quinta-feira, julho 22, 2010

Brasileiro: Irmãos Cesário tiveram situações diferentes na competição




Problemas de motor, acerto e falta de treinos deixaram Yago e Yuri Cesário com equipamentos diferentes pela primeira vez.

Na última semana, entre os dias 13 e 17, o kartismo brasileiro viveu seu momento maior com a realização do 45º Campeonato Brasileiro de Kart. 151 competidores de 15 estados brasileiros estiveram no Kartódromo Internacional de Volta Redonda, no interior do Rio de Janeiro, para lutarem pelo principal título da temporada brasileira.

Yuri Cesário, Campeão Brasileiro de 2009 e seu irmão gêmeo Yago Cesário, Campeão da Copa Brasil 2009 (Vizzon Jeans / Gráfica Conceito / MZ Racing) estrearam em 2010 na classe Júnior. Com chassis da marca Birel e motores Riomar MRA-1, preparados pela empresa mineira RBC Preparações, ambos foram para a pista fluminense com o único objetivo de conquistar mais um título para o estado de Goiás.

Porém, pela primeira vez desde 2007, quando disputaram o Campeonato Brasileiro pela primeira vez, os gêmeos não tiveram a oportunidade de treinarem com antecedência no traçado da competição nacional. Assim, sem conhecer a pista, eles iniciaram a preparação para o Brasileiro apenas quando foram iniciados os treinos oficiais, na terça-feira passada.

Foram cinco sessões de treinos livres e muitos problemas. Motores que eram menos potentes que o dos concorrentes, falta de conhecimento do traçado e até mesmo dificuldades com o ajuste dos chassis fez com que pela primeira vez em uma competição os irmãos competissem com karts diferentes. Yuri preferiu apostar em um novo chassis, da marca Techspeed, enquanto Yago optou por trabalhar um novo acerto e continuar com seu Birel.

Meio às escuras ambos partiram para a tomada de tempos. Apesar do problema de aderência e acerto ter sido solucionado o motor, mesmo com as melhoras feitas ao longo dos treinos, parecia perder bastante ainda para o dos principais adversários e, com isso, Yago fez apenas o 10º tempo e Yuri, por sua vez, o 14º.

Experiência contou nas corridas

Esperançosos por uma boa recuperação nas duas corridas classificatórias que estavam por vir Yago e Yuri conseguiram se sobressair perante alguns adversários nas baterias e ganharam posições. Yago terminou as duas provas com 18 pontos o que lhe garantiu o sétimo lugar para a largada da Pré-Final. Yuri, por sua vez, somou 25 pontos o que lhe rendeu a 13ª posição para iniciar a penúltima corrida do evento.

Com pista molhada os gêmeos mostraram muita determinação e com uma grande dose de arrojo foram ganhando posições. Beneficiado também pela penalização de dois concorrentes Yago terminou com a vitória desta bateria enquanto que Yuri, ficou com o sexto lugar.

A última e decisiva corrida do Brasileiro foi a Final, realizada ao final da tarde de sábado. Yago largou bem e Yuri, também, chegando a estarem os dois em primeiro e segundo. Porém, em condições de pista seca, ambos precisaram de muito braço para segurar o ataque dos adversários. Os motores eram cerca de 1.000 rpm’s mais lentos nos trechos de alta e, assim, os irmãos não conseguiram se manter na frente. Mesmo assim, demonstrando extrema desportividade, Yago levou seu kart até o final no primeiro pelotão e recebeu a bandeirada na quarta posição. Yuri, por sua vez, após um toque, teve de recolher ao parque fechado e não conseguiu completar a prova.

Foi um Brasileiro muito difícil para os meninos. Tivemos problemas de motor, acerto e a falta de treinos também foi muito prejudicial para nós. O pódio que o Yago conseguiu, no braço, foi realmente um prêmio pela dedicação de todos nós em busca de um melhor equipamento. Vamos trabalhar muito para a Copa Brasil e, nossos adversários podem esperar, que lá a história será diferente”, encerrou Mazinho Oliveira, chefe da equipe MZ Racing.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Fotos: Flávio Quick

Nenhum comentário: