terça-feira, maio 24, 2011

A verdadeira Copa Chevette existiu. E, de certa forma, ainda existe


E explodiu nesta segunda, na internet, uma "corneta" virtual futebolística com ligação automobilística, que chegou a figurar nos TT (Trending Topics) mundiais, no Twitter: torcedores (certamente colorados) foram criativos e criaram um torneio fictício denominado COPA CHEVETTE.

O nome é uma alusão à Copa Audi, à qual o Inter de Porto Alegre enfrentará Barcelona, Milan e Bayern de Munique, na Alemanha, nos dias 26 e 27 de junho.

Pois na versão criada no site http://www.copachevette2011.com/, o Estádio Olímpico seria palco deste torneio nos dias 26 e 27 de julho, e reuniria somente times rebaixados (Grêmio, Náutico, Fluminense, Coritiba e Corinthians), e a fórmula seria “Todos contra todos, até que um consiga ganhar”, e o melhor jogador ganharia, lógico, um Chevette. Tem até convite fictício (muito bem feito) para imprimir.

Já na vida real, existiu um campeonato gaúcho (de carros, obviamente) denominado Copa Chevette, que foi disputado nos anos de 1982 e 1983. Ironicamente, este foi o ano em que o Grêmio foi Campeão do Mundo (à parte das discussões de Campeonato Fifa, etc.). Grandes nomes do automobilismo gaúcho revelaram-se e firmaram-se na competição, muitos migrando posteriormente para o Gaúcho de Opala, outros continuando nos Chevettes, nos subsequentes torneios de Marcas. Dentre os nomes, podemos citar Ronaldo Nique (um dos organizadores da Copa Chevette), Carlinhos de Andrade, João Sant'anna, Romaldo de Souza, entre outros.






E nos dias atuais, ainda temos Chevettes nas pistas. A Copa Classic RS, corrida de carros antigos do estado do Rio Grande do Sul, conta com três exemplares do modelo disputando o campeonato: o #77 de Fàbio Mincarone e o #88 de Giancarlo Scomazzon/Érico Postal e o #97 de Joel Schumann.

Então, corrigindo a galhofa divulgada hoje na internet, assista a "Copa Chevette" dia 12 de junho de 2011, no Autódromo Internacional de Tarumã, na prova da Copa Classic RS. De rebaixado, aqui, somente a suspensão dos carros, pois a competição é de alto nível, e sem briga de torcidas.

Acesse http://www.copaclassic.com.br/ e confira.

Texto e fotos: Niltão Amaral/Copa Classic

Nenhum comentário: