terça-feira, julho 20, 2010

João Pedro Guim está no Top 10 do país


Piloto mineiro disputou o Campeonato Brasileiro na última semana e terminou a competição entre os 10 melhores

Na última semana, entre os dias 13 e 17 de julho, todas as atenções do kartismo nacional estiveram voltadas para o Kartódromo Internacional de Volta Redonda, interior do estado do Rio de Janeiro. Lá aconteceu a primeira fase do 45º Campeonato Brasileiro de Kart, competição que reuniu 151 pilotos das classes Mirim, Cadete, Super Cadete, Júnior Menor, Júnior e F-4.

A categoria que reuniu o maior número de competidores foi a Cadete, com 41 participantes. Dentre as várias feras de todas as partes do país o piloto João Pedro Guim (Camargo Racing) esteve na competição defendendo as cores do estado de Minas Gerais.

Guim, que atualmente está radicado em Cuiabá – MT, mas participa das disputas da Copa São Paulo Light e Granja Viana é uma das grandes revelações do kartismo atual. Recém promovido da classe Mirim, o pequeno piloto de 10 anos já acumula várias vitórias e títulos e provou que já briga de igual para igual com os concorrentes mais experientes.

Nesta semana, porém, em Volta Redonda, o piloto parecia ter sido abandonado pela sorte. Sem ter conseguido um bom acerto para o seu kart, Guim e a equipe Camargo Racing lutaram durante todos os treinos livres para conseguir um equipamento mais competitivo e que proporcionasse ao piloto condições de lutar pela vitória.

Como no Brasileiro os motores da Cadete são sorteados, João Pedro não se conformou com o baixo rendimento e, mesmo sob pena da perda de posições, trocou o propulsor por algumas vezes para ver se conseguiria um rendimento melhor. Nenhuma melhora significativa aconteceu e, após as duas tomadas de tempo, o piloto fez apenas o 36º tempo.

Herói nas corridas

Como o número de pilotos ultrapassou o máximo de 34 previsto para a corrida apenas os 28 melhores classificados estariam confirmados na bateria Pré-Final. Os demais estariam sujeitos a uma prova de repescagem de onde seriam classificados os seis pilotos restantes.

Assim, com o “fantasma” da repescagem rondando seu kart, Guim partiu para as corridas classificatórias. Com muita determinação e arrojo o piloto mostrou seu grande potencial e, mesmo com o kart longe do ideal, mostrou grande competência ao terminar a primeira corrida na 17ª posição e a segunda, na 13ª. Com os resultados ele somou 30 pontos e, deste modo, garantiu a 21ª posição no grid de largada da Pré-Final.

Em uma prova feita com o piso úmido e os pilotos com pneus de chuva, Guim fez mais uma grande corrida de recuperação. “Com a faca nos dentes” ele não tomou conhecimento do piso escorregadio e com grande competência foi superando um a um seus adversários até receber a bandeirada na oitava posição.

A última e decisiva prova foi disputada na tarde de sábado. João Pedro, desta vez, não conseguiu uma boa largada e perdeu algumas posições. Sem desanimar ele voltou a ultrapassar seus concorrentes, porém quando chegou ao 12º lugar se viu envolvido em uma pelotão que brigava muito entre si e, deste modo, deixou o primeiro grupo escapar. Guim ainda conseguiu ultrapassar todos deste grupo em que estava e, por fim, recebeu a bandeirada na nona posição.

Foi muito difícil. A pista estava naquela seca e molha e a gente nunca sabia que acerto ia usar no kart. Quero agradecer à equipe Camargo Racing e a minha família que me deram um grande apoio esta semana toda. Vou voltar para Cuiabá e continuar treinando para conseguir, ainda nesta temporada, a minha primeira vitória na Light e na Granja”, finalizou o garoto já pensando nos Campeonatos Regionais.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

Nenhum comentário: