segunda-feira, novembro 23, 2009

Skusa: Gêmeos Cesário brilharam nos Estados Unidos


Após andar sempre entre os cinco primeiros Yago chegou a vencer uma das eliminatórias e terminou a competição em 5º lugar, Yuri, foi o 12º.

Na última semana, entre os dias 18 e 22 de novembro, os pilotos Yago e Yuri Cesário (Vizzon Jeans / Gráfica Conceito / MZ Racing), de Goiânia, estiveram em Las Vegas, nos Estados Unidos, disputando a 13ª edição do SKUSA – Super Nationals, maior competição de kart das Américas.

Dividindo a pista com 500 competidores de 29 nacionalidades os gêmeos tiveram na categorias deles, a TaG Jr, a responsabilidade de competir contra outros 65 concorrentes. Mas isto não pareceu ser problema para os atuais campeões Brasileiro e da Copa Brasil de Kart.

Os gêmeos de Goiânia já iniciaram os treinos da semana andando muito bem e, após uma impressionante adaptação ao circuito e equipamento, completamente desconhecido para ambos, eles se destacaram desde as primeiras atividades.

Na tarde de sexta-feira os garotos partiram para a tomada de tempos e, mesmo estando em grupos separados, conseguiram se destacar conquistando a segunda (Yago) e quinta (Yuri) posições para a formação dos grupos das classificatórias. Nesses grupos, aliás, Yuri ficou no “A” e Yago no “B”.

Seguindo o mesmo estilo de disputa do Campeonato Mundial, todos os pilotos se enfrentaram em baterias de 12 voltas. Sempre ocupando as primeiras posições, a tática dos dois irmãos foi a de economizar bastante o equipamento, principalmente os pneus, para a última e decisiva prova. Cada um dos gêmeos participou de 3 baterias tendo sido o melhor resultado de Yago a vitória no confronto BxC. Yuri, por sua vez, teve seu melhor resultado na disputa AxD, quando terminou em segundo.

Montada a tabela de classificação que determinaria o grid de largada da corrida final, Yago conseguiu um lugar na primeira fila, largando do segundo posto. Yuri, por sua vez, abriu a terceira fila partindo do quarto lugar.

Pontualmente as três da tarde deste domingo, nove da noite pelo horário de Brasília, Yago e Yuri largaram para a corrida final do SKUSA 2009. Logo na largada Yago perdeu três posições e, escoltado pelo irmão Yuri, passaram a buscar os dois primeiros lugares da corrida. Com todos os karts do primeiro pelotão brigando bastante pela liderança e, principalmente, com vários toques e manobras arriscadas dos concorrentes os gêmeos se mantiveram na briga pela vitória até a 15ª volta. Daí por diante ambos os karts passaram a perder um pouco de rendimento e, com isso, caíram algumas posições. Com muita garra ambos se defenderam muito para manter suas posições e Yago acabou recebendo a bandeirada na quinta posição e Yuri, na 12ª. Com o resultado Yago foi o melhor brasileiro da categoria, que teve ainda Felipe Fraga em oitavo e Marco Túlio, em 13º.

Foi uma experiência sem igual para os meninos e para nós também. Eles estiveram competitivos durante todas as atividades e infelizmente, na prova final, os dois karts apresentaram super-aquecimento dos motores nas cinco últimas voltas. A temperatura ideal era de 48º, e os dois karts chegaram com os motores com cerca de 65º. Este aumento de 35% na temperatura comprometeu em muito o rendimento dos dois karts e os meninos foram verdadeiros heróis de ainda conseguirem terminar tão bem. Voltamos para o Brasil satisfeitos com o desempenho de ambos e certos de que o resultado final não representou o que efetivamente eles poderiam ter conquistado”, finalizou Mazinho Oliveira, chefe de equipe dos irmãos.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Leandro Claro/KartOnline

Nenhum comentário: