mim e finalizei com o vice-Campeonato. Eu tenho plena certeza de que poderia ter vencido, mas o Bianchini é um piloto muito experiente e ter chegado colado nele valoriza ainda mais a minha conquista”, finalizou o competidor que também registrou a volta mais rápida da corrida com o tempo de 1m01s302.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

Nenhum comentário: