quinta-feira, janeiro 21, 2010

Entrevista: Ruan Pizzol e Marcus Laba falam sobre o Enduro de Natal do Raceland


Marcus Laba

A Waf Racing conversou com os pilotos Ruan Pizzol e Marcus Laba (Elevasul / Irmãos Abage), que formaram dupla para a disputa da III edição do Enduro de Natal do Raceland, prova disputada no dia 19 de dezembro, em Pinhais (PR). No bate-papo os pilotos contaram sobre a participação nessa tradicional prova do kartismo paranaense, bem como os planos para a temporada 2010. Confira a entrevista!

Ruan e Marcus, antes de mais nada, conte-nos sobre os preparativos para essa prova de encerramento de temporada. Vocês já tinham formado dupla em outras competições?

Ruan - Foi a primeira vez que corremos juntos, eu estava conversando com meu pai e tive a ideia de chamar o Marcus, então entrei em contato e já fechamos a dupla rapidinho. A preparação para o Enduro foi um tanto corrida - como foi tudo decidido de última hora, tivemos pouco tempo para treinar e acertar o kart. Já faziam alguns meses que eu não treinava e não sabia como estava o acerto do meu kart.

Fomos para a pista para o primeiro treino durante a semana que antecedeu o Enduro e tivemos que mudar algumas coisas, foi uma correria atrás de peças. O mais complicado foi o lastro, pois eu tenho aproximadamente 15 quilos de diferença para o Marcus.

Marcus - Estava participando de uma etapa do Enduro dos Amigos, organizado pelo Gian (Copa Curitiba), e já tinha expressado a vontade de participar do Enduro de Natal, porém como não tinha equipamento, aguardava um convite para participar. Foi então que o Ruan veio conversar comigo e me convidou. Não teve muita enrolação, fechamos a dupla e começamos a articular treinos, que foram poucos em função do pouco tempo que tínhamos.

Foi a primeira participação no Enduro?

Ruan - Essa foi a minha segunda vez no Enduro, a primeira foi há algum tempo atrás, então nem contou como experiencia.

Marcus - Sim, foi minha primeira participação no Enduro. Já tinha tentado participar em 2008, mas por problemas de datas não foi possível. Naquele ano eu já tinha acertado minha participação na prova de 12 horas do Velopark, onde obtivemos um ótimo resultado (2º lugar).

Essa edição de 2009 do Enduro de Natal reuniu 29 equipes no grid, e nomes de peso do kartismo e do automobilismo nacional, como o Zé Córdova (multicampeão na Clio), os irmãos Margeon (campeões brasileiros de 13HP) e o Bruno Pacetti (vencedor das 500 Milhas da Granja Viana). Que tal dividir a pista com pilotos desse nível?

Ruan - Eu acho bem legal quando temos bastante gente experiente correndo junto, pois dá um ânimo a mais quando você está tentando superar pilotos com mais técnica e tempo de pista.

Marcus - Achei sensacional, pois em primeiro lugar, o bacana é ter grid cheio, até mesmo para dar mais emoção, pois em uma prova de longa duração os karts se espalham e você acaba tendo trânsito o tempo todo, exigindo mais atenção e habilidade dos pilotos, aumentando o nível de dificuldade da prova e valorizando as conquistas.

Com relação aos nomes de peso, acho muito importante andar com quem sabe mais que você, pois assim temos a oportunidade de aprender mais. E nada mais gostoso que durante a corrida você conseguir passar um piloto destes. Acho a participação destes nomes estimulante para os pilotos menos conhecidos.

Vamos falar da corrida... a definição do grid foi por sorteio.

Ruan - Largamos em 20º ou 21º, não me lembro exatamente. Com provas de longa duração, eu acho que a largada não dá vantagem a ninguém, se você está virando bem na pista, em poucas voltas ja consegue se colocar entre os primeiros.

Marcus - Largamos em 20º, largada bem tumultuada, linda de ver. Optamos pelo Ruan para iniciar a prova e eu para terminar.


Ruan Pizzol

Janela para a troca de pilotos. Como foi a estratégia da dupla?

Ruan - Como não tivemos muito tempo para preparar uma estratégia, decidimos na hora quem iria largar e eu entrei logo que abriu a janela para a troca, pois o banco estava quebrado e eu estava me desconcentrando muito com isso. Fui para o box para tentar resolver isso, só que como tudo é muito corrido, não deu para resolver nada! (hehehe)

Marcus - Conversamos e acertamos os equipamentos no box, de tal maneira que perdêssemos o menor tempo possível, pois além de trocar piloto, ainda tínhamos o lastro para ser colocado e retirado a cada troca, em função da diferença de peso. Tínhamos uma equipe de apoio muito boa, que nos proporcionou boas trocas durante a corrida. Só temos a agradecer ao Joel, ao Geremias e sua equipe, pelo ótimo trabalho de preparação do equipamento e a assistência na pista.

Como vocês analisam o resultado final obtido no Enduro de Natal?

Ruan - Nós vimos que, se estivéssemos mais preparados para a corrida, com um pouco mais de treino e também com o suporte de peso adequado - o que mais nos prejudicou - o resultado poderia ser outro. Tivemos que improvisar uma haste no suporte que tínhamos, isso já no dia da corrida. Colocamos uma barra com rosca infinita, só que ela era um pouco menos resistente do que a barra original e quebrou logo no início da prova.

Marcus - Levando em conta as adversidades que tivemos que enfrentar, tais como um furo grande no fundo do banco e o suporte de lastro quebrado, o que nos obrigou a fazer uma parada prematura e longa no box (perdemos 5 voltas) para prender o lastro de forma a não nos prejudicar e a nenhum outro piloto na pista, acredito que o resultado foi muito bom, pois estávamos muito rápidos.

Antes de termos o contratempo do suporte de lastro chegamos a andar em 5º. E quando retornamos com as voltas de atraso, voltamos entre os líderes e conseguimos acompanhá-los até o final da prova. Ficou aquele sentimento de querer saber onde teríamos chegado sem os problemas enfrentados.

Quais os planos para a temporada 2010? Participação confirmada na quarta edição do Enduro de Natal?

Ruan - Quero ver se esse ano me empenho mais no Kart, para estar preparado para correr o enduro e mais algumas outras provas. A pista do Raceland está com algumas modificações, então me parece que esse ano teremos que começar a nos adaptar à pista nova, isso deixará ainda mais competitivo os campeonatos.

Marcus - Tenho planos de participar de uma ou duas etapas do Metropolitano em Curitiba, buscar manter minha participação no TOP 5 do campeonato Braço Duro em Joinville (uma competição com kart indoor, com pilotos de altíssimo nível), Enduro de Natal 2010, participar das 500 Milhas de Kart Amador da Granja Viana, e quem sabe das 500 Milhas "oficial". Campeonato Brasileiro de Kart Indoor (AMIKA).

Marcus, além do Enduro de Natal do Raceland em dezembro, você participou das 500 Milhas de Kart Amador da Granja Viana, em novembro, prova que reuniu mais de 300 pilotos e deu à equipe vencedora a chance de disputar as 500 Milhas "oficial". Diante disso pergunto a vocês: motores 13HP e provas de longa duração formam uma boa dupla?

Marcus - Sem dúvida, pois a confiabilidade dos motores 13HP e o baixo custo de manutenção são a fórmula ideal para provas de longa duração. E esta afirmação é endossada pela utilização dos mesmos na prova das 500 Milhas da Granja Viana, com tantos nomes conhecidos no automobilismo Nacional e Internacional. E já utilizam este motor há várias edições.

Eu acho e espero que os organizadores promovam mais provas de endurance pelas nossas pistas neste Brasil, e com datas não conflitantes, pois a emoção de participar de uma prova destas é singular, afinal não podemos contar única e simplesmente com a habilidade de pilotar, pois temos que montar estratégias, resolver adversidades em tempos curtíssimos, trabalhar em equipe.

Ruan - Com certeza, a manutenção do 13HP é bem baixa, então a chance de dar algum problema no motor é pequena. O que não dá para evitar são imprevistos que sempre acontecem como: batidas e quebra de algumas peças pequenas.

Esse foi o bate-papo com os pilotos Marcus Laba e Ruan Pizzol, que participaram da III edição do Enduro de Natal do Raceland. Para essa prova, os pilotos contaram com o patrocínio da Elevasul e Irmãos Abage.

Nenhum comentário: