terça-feira, janeiro 15, 2013

Estreando em pistas nacionais, Gustavo Lima disputa F3 Brazil Open, em Interlagos

Brasiliense correrá pela primeira vez no Brasil e terá sua primeira experiência em um carro de Formula 3, em evento que reúne pilotos brasileiros e estrangeiros

Após dois anos no kart, o piloto Gustavo Lima fez sua primeira temporada no automobilismo em 2012, quando competiu na Formula Renault Alps, na Europa. No próximo final de semana (entre 17 e 20 de janeiro), porém, o brasiliense participará pela primeira vez de uma competição oficial em solo nacional, disputando o F3 Brazil Open, no tradicional circuito de Interlagos (SP). Antes disso, o piloto de 16 anos tinha feito apenas alguns testes de Formula Renault em Brasília, em 2011.

A Formula 3 é uma das principais categorias de base do automobilismo, com campeonatos em diversos países. Esse será o primeiro contato de Gustavo com um carro da categoria, que, no Brasil, usa as versões F309 e F301 dos chassis Dallara e motores Ford Berta, com cerca de 255 cavalos de potência. Lima correrá na classe Light (com os chassis F301), pela equipe Cesario Formula, atual campeã da F3 Sul Americana em ambas as divisões.

O F3 Brazil Open foi criado em 2010 para servir de pré-temporada tanto para pilotos brasileiros quanto estrangeiros de diversas categorias. Nesta edição, já está confirmada a participação do russo Dmitry Suranovich, que disputou a GP3 no ano passado, e do venezuelano Roberto La Rocca, da F2000 norte-americana, além dos brasileiros, muitos deles também com experiência internacional.

O formato da competição, que também faz parte das comemorações ao aniversário de São Paulo, é mais um atrativo para os pilotos e para o público, com quatro corridas durante o fim de semana. O vencedor da última prova é o campeão do evento.

Gustavo Lima:

“Estou muito animado para participar do F3 Brazil Open. Ano passado corri em pistas tradicionais, como Spa-Francorchamps e Ímola, mas sempre quis correr em Interlagos e a vontade é de fazer bonito “em casa”. Sei que o Formula 3 é um carro mais pesado que o Formula Renault, que faz mais curva e freia mais, então terei de aproveitar bem os treinos para uma rápida adaptação, para tentar andar bem e buscar um lugar no pódio”

Confira a programação do F3 Brazil Open:

Quinta-feira (17)
1º treino livre – 12h30 às 13h15 
2º treino livre – 16h15 às 17h

Sexta-feira (18)
Treino classificatório – 12h15 às 12:h50 hs
1ª corrida - 16h30 

Sábado (19)
2ª corrida – 11h10
3ª corrida (pré-final) – 15h50

Domingo (20)
4ª corrida (final) – 10h10

Mais informações www.f3brazilopen.com

Texto: Mariana Viegas / Eversports Press
Foto: Dutch Photo Agency

Nenhum comentário: