Piloto brasileiro assinou com a equipe HiTech Racing e, ao lado de Gabriel Dias, também do Brasil e Willian Buller, da Irlanda do Norte, fará sua primeira temporada no velho continente
Após a participação no Campeonato Sul-Americano de F3 no ano de 2009, quando finalizou a temporada na terceira posição e a recente disputa do Toyota Racing Series, na Nova Zelândia, que encerrou com o quinto lugar, o piloto brasileiro Lucas Foresti assinou na tarde desta terça-feira, dia 23, seu contrato de participação no Campeonato Inglês de F3.
Foresti representará as cores da tradicional equipe HiTech Racing, campeã da série em 2007 e que na temporada passada também desembarcou no Brasil. Por aqui a equipe disputou a etapa preliminar do GP Brasil de Fórmula 1 e, no último mês de janeiro, sagrou-se campeã do F3 Brazil Open, disputado na mesma pista de Interlagos, com o piloto Willian Buller.
Apesar de utilizar o mesmo chassis Dallara que é usado no Sul-Americano de F3, o carro do Campeonato Inglês é muito mais trabalhado e técnico que o utilizado por aqui. Na competição do Reino Unido são permitidos vários ajustes aerodinâmicos, além da utilização de pneus diferentes, da marca Cooper. Fora isso, as equipes tem à disposição três fábricas de chassis e três fábricas de motores, o que amplia em muito as opções dos times. A HiTech entra na competição de 2010 apostando no conjunto de chassis Dallara e os motores Volkswagen.
Foresti, antes de seguir para a Nova Zelândia, participou de testes de inverno com algumas equipes. “Antes de fazer a opção pela HiTech treinei com alguns times do Campeonato Inglês e do Europeu. Agradeço a todos que me orientaram e ajudaram nestas sessões onde aprendi bastante sobre o carro, os pneus, motores e o próprio sistema de trabalho”, explicou o jovem de 17 anos.
Ryan Sharp, chefe da equipe, destacou as qualidade de Lucas. “O Lucas é uma estrela em ascensão. Ele testou com a Mucke, Carlin, T-Sport e tivemos de trabalhar muito para conseguir contratá-lo. Pude vê-lo pilotando em Interlagos e fiquei impressionado. Ele sabe que terá grandes concorrentes e desafios enormes pela frente, mas está muito seguro em aproveitar esta oportunidade para impressionar".
"A Fórmula 3 Inglesa é algo que ouvimos falar desde o dia em que pensamos em sair do kart. Grandes estrelas do automobilismo tiveram a explosão de suas carreiras com o título britânico e, para mim, será uma grande experiência. O calendário com 30 corridas e a possibilidade de poder treinar me garante uma boa condição de aprendizado que é fundamental para quem está iniciando a segunda carreira nos monopostos”, finalizou o piloto brasileiro.
O calendário do Campeonato será formado por 10 eventos de rodada tripla, ou seja, três corridas por final de semana. A primeira prova será disputada daqui pouco mais de um mês, nos dias três e cinco de abril, no Autódromo de Outlon Park, na Inglaterra. Apesar da denominação de Campeonato Inglês a competição passará também pela Alemanha, Bélgica e França, nos tradicionais circuitos de Hockenheim, Spa-Francorchamps e Magny-Cours.
"Nós só iremos entrar na pista para competir se tivermos a possibilidade de ganhar. Queremos ganhar corridas nesta temporada e lutar pelo título. Esperamos continuar o trabalho mostrado pela equipe no ano passado e atingir a meta que está estabelecemos para nós, que é a de trazer o título para a HiTech Racing", encerrou Sharp.
Confira abaixo o calendário completo:
1ª Rodada - 03 e 05/04 – Outlon Park (Inglaterra)
2ª Rodada - 01 e 02/05 – Silverstone (Inglaterra)
3ª Rodada - 22 e 23/05 – Magny-Cours (França)
4ª Rodada - 29 e 30/05 – Hockenheim (Alemanha)
5ª Rodada - 17 e 18/07 – Rockingham (Inglaterra)
6ª Rodada - 30 e 31/07 – Spa-Francorchamps (Belgica)
7ª Rodada - 07 e 08/08 – Thruxton (Inglaterra)
8ª Rodada - 14 e 15/08 – Silverstone (Inglaterra)
9ª Rodada - 29 e 30/08 – Snetterton (Inglaterra)
10ª Rodada - 25 e 26/09 – Brands Hatch (Inglaterra)
Foresti representará as cores da tradicional equipe HiTech Racing, campeã da série em 2007 e que na temporada passada também desembarcou no Brasil. Por aqui a equipe disputou a etapa preliminar do GP Brasil de Fórmula 1 e, no último mês de janeiro, sagrou-se campeã do F3 Brazil Open, disputado na mesma pista de Interlagos, com o piloto Willian Buller.
Apesar de utilizar o mesmo chassis Dallara que é usado no Sul-Americano de F3, o carro do Campeonato Inglês é muito mais trabalhado e técnico que o utilizado por aqui. Na competição do Reino Unido são permitidos vários ajustes aerodinâmicos, além da utilização de pneus diferentes, da marca Cooper. Fora isso, as equipes tem à disposição três fábricas de chassis e três fábricas de motores, o que amplia em muito as opções dos times. A HiTech entra na competição de 2010 apostando no conjunto de chassis Dallara e os motores Volkswagen.
Foresti, antes de seguir para a Nova Zelândia, participou de testes de inverno com algumas equipes. “Antes de fazer a opção pela HiTech treinei com alguns times do Campeonato Inglês e do Europeu. Agradeço a todos que me orientaram e ajudaram nestas sessões onde aprendi bastante sobre o carro, os pneus, motores e o próprio sistema de trabalho”, explicou o jovem de 17 anos.
Ryan Sharp, chefe da equipe, destacou as qualidade de Lucas. “O Lucas é uma estrela em ascensão. Ele testou com a Mucke, Carlin, T-Sport e tivemos de trabalhar muito para conseguir contratá-lo. Pude vê-lo pilotando em Interlagos e fiquei impressionado. Ele sabe que terá grandes concorrentes e desafios enormes pela frente, mas está muito seguro em aproveitar esta oportunidade para impressionar".
"A Fórmula 3 Inglesa é algo que ouvimos falar desde o dia em que pensamos em sair do kart. Grandes estrelas do automobilismo tiveram a explosão de suas carreiras com o título britânico e, para mim, será uma grande experiência. O calendário com 30 corridas e a possibilidade de poder treinar me garante uma boa condição de aprendizado que é fundamental para quem está iniciando a segunda carreira nos monopostos”, finalizou o piloto brasileiro.
O calendário do Campeonato será formado por 10 eventos de rodada tripla, ou seja, três corridas por final de semana. A primeira prova será disputada daqui pouco mais de um mês, nos dias três e cinco de abril, no Autódromo de Outlon Park, na Inglaterra. Apesar da denominação de Campeonato Inglês a competição passará também pela Alemanha, Bélgica e França, nos tradicionais circuitos de Hockenheim, Spa-Francorchamps e Magny-Cours.
"Nós só iremos entrar na pista para competir se tivermos a possibilidade de ganhar. Queremos ganhar corridas nesta temporada e lutar pelo título. Esperamos continuar o trabalho mostrado pela equipe no ano passado e atingir a meta que está estabelecemos para nós, que é a de trazer o título para a HiTech Racing", encerrou Sharp.
Confira abaixo o calendário completo:
1ª Rodada - 03 e 05/04 – Outlon Park (Inglaterra)
2ª Rodada - 01 e 02/05 – Silverstone (Inglaterra)
3ª Rodada - 22 e 23/05 – Magny-Cours (França)
4ª Rodada - 29 e 30/05 – Hockenheim (Alemanha)
5ª Rodada - 17 e 18/07 – Rockingham (Inglaterra)
6ª Rodada - 30 e 31/07 – Spa-Francorchamps (Belgica)
7ª Rodada - 07 e 08/08 – Thruxton (Inglaterra)
8ª Rodada - 14 e 15/08 – Silverstone (Inglaterra)
9ª Rodada - 29 e 30/08 – Snetterton (Inglaterra)
10ª Rodada - 25 e 26/09 – Brands Hatch (Inglaterra)
Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Nenhum comentário:
Postar um comentário