Destaque das últimas temporadas – principalmente em 2009, quando foi pole do Pan-Americano na Sudam Júnior – o tocantinense Marco Tulio (Marco Banky/ Economic Logistica) deu novos rumos à sua carreira. Em 2010 o jovem piloto, de apenas 14 anos, passou a competir na Europa, inicialmente disputando a WSK Euro Series na categoria KF2.
A competição tem em seu calendário cinco etapas, disputadas na Itália, Espanha e Bélgica, das quais três já foram realizadas. Em seu primeiro ano no kartismo europeu, Marco Túlio vive uma fase de adaptação à alta competitividade que encontrou.
“O kartismo na Europa é muito diferente do Brasil, quem já correu lá sabe do que estou falando”, explica Marco Tulio. “Estou ainda em adaptação, mas aprendendo muito a cada corrida”, alegra-se o piloto.
A categoria KF2 reúne a cada etapa mais de 90 pilotos, vindos de diversas partes do mundo e, destes, apenas 34 conquistam o direito de disputar as provas finais, compostas de Pré-Final e Final. Os 34 finalistas são conhecidos após a disputa de quatro provas classificatórias.
Marco Tulio é piloto da equipe italiana Energy Corse e compete com motores TM e pneus Vega. “Meu principal problema nas primeiras corridas foi adaptar-me aos freios dianteiros. Eu só tinha visto um kart com este dispositivo no Pan-Americano do ano passado”, relembra Marco Tulio. “As ultrapassagens são mais intensas devido aos freios e agora penso que já estou mais bem ambientado aos freios e tenho melhorado minhas atuações”, emenda.
Em Lonato, na Itália, por exemplo, quando foi disputada a 2ª etapa da WSK, Marco Tulio (Marco Banky/ Economic Logistica) largou em 5º lugar em todas as classificatórias que disputou. Cada uma destas provas classificatórias teve um grid de 34 competidores. “Acabei ficando fora das finais nas três etapas em razão das muitas batidas que recebi. Os pilotos lá batem muito, forçam muito, e nós, que estamos acostumados a um kartismo mais ‘calmo’, por assim dizer, acabamos prejudicados. Ir bem na tomada de tempos é essencial, pois assim se escapa de ficar no pelotão intermediário nas corridas”, revela Marco Tulio.
Dia 27 de Abril Marco Túlio embarca para a Dinamarca, para disputar a classificatória Norte do Campeonato Europeu de KF2. E no final de semana seguinte irá até a Bélgica, onde será realizada a 4ª etapa da WSK. “É uma agenda cheia, mas sei que assim aprenderei muito. E desta forma terei chances de chegar o mais longe possível no automobilismo mundial. O kart é a base de todo piloto e quero ter uma base muito forte”, finaliza Marco Túlio.
A competição tem em seu calendário cinco etapas, disputadas na Itália, Espanha e Bélgica, das quais três já foram realizadas. Em seu primeiro ano no kartismo europeu, Marco Túlio vive uma fase de adaptação à alta competitividade que encontrou.
“O kartismo na Europa é muito diferente do Brasil, quem já correu lá sabe do que estou falando”, explica Marco Tulio. “Estou ainda em adaptação, mas aprendendo muito a cada corrida”, alegra-se o piloto.
A categoria KF2 reúne a cada etapa mais de 90 pilotos, vindos de diversas partes do mundo e, destes, apenas 34 conquistam o direito de disputar as provas finais, compostas de Pré-Final e Final. Os 34 finalistas são conhecidos após a disputa de quatro provas classificatórias.
Marco Tulio é piloto da equipe italiana Energy Corse e compete com motores TM e pneus Vega. “Meu principal problema nas primeiras corridas foi adaptar-me aos freios dianteiros. Eu só tinha visto um kart com este dispositivo no Pan-Americano do ano passado”, relembra Marco Tulio. “As ultrapassagens são mais intensas devido aos freios e agora penso que já estou mais bem ambientado aos freios e tenho melhorado minhas atuações”, emenda.
Em Lonato, na Itália, por exemplo, quando foi disputada a 2ª etapa da WSK, Marco Tulio (Marco Banky/ Economic Logistica) largou em 5º lugar em todas as classificatórias que disputou. Cada uma destas provas classificatórias teve um grid de 34 competidores. “Acabei ficando fora das finais nas três etapas em razão das muitas batidas que recebi. Os pilotos lá batem muito, forçam muito, e nós, que estamos acostumados a um kartismo mais ‘calmo’, por assim dizer, acabamos prejudicados. Ir bem na tomada de tempos é essencial, pois assim se escapa de ficar no pelotão intermediário nas corridas”, revela Marco Tulio.
Dia 27 de Abril Marco Túlio embarca para a Dinamarca, para disputar a classificatória Norte do Campeonato Europeu de KF2. E no final de semana seguinte irá até a Bélgica, onde será realizada a 4ª etapa da WSK. “É uma agenda cheia, mas sei que assim aprenderei muito. E desta forma terei chances de chegar o mais longe possível no automobilismo mundial. O kart é a base de todo piloto e quero ter uma base muito forte”, finaliza Marco Túlio.
Texto: Kart Gaúcho Assessoria de Comunicação – Erno Drehmer
Foto: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário