terça-feira, setembro 28, 2010

Mais de 60 pilotos estiveram em Palmas na Copa Centro-Oeste


Luiz Felipe Branquinho ficou com a vitória na classe Cadete, com 31 pontos

Depois de quase cinco meses sem competições a Copa Centro-Oeste de Kart voltou ao cenário do kartismo nacional neste final de semana, dias 25 e 26, para a realização da segunda rodada da competição interestadual. A competição teve vez no Kartódromo Rubens Barrichello, em Palmas, capital do estado do Tocantins.

O evento contou com a participação de 64 pilotos vindos de várias regiões do país. Tal fato foi motivado, principalmente, pela Copa Brasil de Kart. O evento nacional terá vez também nesta pista, entre os dias 14 e 16 de outubro, e com isso vários competidores acharam interessante utilizar a Copa Centro-Oeste, que ofereceu condições reais de corrida, para se prepararem para o evento.

Alguns problemas relacionados à infra-estrutura e ao sistema eletrônico de cronometragem ocasionaram um grande atraso na programação das atividades oficiais, deixando o evento quase que em sua totalidade para o domingo. Demonstrando muito espírito de competição as equipes permaneceram no kartódromo e, então no domingo, protagonizaram belas corridas e pegas que duraram até o final do dia. Como a competição foi realizado em sistema de rodada tripla ao todo foram disputadas 21 corridas.

Para efeito de premiação os organizadores criaram uma planilha com os vencedores da rodada, que valeu como etapa única do Campeonato Tocantinense. Assim, os pilotos que somaram o maior número de pontos nas três corridas garantiram também a conquista de um título estadual.

Na categoria Mirim o campeão foi Gustavo Araújo que chegou à conquista com um terceiro lugar e duas vitórias. O segundo colocado foi Vitor Castro e, o terceiro, Luis Vinícius Rosate, que terminaram empatados em pontos.

Pela Cadete o título ficou com Luiz Felipe Branquinho. O piloto de Goiânia chegou à conquista após uma vitória, um sexto e um segundo lugares. João Pedro Custódio terminou em segundo e Gustavo Bandeira, em terceiro.

Estreando na Copa Centro-Oeste, a classe Super Cadete, que utiliza chassis de Cadete e motores 125cc, reuniu um grid de sete pilotos. Apesar da maioria deles ter disputado as provas também da Cadete, os garotos mostraram muito vigor físico para suportarem seis corridas sob o escaldante calor da região. João Pedro Custódio conquistou a vitória na rodada, com uma vitória e dois terceiros lugares. João Pedro Guim, companheiro de equipe de Custódio, ficou com o segundo lugar e Felipe Drugovich foi o terceiro.

Pela Júnior Menor, que competiu junto com a Júnior, o título Tocantinense e a vitória na rodada ficou com Marcos Vieira, que somou 34 pontos. Gustavo Lima ficou com o segundo lugar, ao somar 32 pontos e, no terceiro posto, ficou Pedro Fortes, com 30.

Na Júnior o piloto goiano Yago Cesário mostrou que está se preparando como nunca para esta Copa Brasil. Após conquistar a vitória no Light, duas semanas atrás, chegou desta vez ao título tocantinense. A conquista veio da soma de duas vitórias e um segundo lugares, que lhe renderam 37 pontos contra 35, de Joaquim Junqueira, o segundo colocado. Antônio Furlan Neto foi o terceiro colocado.

Na classe Novatos apenas Guilherme Moura e Rodrigo Scarpa se inscreveram, tendo competido desta foram junto aos pilotos da classe Sênior. Com 37 pontos Moura ficou com o título da rodada e Scarpa, em segundo, somou 35.

A categoria Sênior teve disputas emocionantes, mas o resultado das três primeiras posições foi exatamente o mesmo nas três corridas dando assim o título do Tocantinense para Rodrigo Piquet, com 39 pontos. Marcelo Dantas ficou com o segundo lugar com 33 pontos e, Marco Aurélio, o terceiro com 27.

Dentre os Graduados aconteceu o que muitos poderiam achar um pouco estranho. Mesmo correndo em casa o multi-campeão Felipe Fraga não conseguiu vencer nenhuma das três corridas. Isto porque, em um final de semana inspirado, João Sérgio Câmara, que é amigo de Fraga, fez a pole-position e ganhou as três corridas reunindo a pontuação máxima da etapa. Felipe, com dois segundos e um quinto lugar, ficou com a segunda posição. Na terceira posição outro piloto da casa, Marco Túlio Souza, com 26 pontos.

Juntas, as categorias F-4 e F-4 Sênior reuniram 12 pilotos em três corridas bastante movimentadas. Com pegas eletrizantes e disputas que acabaram se misturando entre as duas categorias, foi difícil chegar ao resultado final de cada uma das classes. Pela F-4 Sênior a vitória ficou com Iturival, que somou 35 pontos. Flávio Motta ficou com o segundo lugar e Romero de Barros, o terceiro. Já na classe F-4 o grande vencedor foi Thiago Fraga, com uma vitória e dois segundos lugares. Fábio Monteiro ficou com o segundo lugar e, Marco Túlio, com o terceiro.

Depois da agitada rodada no Tocantins, a Copa Centro-Oeste retomará suas atividades no final de novembro. A terceira e última rodada do ano será disputada entre os dias 26 e 28 de novembro, no Kartódromo Ricardo Santos, em Goiânia - GO.

O regulamento geral da competição, adendos, resultados e comunicado de coroas da prova estão disponibilizados no site da RBC Preparações, no endereço www.rbcpreparacoes.com.br.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

Nenhum comentário: