quarta-feira, janeiro 26, 2011

Fittipaldi busca o bicampeonato das 24 Horas de Daytona neste final de semana


Brasileiro vai disputar a prova pela equipe Action Express, atual campeã. Grid será definido nesta quinta-feira

O brasileiro Christian Fittipaldi, vencedor das 24 Horas de Daytona em 2004, inicia nesta quinta-feira (dia 27) a briga por seu segundo título na tradicional prova de endurance, que abre o calendário da categoria Grand-Am nos Estados Unidos. Ao lado dos companheiros Max Papis, João Barbosa, Terry Borcheller e JC France, Fittipaldi participa dos treinos oficiais e do classificatório para a prova, que terá sua largada no sábado (29) às 18h30 (de Brasília).

Os pilotos defenderão a equipe Action Express, atual campeã, com o Porsche/Riley de número 9 na categoria DP (Daytona Prototype). No início do mês, Fittipaldi participou dos testes coletivos para a 49ª edição da corrida e ficou muito satisfeito com a performance do carro, especialmente em condições de corrida.

"De todas as vezes que corri em Daytona, acho que esta é a vez que terei a equipe mais sólida. Todos já venceram ao menos uma vez a prova, a equipe ganhou em 2010 em sua estreia e temos bastante experiência", declarou o piloto, que embarcou na última segunda-feira (24) para os Estados Unidos.

"Não temos o carro mais rápido, porém acredito que temos chances de largar entre os seis ou oito primeiros. Mas, em uma corrida tão longa como esta, não estamos tão preocupados com isso. O importante é que nos testes o carro demonstrou uma boa constância e ritmo rápido, principalmente com pneus velhos, o que é essencial para a corrida", continuou Fittipaldi.

"Vai ser uma prova muito disputada e acredito que teremos ao menos uns dez carros muito competitivos", completou o piloto, que na vitória de 2004 também correu ao lado de Borcheller. O norte-americano também participou da conquista da equipe Action Express no ano passado, assim como o português João Barbosa. Já o italiano Max Papis venceu Daytona em 2002.

Quarenta e nove carros (17 da categoria DP e 32 da GT) estão inscritos para a prova. O Canal Speed (28 SKY / 97 NET) transmitirá o evento para o Brasil a partir das 18 horas de sábado.

Único brasileiro a competir nas três principais categorias do mundo (F-1, F-Indy e NASCAR), Fittipaldi já disputou as 24 Horas de Daytona em cinco oportunidades no circuito misto de Daytona Beach (com extensão de 3,56 milhas - cerca de 5,7 km - e 12 curvas).

Confira a programação para a 49ª edição das 24 Horas de Daytona (Horário de Brasília - 3 horas a mais que o horário local):

Quinta, dia 27
13 às 14h30 - Treino Livre
16h30 às 17h30 - Treino Livre
18h45 às 19h00 - Classificatório Categoria DP
21h30 às 23h30 - Treino Livre

Sexta, dia 28
12 às 12h45 - Treino Livre
14 às 15h00 - Treino Livre

Sábado, dia 29
18h30 - Largada

Fonte: FGCom - Fernanda Gonçalves
Crédito da Foto: Chris Jessup

Nenhum comentário: