segunda-feira, dezembro 12, 2011

12 Horas de Tarumã: Tubarão garante vitória no último minuto em prova de tirar o fôlego‏


Pódio da categoria I

12 Horas de Tarumã deu um show de raça e superação e diferença da vitória foi de 44 segundos

Foi um final histórico, exemplo de superação e sacrifício. Com 12 horas de corrida o vencedor só foi decidido no último minuto numa emocionante briga do protótipo Tubarão número 5 e do MCR 4. Não bastasse esse duelo, houve a frustração absoluta do protótipo MCR 46 que liderou por mais de 11 horas e meia e não conseguiu fazer com que o carro se mantivesse na frente. A equipe do Tubarão, de Campo Bom, levou a melhor e conquistou o bicampeonato para explosão de alegria do piloto Tiel de Andrade.

"Essa vitória foi demais. Eu tive ainda antes dessa disputa toda a infelicidade de bater no meu pai durante a madrugada. Isso destruiu a suspensão traseira e o carro ficou todo desalinhado. O meu pai que estava em outra equipe foi lá e ajudou a reconstruir", comemorou.

O experiente preparador e pai do piloto vencedor, Carlinhos de Andrade não conteve as lágrimas. "Eu não lembro de uma vitória tão difícil e com tanta qualidade com carros resistentes e pilotos tão bons. Eram 4 carros pelo título e faltando 8 minutos eram 3 carros brigando pela vitória", declarou Carlinhos.

O lance decisivo da corrida aconteceu por volta das 11h, quando os dois líderes pararam ao mesmo tempo nos boxes. Desde então a corrida se transformou e quem conseguisse colocar o carro de novo na pista vencia a prova. O Tubarão conseguiu voltar para pista e logo depois o MCR 46 saiu ainda na 1ª posição. Só que o desgaste do carro não permitiu que, mesmo com toda garra de pilotos e preparadores, fosse sustentada a liderança do carro 46.

"Tivemos um problema no câmbio e a equipe não desistia nunca. Quando eu saí com o carro pensei que tinham todas as marchas só que vazou óleo nos pneus traseiros e eu rodei. Daí sem óleo só andava em primeira marcha", lamentou o piloto João Sant´Anna.

Com os dois carros parados nos boxes quem viu as chances de vitória muito próximas foi o MCR 4 de Felipe Bertuol, Aristides Bertuol Neto, Darci Marini e Alexandre Finardi. Andando no limite a equipe conseguiu descontar. "Foi muita luta e muita batalha. O carro foi se desgastando. Ficamos 26 voltas atrás e conseguimos chegar na mesma volta do líder e isso é uma vitória incrível", comentou Felipe Bertuol.

Mesmo com extrema dificuldade, o MCR 46 ainda voltou para pista e completou na 3ª posição.

As 12 Horas de Tarumã tiveram emoções desde o início da corrida em um ritmo alucinante, com uma boa parte dos competidores a vitória na prova-relâmpago, promovida com o objetivo de homenagear o ex-piloto, José Asmuz. A competição aconteceu dentro das 12 Horas de Tarumã, porém com o tempo cronometrado de 52 minutos. O número foi uma alusão ao tempo obtido pelo piloto quando venceu a prova Antoninho Burlamaque, que fazia o percurso Porto Alegre -Tramandaí. A equipe MCR 46, formada por Carlos Kray, Vitor Genz, João Sant´Anna, Mateus Castro e Christian Castro terminou na 1ª colocação.

Durante a madrugada o domínio foi do MCR 46. Em alguns momentos o time chegou a abrir 8 voltas de vantagem para o 2º lugar. No segundo pelotão, pelo menos 3 carros se revezaram o tempo todo brigando por posição.

Ainda durante a noite a equipe do Spyder 7 sofreu um susto. O carro incendiou e o piloto conseguiu trazer o protótipo para os boxes onde as chamas foram contidas. O incidente, porém, fez com que a equipe de Passo Fundo perdesse muito tempo, desperdiçando a possibilidade de brigar pela liderança.

Quem também esteve entre os ponteiros a maior parte do tempo foi o MCR 99 de Paulo Hoerlle, Alexandre Hoerlle, Pedro Castro e Giovani Bianchessi. O time vinha bem até a metade da prova quando houve uma quebra da suspensão. Até o final, a equipe superou diversos problemas mecânicos e emocionou a torcida ao cruzar a linha de chegada com o carro completamente destruído e sem o bico.

"Foi uma batalha grande dos meninos que andaram comigo e da minha equipe. Na sexta-feira batemos o carro e eu imaginava que não íamos nem participar. Então chegar meio de arrasto é uma vitória e receber a bandeirada é uma vitória", contou o experiente piloto Paulo Hoerlle.

O protótipo MCR 4 de Felipe Bertuol, Aristides Bertuol Neto, Darci Marini e Alexandre Finardi, deixou a chance de vitória escapar quando um defeito na suspensão obrigou a equipe a ficar 26 voltas no box. "Não veio o troféu de 1º lugar, mas foi um resultado excelente para equipe e para os pilotos. A gente se superou e conseguiu administrar toda a pressão", disse Felipe Bertuol.

Quem também vibrou foi a equipe do Maserati 111 de Anderson Toso, Gustavo Martins, Vilson Junior e Luis Sérgio Sena Jr, que terminou em 1º lugar na categoria Turismo. "O carro importado é forte, mas a durabilidade era uma incógnita. O carro estava muito confiável e é especial porque foi a minha primeira na Turismo. Desde às 8h da manhã a gente vinha economizando o carro porque vimos que tinha uma quebradeira geral na pista", comemorou Anderson Toso.

Com a realização das 12 Horas de Tarumã, o automobilismo gaúcho encerra a temporada 2011. Na próxima sexta-feira (16), acontece a entrega dos troféus aos campeões das principais categorias do Rio Grande do Sul em evento organizado pela Federação Gaúcha de Automobilismo no Clube Parque das Águas, em Viamão.

Resultado Final

1º) 5 - G.Andrade/B.Justo/D.Dieter (1, Tubarão), 551 voltas em 12:00:28..492 (média de 138,39 km/h)
2º) 4 - Bertuol/Marini/Bertuol/Finardi (II , MCR), a 44.022
3º) 46 - Kray/Genz/SantAnna/Castro/Castro (1 , MCR), a 17 voltas
4º) 99 - Hoerlle/Castro/Hoerlle/Bianchessi (1 , MCR), a 20 voltas
5º) 111 - A.Toso/V.Virardi/L.Sena/G.Martins (III , Maserati), a 35 voltas
6º) 22 - R.Muller/E.Muller/F.Justo (III , BMW), a 60 voltas
7º) 7 - Stedile/Webber/Ricci/Stedile (II , Spyder), a 62 voltas
8º) 64 - Andrade/Amorim/Landi/Rossi (III , Audi A3), a 74 voltas
9º) 222 - Vieira/Halmenschlager/Ribeiro/Nehrke (IV , Gol), a 83 voltas
10º) 18 - J.Kreuz/R.Kreuz/JB.Rodrigues (1 , MRX), a 93 voltas
11º) 11 - P.Souza/S.Kuronuma/I.Diehl (IV , Gol), a 101 voltas
12º) 51 - T.Jr/E.Postal/I.Kicheberle (IV , Logus), a 147 voltas
13º) 28 - G.Trindade/C.Rosito/A.Diehl (III , Golf), a 210 voltas
14º) 2 - J.Castilhos/S.Loff (II , Spyder), a 238 voltas
15º) 53 - P.Avila/M.Martins/C.Beleza (IV , Gol), a 247 voltas
16º) 89 - M.Stumpf/R.Stumpf/J.Frigeri (II , Spyder), a 284 voltas
17º) 177 - D.Elias/M.Bernardi/J.Puhl/R.Lenke (IV , Gol), a 302 voltas
18º) 78 - E.Narciso/J.Bastos/H.Ott (IV , Uno), a 364 voltas
19º) 3 - C.Crestani/F.Mello (III , Maserati), a 380 voltas
20º) 1 - I.Toresan/E.Santo (II , Gol), a 396 voltas
21º) 31 - P.Fontes/M.Ritter/J.Fontes (IV , Fusca), a 426 voltas
22º) 77 - F.Baretta/A.Lima/R.Tardivo (IV , Gol), a 444 voltas
23º) 8 - A.Buneder/P.Poeta (IIIA , Ferrari), a 510 voltas
24º) 16 - Irineu Camargo (IIA , Spyder), a 510 voltas
25º) 9 - Claudio Ricci (IA , Tango), a 512 voltas
26º) 52 - Wagner Santos (IVA , Chevette), a 514 voltas
27º) 43 - Marcos Voges (IIIA , Opala), a 533 voltas
28º) 81 - N.Amaral (IVA , Passat), a 535 voltas
Melhor Volta: Kray/Genz/SantAnna/Castro/Castro, 1:04.169 (169,20 km/h)

Fonte: Marcelo Matusiak / Play Press Assessoria de Imprensa

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