quinta-feira, julho 21, 2011

F-Futuro: Acidente tirou chances de primeira vitória de Felipe Donato no automobilismo


O piloto gaúcho Felipe Donato (Catelan & Cia. Ltda) participou da 3ª etapa da Fórmula Futuro Fiat, disputada em Londrina (PR) entre os dias 15 e 17 de julho. A etapa, novamente realizada em rodada dupla, foi disputada no Autódromo Ayrton Senna, um circuito desafiador e que oferece poucos pontos de ultrapassagem devido ao traçado travado e uma pista estreita.

Os treinos oficiais foram muito complicados para Donato, que não conseguiu encontrar o melhor acerto para o seu carro. Na tomada de tempos o jovem piloto, que reside em Guarani das Missões, ficou com a 7ª colocação no grid de largada, mas já virando tempos de volta muito rápidos. Isto mostrava que faltavam apenas alguns ajustes para melhorar o rendimento.

A primeira corrida, realizada no sábado (16), teve inúmeros acidentes, mas Felipe Donato conseguiu sair ileso e finalizou na 4ª colocação. No entanto, o gaúcho reclamou que o carro não estava respondendo muito bem e que seria necessário alterar seu acerto para a prova seguinte, que teria seu grid definido pela inversão dos oito primeiros na corrida anterior.

Assim, após algumas mudanças no carro e partindo da 5ª colocação, Donato tratou de atacar seus adversários em busca do melhor resultado. Passadas poucas voltas ele já ocupava a 3ª posição e passou a pressionar o 2º colocado, que estava mais lento. Nesta aproximação, no entanto, outro competidor acabou por causar um acidente, quando bateu com força no carro de Felipe Donato, arrancando seu bico e prejudicando totalmente o avanço do piloto gaúcho.

O representante da Catelan & Cia. Ltda. foi obrigado a parar no box para a troca da peça e, com isto, perdeu uma volta, o que tirou-lhe as chances de uma boa colocação. Donato recebeu a bandeirada final em 10º. O competidor que causou o acidente terminou a corrida na 2ª posição, mas depois foi punido em razão de atitude antidesportiva contra Felipe.

O prejuízo de Felipe Donato foi ainda maior se considerada a punição imposta ao primeiro colocado da prova, por queima de largada. Felipe poderia, portanto, ter sido o vencedor caso não tivesse acontecido o forte toque do oponente.

Depois de problemas nos treinos, consegui acertar o carro, principalmente para a segunda prova. Larguei em quinto e já estava em terceiro, próximo de conquistar a segunda colocação, quando aconteceu o acidente. Meu oponente foi precipitado, acabou me tirando da prova e depois foi corretamente punido”, lamenta Felipe Donato. “Tudo poderia ter sido diferente, mas acredito que não tenha sido proposital, pois tanto ele quanto eu poderíamos estar no pódio e, assim, mais próximos dos líderes no campeonato”, emenda.

Felipe Donato lamenta principalmente a chance que, teoricamente, perdeu de comemorar sua primeira vitória no automobilismo. “Infelizmente não consegui terminar a prova em que eu tinha grandes chances de vitória, porque o Guilherme Silva, que largou na ponta, também foi punido, por queimar a largada. Havia uma real chance de vitória, pois consegui acertar o carro para a segunda bateria e ainda tinha muito a evoluir naquele momento da corrida. Meu ritmo de prova estava condicionado ao segundo colocado, que vinha segurando bem a sua posição. Sem o acidente eu poderia ter subido para a 4ª colocação no campeonato e ficar próximo dos primeiros, mesmo com todos os problemas em outras corridas. Agora resta finalizar o campeonato de forma competitiva, tentar subir ao lugar mais alto do pódio e somar o maior número de pontos possíveis para melhorar na classificação”, encerra Felipe Donato.

A próxima etapa da Fórmula Futuro ocorre na metade de agosto, em Interlagos, São Paulo.

Fonte: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer

Nenhum comentário: