quinta-feira, julho 21, 2011

Goiano Gustavo Araújo teve um Brasileiro de Kart de superação


Na semana que passou mais de 200 pilotos de todo o país estiveram no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, São Paulo, onde foi disputada a primeira fase do Campeonato Brasileiro de Kart. Nesta que é a mais importante competição da temporada pilotos e equipes trabalharam duro e fizeram o seu melhor na busca pelo importante título nacional.

Fazendo a sua primeira temporada na categoria Cadete o piloto goiano Gustavo Araújo ( Lâmpadas AVANT | CORFIO fios e cabos | FATTOR reatores | RST Competições), atual vice-campeão Goiano, foi um dos representantes de seu estado na competição nacional. Em sua classe, que contou com quase 50 pilotos inscritos, o piloto mostrou todo o seu talento mesmo diante das várias dificuldades que enfrentou no decorrer das atividades.

Os treinos livres foram realizados em cinco sessões onde Gustavo e a equipe RST Racing puderam desenvolver todo o equipamento além do piloto conhecer o traçado. Muito dedicado o piloto seguiu à risca as orientações do preparador Ricardo Santos e, como resultado disso, foi melhorando seus tempos à cada entrada na pista.

A tomada de tempos foi realizada na quinta-feira e, sem conseguir um bom posicionamento de pista diante de concorrentes mais experientes Gustavo ficou com a 25ª posição da classificação, com o tempo de 1m02s294. Apesar da posição, este tempo conquistado foi apenas seis décimos mais lento que o conquistado pelo pole-position, mostrando assim toda a competitividade da categoria.

Na sequência do evento foram realizadas as duas corridas classificatórias. Gustavo estava tranquilo e sabia que poderia conseguir uma boa classificação. Na primeira prova classificatória, após uma boa largada, o piloto conseguiu importantes ultrapassagens e, com determinação, escalou boa parte do pelotão até receber a bandeirada de chegada no 13º lugar. A segunda classificatória foi disputada algumas horas depois e, desta vez, Araújo acabou sendo envolvido em um acidente e perdendo várias posições. Sem ter tempo para reação o piloto finalizou a corrida apenas no 25º lugar. Pela soma de pontos o piloto estava de fora das corridas Pré-Final e Final e, então, foi direcionado para a corrida de repescagem de onde sairiam os oito melhores para continuar no Campeonato. Desta vez, então, Araújo mostrou porque tem sido um dos destaques do kartismo em seu Estado e, com muita garra, manteve-se todo o tempo no primeiro pelotão e finalizou no terceiro lugar, o que, para ele, significou estar no grid de largada da Pré-Final na 31ª posição.

As duas corridas finais foram emocionantes. Com o apoio incondicional de seu pai, Willian, que também é piloto e de toda a equipe o piloto sabia que seu objetivo era o de escalar o pelotão. Em uma corrida muito disputada ele conseguiu desviar dos vários acidentes na pista e, volta a volta, conseguia superar algum adversário. Assim, ao final desta bateria, ele cruzou a linha de chegada no 24º lugar.

A última e decisiva prova aconteceu no final da manhã de sábado. Com um kart muito bem ajustado e a tranquilidade vista apenas nos pilotos já consagrados Gustavo tomou seu “cockpit” para a corrida. Em uma bateria onde demonstrou muita garra e vontade de se superar Gustavo mais uma vez ultrapassou vários concorrentes, recebeu toques, se recuperou e então recebeu a bandeirada final na 15ª posição.

Nada como um Campeonato Brasileiro para realmente preparar um piloto. As situações que o Gustavo vivenciou nesta competição, certamente, equivalem para ele muito mais que todos os treinos particulares que já fizemos até hoje. Mesmo quando ele foi para a repescagem e batalhou para voltar ao Campeonato. Nas corridas finais ele foi realmente muito competitivo e fez o que podia para ganhar posições. Talvez o resultado final, de forma bruta, pudesse ter sido melhor. Mas, em termos de aprendizado, certamente foi muito valioso para o resto da carreira que ele tem pela frente”, comentou Willian, pai do piloto.

Conheça as linhas de produtos dos apoiadores de Gustavo. Acesse: www.avantsp.com.br e www.corfio.com.br.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Fotos: Flávio Quick

Nenhum comentário: