quarta-feira, fevereiro 22, 2012

De time novo, Piquet Jr. começa 2012 otimista na Nascar em Daytona

"Sinto a mesma confiança das minhas segundas temporadas na F-3 e GP2"

A temporada 2012 da Nascar começa oficialmente nesta quinta para o brasileiro Nelsinho Piquet. Ele tem previstos dois treinos na veloz pista de 2,5 milhas que tradicionalmente inaugura a temporada da categoria mais popular do automobilismo americano. A corrida, de 250 milhas, tem largada prevista para 22h30 (horário de Brasília) nesta sexta.

Neste ano, o brasileiro vai competir com a picape número 30 da equipe Turner Motorsports. Assim como em 2011, quando fechou sua temporada de estreia em 10º lugar no campeonato e como segundo melhor rookie (calouro) da Nascar Truck Series, ele vai guiar um Chevrolet Silverado. "Mudou apenas o fornecedor dos motores. Agora estamos com a Hendrick, que é uma das organizações mais vitoriosas da categoria", aponta o piloto.

Outra novidade para a temporada 2012 é o fato de ele poder conversar em português com o companheiro de equipe. O gaúcho Miguel Paludo, que também vai para sua segunda temporada completa na Truck Series, é um dos colegas de Piquet Jr na equipe Turner, com a picape de número 32. "Estou contente por andar com dois companheiros rápidos e jovens. Essa configuração do time vai ajudar no desenvolvimento de todos nós. Assim como o Miguel, o James Buescher teve uma temporada consistente no ano passado. Estamos bem otimistas."

"Sinto a mesma confiança dos meus segundos anos na F-3 e GP2", resume Nelsinho. Ele lembra que ao longo de toda sua carreira sempre teve como plano de desenvolvimento usar o primeiro ano numa categoria para aprendizado e então disputar o título na temporada seguinte. "Podemos repetir o plano nesta temporada. Sim, mudamos de equipe. Mas consegui trazer o principal engenheiro e dois mecânicos com quem trabalhamos em 2011. Então, quando falamos sobre quem está diretamente envolvido em funções decisivas, é praticamente o mesmo time. E isso claro me deixa muito animado."

Esta será a terceira participação de Nelsinho Piquet nas 250 milhas de Daytona. Seu melhor desempenho foi em 2010, quando terminou em sexto lugar após ter largado em 22º. No ano passado, cravou o quarto tempo na classificação, mas foi punido e precisou largar em 35º porque a caminhonete da equipe Kevin Harvick Inc estava abaixo da altura regulamentar. Na prova, ganhou diversas posições e evitou acidentes, mas foi obrigado a abandonar com o motor quebrado a 20 voltas do final.

"Daytona é uma história completamente diferente. É uma pista muito, muito rápida. A aerodinâmica faz diferença porque todos andam o tempo todo com o pé cravado e sempre muito próximos. Desse jeito, é muito mais difícil evitar uma batida. Vamos correr pensando no campeonato desde a primeira prova, dosando a agressividade. É claro que seria maravilhoso vencer a prova, mas o objetivo é competir com segurança, de olho num top-10 ou top-5", diz o piloto.

Chris Carrier, chefe de mecânicos do truck número 30 e que trabalhou com o brasileiro em 2011, concorda com a avaliação do piloto: "As corridas em superspeedways sempre têm como componentes os fatores sorte e sobrevivência. Vamos ter como meta chegar com segurança nas 10 voltas finais e, a partir daí, lutar por um resultado expressivo".

Nesta sua terceira aparição em Daytona, além de usar pela primeira vez o número 30 na Truck Series, Piquet Jr. terá um novo visual em seu capacete. A peça segue o design icônico da gota, consagrado por Nelson Piquet nas pistas de F-1, mas exibe também reproduções de fotografias de pilotos antológicos da Nascar, como Junior Johnson, Richard Petty, Dale Earnhardt Sr e Cale Yarborough. A pintura é assinada por Austin Polen.

A largada das 250 milhas de Daytona está prevista para 22h30 de sexta-feira. O canal Speed anuncia a transmissão ao vivo a partir das 22h.

Sobre a Nascar Truck Series

A Nascar Camping World Truck Series é uma das três categorias de abrangência nacional da Nascar e é disputada desde 1995 por picapes em provas que acontecem apenas em pistas ovais.

Atualmente, há quatro fornecedoras de caminhonetes para a categoria: Chevrolet, Ford, Dodge e Toyota. A temporada de 2011, vencida por Austin Dillon, foi disputada por mais de 40 pilotos. As corridas tiveram, em média, 33 mil pagantes.

A temporada de 2012 terá 22 provas. Começa nesta sexta em Daytona e termina em 16 de novembro, em Homestead (Miami).

Sobre a Nascar

Fundada em 1948 por William Henry Getty France, a Nascar (National Association for Stock Car Auto Racing) é a mais tradicional categoria do automobilismo nos Estados Unidos. É a competição profissional líder em público pagante e segunda colocada em termos de audiência na TV americana.

Ela possui três categorias de disputas nacionais, além de inúmeras outras em divisões locais, que configuram a base da cultura do automobilismo competitivo nos EUA.

A principal categoria é a Nascar Sprint Cup Series, que tem 36 provas ao longo do ano. O atual campeão é Tony Stewart.

A outra divisão da Nascar é a Nascar Nationwide Series, que teve sua temporada inaugural em 1982. Seus carros são bastante parecidos com o da Cup, só que com potência inferior. Neste ano, Nelsinho Piquet deverá disputar algumas provas dessa categoria pela equipe Turner.

Links

www.npiquet.com
twitter.com/nelsonpiquet
www.turnermotorsportsllc.com

Fonte: RF1 Jornalismo Ltda

Nenhum comentário: