sábado, fevereiro 25, 2012

João Pedro Custódio viveu novas experiências em Homestead pela 2ª etapa do Florida Winter Tour


Ricardo Legree, Custódio, Roberto "Pupo" Moreno e Gustavo Bandeira em Homestead

Goiano anuncia que não disputará a Copa das Federações no Espírito Santo

A participação do goiano João Pedro Custódio (Pivot Máquinas Agrícolas e Sistemas de Irrigação | Ford - Navesa | AGEL - Governo de Goiás | Kart Mini | Sport Wear by ULV | Mittag Competições) na 2ª etapa do Florida Winter Tour, disputada no último final de semana em Homestead, nos Estados Unidos, foi repleta de novas experiências, dentro e fora da pista.

As experiências inéditas começaram logo na viagem até os Estados Unidos, quando o vôo que levava João Pedro até a Flórida fez uma escala em Manaus (AM). Assim, o piloto pôde ver de muito perto a grandeza do Rio Amazonas e a beleza do encontro das águas escuras do Rio Negro com as águas barrentas do Solimões. Na volta, outra escala, agora no Panamá, oportunizou a Custódio conhecer o sistema usado no famoso canal que permite ligar o Oceano Atlântico ao Pacífico.

Já em Homestead João Pedro pôde ainda conhecer a pista oval usada pela Fórmula Indy e pela Nascar, e no kartódromo, assim que chegou, o goiano tratou de ambientar-se ao traçado. João Pedro evoluiu a cada entrada na pista nos treinos livres e sua rápida adaptação permitiu a ele se classificar de forma direta, sem passar pela repescagem, para as finais das duas rodadas duplas da competição, que reuniam 54 pilotos de vários países e vários estados americanos.

João Pedro largou em 23º e 26º, respectivamente, nas duas rodadas em um grid total de 40 pilotos, o maior de que o jovem piloto goiano participou em sua carreira. Na primeira corrida de sábado João Pedro já assumira o 13º lugar quando a quebra da corrente de seu kart provocou seu abandono. Largando das últimas posições na Final de sábado, ele já estava entre a "turma dos 30" na primeira volta, quando um acidente com um concorrente na quarta curva provocou novo abandono.

No domingo, João Pedro Custódio (Pivot Máquinas Agrícolas e Sistemas de Irrigação | Ford - Navesa | AGEL - Governo de Goiás | Kart Mini | Sport Wear by ULV | Mittag Competições) fez outra boa largada e, depois de partir da 23ª posição, já era o 18º nas primeiras curvas. Porém, uma estranha perda de rendimento fez com que o goiano terminasse a prova na 21ª posição. Na Final de domingo, a perda de rendimento se repetiu e mesmo depois de fazer outra boa largada, Custódio encerrou sua participação com um 23º lugar.

"Estamos muito satisfeitos com o trabalho realizado pelo João Pedro, com o apoio do nosso preparador Miguel de Oliveira, e da Legree Motorsports, nossa equipe nos Estados Unidos", declara Geovane Gonçalves, pai de João Pedro. "É um trabalho direcionado para a temporada 2013 do FWT, já que este é seu primeiro ano no kartismo americano, o que sempre é mais difícil. Ele está utilizando equipamentos novos, desconhecidos para ele e está passando por uma fase de adaptação, tradicional no esporte. A grande maioria de seus concorrentes conhece as pistas do FWT desde o ano passado, ou muito mais, no caso dos americanos", completa.

No próximo mês João Pedro voltará ao Florida Winter Tour, para a disputa de sua terceira e última etapa, que será realizada em Ocala. "Assim encerraremos nossa programação no exterior para este primeiro semestre e voltaremos aos Estados Unidos no final do ano para o Skusa", afirma Geovane.

Copa das Federações - João Pedro Custódio não disputará a Copa das Federações, que será realizada em março no Espírito Santo. Apesar de ter sua vaga garantida e divulgada oficialmente por ter se classificado através da Copa Centro-Oeste, a Federação de Automobilismo de Goiás (FAuGO) não aceita a inscrição de Custódio.

"A FAuGO alega que o campeonato não foi encerrado, mas a lista de classificados pela Copa Centro-Oeste já foi divulgada oficialmente. A federação alega ainda que apenas o Campeonato Goiano ofertava vagas para a Copa das Federações", conta Geovane Gonçalves.

Mesmo assim, João Pedro ainda poderia participar da Copa das Federações por ter conquistado vaga no Campeonato Sul-Brasileiro através da desistência do campeão da categoria Super Cadete. "Hoje o João Pedro já é da categoria Júnior Menor e ele teria que participar da Copa pela Cadete. Isto, somado aos transtornos causados pela posição da FAuGO, nos fez desistir de disputar a Copa. Buscaremos classificação para 2013 pela Júnior Menor", finaliza.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer

Nenhum comentário: