sexta-feira, agosto 27, 2010

João Pedro Archer correu no Velopark pensando no Sul-Americano


O piloto mineiro João Pedro Archer (Techspeed / SF Engrenagens / Tokyo Tratores / Allan Motorports), que nas provas do kartismo nacional compete pela categoria Júnior, aceitou o desafio da fábrica de chassis Techspeed e disputará entre os dias 16 e 19 de setembro, no Kartódromo Velopark, em Nova Santa Rita - RS, o Campeonato Sul-Americano de Kart, pela classe Sudam Júnior.

Com vistas à participação neste importante torneio continental Archer e sua equipe estiveram no último final de semana no Rio Grande do Sul para testarem equipamentos e darem início à preparação para a corrida. “O motor e carburador desta classe é diferente do que estou acostumado a usar na Júnior além dos pneus, que serão os de selo amarelo. Assim, muda completamente o setup do kart que estou acostumado a guiar e, desta forma, tivemos que trabalhar todo um novo acerto para esta condição”, explicou o piloto.

Animado para mais um importante campeonato Archer saiu de Belo Horizonte na manhã de sexta com previsão de chegada em Porto Alegre antes das nove da manhã. Porém, seu vôo foi cancelado e, com isto, o atleta somente chegou à capital gaúcha no final da tarde o que o fez perder um dia inteiro de treinos.

No sábado, dia 21, o piloto chegou cedo ao kartódromo, mas a pista estava com treinos restritos em virtude de uma competição que aconteceria no domingo, denominada Velopark Cup. Como já estava por lá o piloto mineiro optou então por disputar a corrida na categoria Parilla, classe que tinha um equipamento semelhante ao que será usado no Sul-Americano.

Archer participou então dos treinos no sábado e, no domingo, partiu para a tomada de tempos e as duas corridas. Na sessão classificatória o piloto mostrou que havia conseguido encontrar um bom acerto para o kart e registrou a segunda volta mais rápida, garantindo assim um lugar na primeira fila da bateria inicial. Na corrida, contudo, após uma boa largada ele vinha entre os lideres, mas a seis voltas do final a corrente de seu kart se rompeu e ele teve de abandonar a prova.

Na última e decisiva corrida do final de semana Archer teve então sua redenção. Largando da 14ª posição o piloto fez incrível corrida de recuperação e, aos poucos, superou 13 adversários até chegar ao segundo posto. Nesta altura, porém, faltavam apenas quatro voltas para o final da prova e, assim, não havia mais tempo para que ele buscasse o líder Felipe Fraga, que venceu a bateria. João Pedro chegou na segunda posição e, com o resultado, foi o terceiro melhor piloto da etapa.

Apesar de nosso objetivo não ter sido a corrida, acho que foi muito proveitoso para mim. Como tive de largar do final do pelotão na segunda bateria fui obrigado a descobrir os pontos de ultrapassagem e me arriscar para ganhar posições. Temos ainda algumas coisas do kart para acertar e não descartamos a hipótese de voltarmos aqui para fazer mais uma sessão de treinos”, finalizou o representante da Techspeed / SF Engrenagens / Tokyo Tratores / Allan Motorports.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

Nenhum comentário: