terça-feira, novembro 15, 2011

Bravo, Fuscas!




Copa Fusca foi o show do dia

A Copa Fusca em sua etapa final da temporada 2011 mostrou porque há exatos 22 anos é a categoria preferida do público. O Carro do Povo, que nasceu dos esboços de Ferdinand Porsche ainda na primeira metade do século 20, continua fascinando e mostrando que definitivamente é imortal. A categoria, que passou por vários anos com grid minguado e dificuldades encerrou o ano com chave de ouro, com 19 carros no grid e uma etapa inesquecível.

O trabalho de reestruturação da Copa Fusca, liderado por um grupo de pilotos e simpatizantes, foi acompanhada na temporada pela Federação Gaúcha de Automobilismo, através de seu presidente, Carlos de Deus e do diretor de asfalto da entidade, Urbano da Silva, piloto que esteve presente na Copa Fusca entre 1989 e 2001. O trabalho de reestruturação buscou os pilotos novatos, que buscam uma alternativa mais barata para entrar no automobilismo de asfalto. Com o apoio da Excelsior/ Pirelli no fornecimento dos pneus Cinturato P4 e com alguns acertos no regulamento, a categoria se torna novamente a porta de entrada do Automobilismo Gaúcho e para 2012 novidades já estão sendo estudadas pela FGA.

A prova deste domingo foi um verdadeiro show, tanto dos novatos quanto dos veteranos da velocidade. O pole position foi Everson Melo (#26), com o tempo de 1:23s192, apenas 3 centésimos a mais que Moacir Fighera (#8). Mas quem acabou vencendo a primeira bateria, após uma prova eletrizante, foi Joel Iuchno (#0), seguido de Everson, Fighera e Daniel Oliveira (#42). Na classe B a vitória foi de Vanderlei Pires (#20), que liderou um pelotão de nada menos que 7 carros.

A segunda bateria iniciou movimentada como a primeira, com Iuchno na ponta, seguido de Fighera, Everson e Daniel. Iuchno acabou enfrentando problemas de câmbio e fez um pit stop, caindo para as últimas posições. Fighera passou a liderar, enquanto Daniel superou Everson. Na classe B, Norberto Correa venceu após superar Fabrício Fraga (#44) e Carlos Guizzo (#12). A prova foi marcada por várias estreias, como Betinho Martins (#72), que dividiu a pista com seu pai, Norberto Martins (#9); a dupla Noli Ferreira/ Sérgio Rocha (#22), pilotos do Gaúcho de Mini Fórmula Tubular, Paulo Fontes (#14), piloto que competia no Gaúcho de Endurance; além dos retornos de Diego Feron (#6) e Cássio Grupe/ Henrich Ott (#19).

Com o resultado, Everson Melo alcança o campeonato na classe A. Já na classe B, Carlos Guizzo confirma seu título, embora os resultados ainda dependam das análises técnicas da Federação Gaúcha de Automobilismo.

Resultado extra-oficial da etapa:
1 8 Moacir Fighera (A) Super Gas Bras/Expresso Medianeira/A - Santa Maria
2 26 Everson Melo (A) Mecanica Melo / Gufar Auto Peças - Porto Alegre
3 42 Daniel Gustavo Oliveira (B) Auto System Estética Automotiva / Trans - Porto Alegre
4 79 Norberto Correa (B) Prêmio Car Santa Maria - Santa Maria
5 12 Carlos Guizzo (B) CPR Rodas e Pneus / Mecanica Guizzo - Caxias do Sul
6 9 Norberto Martins (B) Afceee / Solder Sul - Gravatai
7 20 Vanderlei Pires (B) Van Motoboys - Porto Alegre
8 0 Joel Iuchno (A) MAXIPLASTICA / MARECHAL CENTE - Porto Alegre
9 6 Diego Feron (B) Rubão Racing / Retificadora Tuiuti - Santa Maria
10 27 Gilvan Dalloglio (B) Parizi Veículos / Real Acessorias - Bento Gonçalves
11 22 Sérgi Rocha / Noli Ferreira (B) Breads / Jet Performace
12 72 Betinho Martins (B) Afceee / Solder Sul - Porto Alegre
13 44 Fabricio Silva Fraga (B) Ta no sangue Transportes Irmão Imiballi - Tapes
14 65 Eduardo Tomedi (B) Van Motoboys / Auto System / Velocidad - Porto Alegre
15 10 Diego de Azevedo Siqueira (B) Fiz Tintas / Radiante Recarga - Cachoeirinha
16 19 Heinrich Ott Jr / Cassio Grupe (B) Ottima Imoveis / Red Bull / Nextel Prospe - Porto Alegre
17 14 Paulo Fontes (B) Porto Alegre
18 40 Anderson Grupe (A) Hot Rod - Porto Alegre
19 3 Juarez Paim (A) Map Car / Baita Kão / Corpo Nú - Caxias do Sul


Fonte: Erlon Radl - Assessoria Federação Gaúcha de Automobilismo

Nenhum comentário: