Xandinho Negrão diz que estratégia, agora, pode fazer diferença
Duas novidades importantes passam a integrar o regulamento desportivo da Stock Car neste fim de semana em Interlagos, que receberá a quinta etapa da temporada. A primeira delas: ao contrário das provas anteriores, apenas os seis primeiros colocados no grid deverão obrigatoriamente correr com o mesmo jogo de pneus utilizados nas tomadas classificatórias. A outra será vista na obrigatória parada para reabastecimento de 20 litros e troca facultativa de pneus. As duas operações poderão ser realizadas simultaneamente, o que não ocorrera até agora, e os boxes ficarão abertos não mais durante uma janela de tempo predeterminada, mas a partir de uma volta depois do minuto 20 de prova e até o final.
Xandinho Negrão (Medley) gostou das mudanças. “Vai ficar bem mais interessante, já que agora a estratégia realmente poderá fazer a diferença. Neste aspecto, as decisões tomadas pelos nossos engenheiros ajudaram sobremaneira na conquista do título e do vice de pilotos e equipes em 2008”, lembra. Um dos dois estreantes da Stock Car neste ano, Xandinho ocupa a 12ª posição com 21 pontos, a apenas oito dos Top 10 que decidirão o campeonato nos playoffs decisivos das últimas quatro corridas.
O diretor-técnico da Medley acredita que as circunstâncias da prova também continuarão tendo peso relevante no resultado final. “Quem largar de sétimo para trás poderá sair com pneus novos. Mas a tendência é que acabem tendo de trocar por um jogo usado no pit stop, porque cada piloto tem direito a apenas dois sets zero por etapa e o primeiro já terá sido utilizado no qualifying”, observa Andreas Mattheis. “Em contrapartida, quem partir nas três primeiras filas terá um jogo novo para colocar durante a corrida. O ritmo da prova, o desgaste mais ou menos acentuado dos compostos e até a entrada de um safety car poderão influenciar na estratégia”, acrescenta.
Xandinho estreou na abertura do calendário em Interlagos no final de março. Na época pouco à vontade com a categoria e ainda ressentindo-se do melhor acerto do carro numa semana marcada por uma série de problemas com o novo chassi, Xandinho largou em 31º e terminou num satisfatório 10º lugar. A tendência, segundo ele, é o prosseguimento da evolução registrada desde então. “O potencial é bem melhor, sem dúvida. Só não se pode esquecer que Interlagos é praticamente a casa de todos. A maioria dos pilotos e equipes conhece o circuito muito bem e tem a vantagem da maior experiência”, ressalva.
A prova deste domingo será a 26ª da era dos motores V8. A crença generalizada de que largar nas duas primeiras filas é fundamental para os sonhos de vitória é respaldada pelas estatísticas. Foram sete vitórias dos poles, 13 dos ocupantes da fila de honra e sete de quem partiu da segunda. Ou seja: apenas em cinco provas o ganhador saiu da terceira fila para trás. “Os números só têm validade para contar o que houve no passado. Ninguém sabe o que pode acontecer na próxima corrida”, concluiu Xandinho.
A programação oficial será aberta nesta sexta-feira a partir das 13h30, com a realização de duas sessões de treinos livres de 30 minutos para cada um dos dois grupos de 16 pilotos.
Texto: Márcio Fonseca - MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: Miguel Costa Jr.
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