Vitória do Ford GT da dupla Xandy e Xandynho Negrão foi facilitada pela quebra do pole position
A festa foi completa no Autódromo Internacional de Tarumã. A realização da tomada de tempos para a prova pela manhã já dava indícios de uma prova memorável. A pole position ficou com o MXR 28 da dupla Juliano Moro/ Christian Castro, que quebraram novamente o recorde de volta em Tarumã para protótipos, com o tempo de 59s281 e média horária de 183 km/h.
O segundo posto foi ocupado pelo Ford GT de Xandy e Xandynho, com o tempo de 59s983, ambos andando abaixo de um minuto em Tarumã, feito que até pouco tempo era alcançado apenas pelos carros da F3.
Na classe III a pole position foi da dupla Pierre Ventura/ João Cardoso Jr., com o tempo de 1:03s233 com um MXR Muggen. Na classe IV, pole do Fusca 65 de Nilson Cintra/ José Ribeiro que cravou o tempo de 1:12s972.
Na largada Castro assumiu a ponta, sofrendo forte pressão do Ford GT de Negrão. Na 14ª volta um grande susto provocou a primeira intervenção longa do Safety car. A Ferrari 23 de Valter Rossete/ Renato Cattalini abandonou com o motor em chamas, na entrada da Curva do Tala. As chamas foram debeladas pela equipe de sinalização do autódromo.
Na relargada Castro manteve a ponta, sendo pressionado por Negrão. Ao ultrapassar um retardatário, o MXR 28 foi atingindo e teve que realizar uma parada nos boxes, não programada, para reparos. O Ford GT dos Negrão assumiu a ponta, mantendo 2 voltas de vantagem sobre o segundo colocado, a Ferrari 1 de Daniel Serra/ Francisco Longo.
No comando do MXR 28, Juliano Moro iniciou uma prova de recuperação, interrompida na 85ª volta com a quebra definitiva do protótipo gaúcho.
O melhor protótipo nacional da prova foi o MXR Muggen 10 de Pierre Ventura/ João Cardoso Jr., que com o 4º posto na classificação geral venceu, além da classe III do Brasileiro, a etapa do Gaúcho de Endurance. Nas classes de Turismo, vitória do Fusca 65 de Nilson Cintra/ José Ribeiro com o 17º posto da classificação geral.
O resultado completo da etapa do Brasileiro de Endurance, válida também pelo Gaúcho de Endurance, que teve a organização da Federação Gaúcha de Automobilismo e do Automóvel Clube do Rio Grande do Sul, está aqui.
Texto e Foto: Erlon Radl - FGA/ ACRGS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário