terça-feira, março 27, 2012

Matheus Leist surpreendeu em sua estreia no kartismo europeu


Gaúcho garantiu vaga direta às finais do Trofeo Andrea Margutti, conquista rara para brasileiros

O gaúcho Matheus Leist (TMA Competições) teve uma estreia bastante proveitosa no kartismo europeu no último final de semana. Competindo na Itália, mais exatamente em Lonato, o jovem piloto de Novo Hamburgo (RS) disputou a 23ª edição do Trofeo Andrea Margutti, quando garantiu vaga direta às finais de uma das competições mais importantes do kartismo na Europa.

Fato raro para pilotos brasileiros, a classificação direta às finais da competição surpreendeu os integrantes da Energy Junior, equipe comandada pelo tricampeão mundial de kart Ennio Gandolfi. "É algo muito difícil, porque os brasileiros chegam na Europa totalmente sem adaptação ao kartismo de lá", aponta José Carlos Spier, o Nico, responsável pela logística de Matheus Leist. "No Brasil temos pistas pouco emborrachadas e na Europa isso é justamente o contrário, então um brasileiro precisa quase que reaprender a pilotar", emendou.

Nos treinos Matheus foi pouco mais de meio segundo mais lento que o primeiro colocado, mas o grande equilíbrio entre os quase 90 competidores fez com que o gaúcho ficasse com a 32ª posição. Na tomada de tempos a situação se repetiu e Leist foi o 38º, a 541 milésimos de segundo do tempo estabelecido pelo pole position.

Matheus Leist passou a colher melhores resultados nas provas classificatórias, quando todos os pilotos se enfrentaram em corridas que reuniam 33 pilotos cada. Leist participou de quatro e na primeira delas terminou em 10º, desempenho repetido na segunda prova, quando foi o 13º. Os resultados melhoraram ainda mais na corrida seguinte, quando Leist fechou em 6º, e na última delas um 10º lugar garantiu sua participação direta nas finais, sem ser necessário passar pela repescagem.

Na Pré-Final, quando partiu da 18ª posição entre 34 pilotos, Matheus Leist (TMA Competições) terminou na 25ª posição e depois, na Final, acabou abandonando. "Estou muito satisfeito com todo o final de semana, mesmo tendo abandonado a Final. Foi ótimo e ter me classificado direto foi uma experiência fantástica, porque é muito raro um brasileiro conseguir isto logo em sua primeira participação em uma prova na Europa", avaliou Matheus Leist, que "eliminou" mais de 50 pilotos ao classificar-se para a fase final da competição, que reunia apenas os 34 melhores entre os quase 90 inscritos.

As belas performances em sua estreia no kartismo europeu renderam a Matheus Leist um convite da Energy Junior e Energy Corse, equipes que competem com chassi italiano Energy, para continuar competindo no kartismo europeu. "Fiquei muito feliz com este convite e agora vamos buscar viabilizar este projeto", encerra o gaúcho Matheus Leist, que nesta terça-feira retorna ao Brasil.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
Foto: Maurício Villela

Nenhum comentário: