quarta-feira, novembro 25, 2009

Campeonato Gaúcho de Marcas e Pilotos tem seu resultado oficial homologado pela FGA e apresenta os campeões da temporada 2009

Depois de esgotado o tempo legal de recursos, a Federação Gaúcha de Automobilismo homologa resultado

A temporada 2009 do Marcas e Pilotos marcou a história da categoria no Rio Grande do Sul. Grids cheios e um equilíbrio tão grande que a decisão dos títulos de 2009 ocorreu apenas na última etapa.

O resultado final do campeonato somente pode ser divulgado nesta quarta-feira, 25 de novembro. A última etapa, realizada no dia 8 de novembro exigiu uma extensa análise dos comissários desportivos da Federação Gaúcha de Automobilismo. Algumas punições foram impostas e há um prazo legal para as equipes envolvidas apresentarem suas defesas e recursos. Somente após este prazo de defesa é que o resultado pode ser considerado oficial.

A temporada 2009 da categoria, organizada pela Associação de Pilotos e Preparadores de Automobilismo do Rio Grande do Sul - APPA/RS, encerrou com um recorde estabelecido durante a 7ª etapa, disputada em Tarumã, o mais fascinante e veloz autódromo do Brasil. No dia 8 de novembro de 2009, nada menos que 47 carros se inscreveram na etapa, e 45 efetivamente largaram. Segundo os registros do ACRGS este foi o maior grid da história do autódromo, o recorde anterior era de 42 carros da Speed 1600.

Urbano da Silva, presidente da APPA/RS e o idealizador do Campeonato, é um dos mais felizes neste final de ano: "Não tenho como agradecer a todos que acreditaram no projeto Marcas que iniciou há tão pouco tempo e já é um sucesso. Eu e Ricardo Abreu (vice presidente da APPA) somos pilotos, sempre pensamos em um campeonato para os pilotos e preparadores, o espetáculo para o público seria garantido se o campeonato fosse bom e competitivo. Alcançamos o que sonhamos, este recorde de grid prova isto".

A temporada 2010 já se inicia com as tratativas de acerto do regulamento, que não deve sofrer modificações extensas, apenas pequenos ajustes. Além disso, a APPA/RS propõe que a temporada 2010 seja de 8 etapas e as baterias aumentem para 30 minutos. "O aumento de tempo das baterias e de etapas irá trazer mais tranquilidade às equipes, não acredito que o grid diminua e isso nos dará oportunidade de fazermos 3 ou 4 etapas em Guaporé e Santa Cruz do Sul", completou Urbano da Silva.

Confira os campeões da temporada 2009, que receberão o Troféu Clayton Pinteiro no jantar da Federação Gaúcha de Automobilismo do próximo dia 4 de dezembro, no Velopark:

Classe A


Pierre Ventura e Vitor Genz (VW Gol 10 - Markas/ Piquet Blindagens - Porto Alegre) - Campeões


Luiz Carlos Ribeiro (Fiat Uno 44 - Postos Charrua - Bom Retiro do Sul) - Vice

Classe B


Robson Walther (VW Gol 26 - Reifrio - Portão) - Campeão


Fabiano Kratina (Chevrolet Corsa 27 - Castor Suspensões/ Kratina Racing - Porto Alegre) - Vice

Classe N


Rafael Biancini (Chevrolet Celta 43 - Hotel Vergueiro/ Mecânica Pole - Passo Fundo) - Campeão


Henrique Ross (Chevrolet Prisma/Celta 19 - Passion Prata/ MGS Acessórios - Guaporé) - Vice

O Campeonato Gaúcho de Marcas e Pilotos foi uma realização da APPA/RS com supervisão da Federação Gaúcha de Automobilismo e apoio do Automóvel Clube do Rio Grande do Sul e Associação Guaporense de Automobilismo. O patrocínio exclusivo é de Excelsior Pirelli Racing e STV Rastreamento Veicular.

Texto: Erlon Radl
Fotos: André Kotoman

Nenhum comentário: