segunda-feira, março 28, 2011

Gaúcho de Fórmula 1.6: kartista Pedro Castro subiu no pódio em sua estreia no automobilismo


O kartista Pedro Castro (Ville House Hotel Canoas | Agropecuária Real) honrou o nome de sua família e fez excelente estreia nos autódromos gaúchos no último final de semana, quando disputou a etapa de abertura do Campeonato Gaúcho de Fórmula 1.6. A competição foi realizada no Autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS), e os 17 pilotos da categoria foram à pista para a disputa de duas baterias.

Filho de Vitor Hugo Castro e sobrinho de Luis Alberto Castro, nomes históricos do automobilismo gaúcho, Pedro enfrentou condições climáticas adversas, ainda mais para um piloto que pela primeira vez competia em autódromos, especialmente no Velopark, pista onde sequer havia treinado anteriormente.

Nos treinos de sexta-feira (25) um problema com a bobina de seu carro o impediu de ir à pista com condições razoáveis de desempenho. A primeira ida “de verdade” ao traçado de 2.278 metros do Velopark foi no sábado e Pedro Castro teve que enfrentar a pista molhada. “Tive apenas dois pequenos treinos para me adaptar ao circuito e ver as reações do carro. E os dois foram com chuva”, lembra Pedro. “Mas consegui me sair bem e me adaptei bem àquelas condições”, completa.

A tomada de tempos foi no domingo pela manhã, também com chuva e pista molhada, e Pedro Castro, comprovando sua adaptação ao carro e às condições climáticas, obteve um ótimo 4º lugar no grid de largada dentre os 17 competidores.

Pedro Castro, agora com pista seca, fez uma boa primeira bateria e manteve-se no pelotão dianteiro, terminando-a na 5ª posição. A largada da segunda bateria não foi boa para Pedro Castro, que caiu para as últimas posições. “Consegui me recuperar com calma e tranquilidade e com a entrada do safety car acabei me beneficiando para vir para frente”, lembra Castro, que recebeu a bandeirada mais uma vez em 5º, mesma posição em que subiu no pódio após a soma das duas baterias.

O balanço da corrida foi muito positivo. Nesta estreia em autódromos consegui cumprir minhas metas, que era terminar as duas baterias e conseguir um lugar ao pódio”, afirma Pedro Castro, cujos primos Christian, Matheus e Paulo também competem nos autódromos, respectivamente na Copa Montana, Mini Challenge e Gaúcho de Marcas e Pilotos. “Quero agradecer a toda minha equipe, a Kartsul, pelo excelente equipamento que me proporcionou; ao Alexandre Rheinlander, o ‘Bujão’, da Autotech Motorport, pelo forte motor que ele preparou; e ao Victor, da Kartshop, pelo auxílio e manejo de toda linha do Alfano em nosso carro”, agradece Pedro Castro (Ville House Hotel Canoas | Agropecuária Real).

Texto: Kart Gaúcho Assessoria de Comunicação – Erno Drehmer
Foto: Erno Drehmer

Nenhum comentário: