terça-feira, dezembro 15, 2009

Yurik Carvalho é campeão da Copa São Paulo Light


No último sábado, dia 12, no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri, Grande São Paulo, o piloto paulista Yurik Carvalho (Techspeed/ AMF Kart Parts/ Splash Bar), da categoria Cadete, conquistou de forma espetacular o título de Campeão da Copa São Paulo Light de Kart.

As disputas, que aconteceram sob forte calor, marcaram o terceiro título do piloto na temporada e veio para ocupar a galeria de sua casa ao lado dos troféus do Campeonato Sul-Americano e do Campeonato Nova Schin de Kart.

Carvalho chegou a esta etapa na terceira posição do Campeonato, com a difícil tarefa de superar outros fortes concorrentes para chegar ao título. Além disso, a responsabilidade da decisão foi dividida em duas baterias que tinham pontuação diferenciada do restante do Campeonato.

Diferente também das demais etapas foi a formação do grid de largada. Não houve tomada de tempos, por uma determinação do regulamento os pilotos alinharam seus karts pela pontuação final do segundo turno da competição. Yurik, já sabendo de sua posição de largada, traçou uma estratégia de largada com a equipe, mas principalmente visando a difícil matemática que o levaria ao título.

Após uma primeira corrida muito disputada em que por várias vezes ele chegou a ocupar a liderança, sem nunca deixar o primeiro pelotão, Carvalho cruzou a linha de chegada na terceira posição, na prova vencida por Matheus Jacques, que ficou a apenas 141 milésimos de Yurik.

Na segunda bateria, última prova do Light, Yurik então deu um verdadeiro show. Com muita cautela e focado na vitória, ele não se precipitou em nenhum momento e soube aguardar as oportunidades para ganhar posições. Com bastante garra ele chegou à primeira posição e depois, mesmo sob forte pressão, conseguiu segurar os ataques dos adversários, vencendo a corrida de forma espetacular.

Com a soma dos resultados Yurik terminou o Campeonato com 69 pontos, três a mais que Vitor Batista, o Vice-Campeão, e assim comemorou muito o título mais concorrido de sua carreira. Para chegar a esta conquista o piloto superou nada menos que 44 concorrentes que ao longo da temporada também buscaram esta vitória.

Estou realmente muito feliz por este título. Ninguém conquista nada sozinho e, assim, quero agradecer ao apoio dos meus patrocinadores Techspeed, AMF Kart Parts e Splash Bar, pela confiança durante o ano. Agradeço também aos meus pais, Marcelo e Vânia, pela compreensão, ajuda e até pelas broncas. E, por fim, quero dedicar este título à equipe Camargo Racing, que foi a mais vitoriosa equipe do ano, e mandar um abraço especial para o Evandro Camargo, chefe do time e os mecânicos Sadã, Galo e Guigo, pela ajuda e batalha durante a temporada. Valeu pessoal, ano que vem tem muito mais na Júnior Menor!”, encerrou o piloto de 11 anos.

GP RBC encerrou a temporada

Após a festa da vitória do Light Yurik e seu time voltaram à Aldeia da Serra no domingo, 13, para a disputa do Grande Prêmio RBC de Kart. Ao lado de outros 15 pilotos que se classificaram durante o ano nas mais diversas categorias o garoto de 11 anos tentou a conquista de mais um título que, neste caso, também valeria inúmeros prêmios para o seu vencedor.

Porém, com a pista molhada e uma grande indefinição sobre que tipo de acerto usar no kart, em virtude da quantidade de água em cada um dos pontos da pista, Carvalho não conseguiu se despontar na prova.

Apesar de ter largado da terceira posição e até mesmo disputar a liderança, o campeão do Light não conseguiu manter o bom rendimento quando a chuva apertou e, assim, levou seu kart heroicamente até o final quando recebeu a bandeirada na sétima posição.

Não tínhamos como definir 100% qual acerto usaríamos. Definimos por um “setup” que era perfeito para a condição de pista poucos minutos antes da largada, que vinha secando. Porém, na segunda metade da prova, voltou a chover e o Yurik realmente não tinha como ser mais rápido do que efetivamente estava fazendo. Valeu pela participação e principalmente pela festa. A RBC está de parabéns pela iniciativa e pelo que tem feito pelo kartismo nacional”, finalizou Evandro, chefe da Camargo Racing.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

Nenhum comentário: