segunda-feira, novembro 23, 2009

F3 Sul-Americana: Lucas Foresti encerra temporada como estreante do ano


Terminou no início da tarde deste domingo, dia 22, a temporada 2009 do Sul-Americano de Fórmula 3. A 18ª e última etapa do ano conclui as atividades da nona rodada do ano no Autódromo Internacional de Curitiba, na cidade de Pinhais – PR.

O piloto brasiliense Lucas Foresti (Cesário Fórmula), que na tomada de tempos de ontem bateu no guard-rail após uma rodada no “S” de alta do circuito, conseguiu ainda garantir a sexta posição no grid de largada para a prova de hoje.

A manhã em Pinhais começou com um belo céu azul, mas a poucos instantes da abertura de boxes para os carros se dirigirem para o grid de largada uma ventania assolou a região do autódromo e trouxe consigo uma forte chuva, que durou cerca de 15 minutos. A organização achou por bem esperar a melhora das condições climáticas e, com isso, atrasou a largada em 45 minutos.

Com pneus de chuva e o carro de segurança na pista a largada foi autorizada. Após duas voltas em fila indiana a corrida teve seu início autorizado. Como nunca havia andando no circuito de Pinhais com piso molhado Lucas enfrentou certa dificuldade para conseguir voltas rápidas, mas com muita garra se preocupou em se manter na pista. Ele e Nilton Molina passaram praticamente toda a prova lutando pela sexta posição e, com isso, os concorrentes à sua frente conseguiram se distanciar. Assim, finalizando sua temporada de estréia nos monopostos, Foresti terminou a corrida na sétima posição. Leonardo Cordeiro venceu.

Apesar de não ter feito a corrida que imaginei, hoje estou muito feliz. Fiz um ano de aprendizado onde, com certeza, vivenciei todas as situações que circundam um piloto. Vitória, derrota, pole-position, acidentes, problemas e conquistas. Passo a passo fui crescendo em minha forma de pilotar, de encarar as competições e, principalmente, no relacionamento com a equipe. Quero aproveitar esta última prova do ano para agradecer à todos da equipe Cesário Fórmula que me acolheram realmente como uma família nesta temporada”, encerrou o piloto de 17 anos.

Com 81 pontos Lucas Foresti terminou a temporada na terceira posição, atrás apenas de Leonardo Cordeiro e Cláudio Cantelli, ambos com vários anos de experiência em competições com veículos de fórmula. Com isso, Lucas levou também o título de estreante do ano.

Confira o resultado da 18ª etapa:

1) Leonardo Cordeiro(SP/Cesário Fórmula), 19 voltas em 31min26s
2) Yann Cunha (DF/Razia Sports), a 15s093
3) Igor Veras (GO/PropCar Racing), a 15s546
4) Cláudio Cantelli (PR/Bassan Motorsport), a 19s345
5) Henrique Lambert (RJ/Razia Sports), a 22s277
6) Nilton Molina (SP/PropCar Racing), a 29s245
7) Lucas Foresti (DF/Cesário Fórmula), a 29s626
8) Henrique Martins (SP/Cesário Fórmula Jr), a 46s417- Light
9) Bruno Andrade (SP/MX Racing), a 50s281 – Light
10) Leonardo Souza (PR/Kemba Racing), a 58s603
11) Lu Boesel (PR/Dragão Motorsport), a 59s358
12) Rafael Abbate (SP/Cesário Fórmula Jr), a 1min16s520 – Light

Classificação final do Campeonato Sul-Americano de F3

1) Leonardo Cordeiro (SP/Cesário Fórmula), 138 pontos
2) Cláudio Cantelli Jr (PR/Bassan Motorsport), 97
3) Lucas Foresti (DF/Cesário Fórmula), 81
4) Henrique Lambert (RJ/Razia Sports), 76
5) Yann Cunha (DF/Razia Sports), 75
6) Igor Veras (GO/PropCar Racing), 56
7) Lu Boesel (PR/Dragão Motorsport), 49
8) Nilton Molina (SP/PropCar Racing), 45
9) Leonardo de Souza (PR/Kemba Racing), 33
10) Fernando Galera (SP/Bassan Motorsport), 23
11) Victor Guerin (SP/Dragão Motorsport), 15
12) André Negrão (SP/Kemba Racing), 4
13) Walter Grubmuller (Hitech Racing), 0

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

Nenhum comentário: