sexta-feira, fevereiro 15, 2013

Forte aprendizado marcou o primeiro dia de testes coletivos da Fórmula Júnior em Guaporé

Baixo custo da temporada completa e segurança dos carros são os atrativos da categoria que faz a transição do  kartismo para o automobilismo

Grande oportunidade de transição do kartismo para o automobilismo, a Fórmula Júnior viveu nesta sexta-feira (14) os primeiros momentos de seu segundo treino coletivo, no Autódromo de Guaporé, na Serra Gaúcha. Valendo-se de carros desenvolvidos pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e testados anteriormente nas extintas Fórmula Universitária e Fórmula Brasil, a Fórmula Júnior tem como principais atrativos o baixo custo e a segurança.

O dia foi de bastante trabalho, principalmente por parte dos pilotos, que vivem aquele momento de adaptação a um novo equipamento, desta vez bem diferente do que estavam acostumados no kart. "Estamos completando um ciclo. Entre as duas seletivas de 2012 e os dois treinos coletivos deste ano, os pilotos hoje foram apresentados ao último dos quatro autódromos em que disputarão as provas da Fórmula Júnior", explica Claudio Fontoura, promotor da Fórmula Júnior ao lado de Neco Fornari, referindo-se aos quatro autódromos gaúchos, Guaporé, Santa Cruz do Sul, Tarumã e Velopark.

Segundo Fontoura, tudo correu de acordo com o planejado, exceto as condições climáticas, já que a chuva se fez presente em alguns momentos. "Os meninos, a cada pista, fazem o reconhecimento e adaptação ao equipamento e vêm, naturalmente, evoluindo a cada volta", avaliou.

Gustavo Bandeira, de Brasília (DF), é um dos pilotos da Fórmula Júnior. Recém promovido à categoria Graduados no kart, neste sábado ele teve seu primeiro contato com um "fórmula". "Vibrei com este primeiro dia na Fórmula Júnior. A categoria é uma ótima oportunidade, a melhor que temos para nossa transição para o automobilismo, principalmente em razão do baixo custo da temporada completa e da segurança que o carro oferece", disse, muito empolgado o brasiliense. "Pela primeira vez andei em um monoposto e o carro é fácil de guiar, sempre se tem ele ‘na mão’. Tivemos uma grande produção desde o início do dia, me adaptei muito bem e fiz várias voltas rápidas, apesar de nosso foco estar voltado exclusivamente à adaptação ao carro", completa o piloto, que compete pela equipe Pole.

Também vindo da Graduados, o gaúcho Victor Hugo Matzenbacker, viveu mais um dia de aprendizado na Fórmula Júnior. "A cada dia que vou à pista aprendo mais um pouco. Recebo muitas informações e dicas da MC Tubarão, minha equipe, o que tem me ajudado muito em minha evolução", ressalta o piloto. "A categoria é ‘show de bola’, uma grande oportunidade para darmos continuidade à nossa carreira, uma grande escola. As equipes trabalham de forma unida, em prol de seu crescimento e as decisões são tomadas de forma conjunta", enfatiza.

Construídos em chassi tubular, encapado em alumínio, os carros da Fórmula Júnior são equipados com motor 1.4 de 16 válvulas, câmbio Hewland e pneus slick NA Carrera. O baixo custo, R$ 55 mil para uma temporada completa com oito etapas de duas baterias de 25 minutos cada, é o grande atrativo. E o equilíbrio também entra na lista de atrações da Fórmula Júnior, já que a preparação de motores - sorteados a cada duas etapas - ficou a cargo de um único profissional, assim como os amortecedores, que serão sorteados a cada rodada.

Marcada para os dias 23 e 24 de março, no Autódromo de Tarumã, em Viamão (RS), a etapa de abertura da Fórmula Júnior terá uma atração a mais, esta dirigida exclusivamente às equipes. Oferecida pela Tramontina, será sorteado um carrinho com mais de 100 ferramentas entre os oito times que integram a categoria.

Confira o calendário da Fórmula Júnior:

1ª etapa - 23 e 24 de março - Tarumã
2ª etapa - 20 e 21 de abril - Guaporé
3ª etapa - 18 e 19 de maio - Velopark
4ª etapa - 29 e 30 de junho - Santa Cruz do Sul
5ª etapa - 17 e 18 de agosto - Tarumã
6ª etapa - 21 e 22 de setembro - Velopark
7ª etapa - 19 e 20 de outubro - Guaporé
8ª etapa - 16 e 17 de novembro - Tarumã

Texto e foto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer

Nenhum comentário: