quarta-feira, junho 26, 2013

Campeonato Gaúcho de Marcas & Pilotos retorna a Tarumã

Etapa marca a metade de uma temporada de mudanças

A temporada 2013 do Campeonato Gaúcho de Marcas & Pilotos será lembrada pela segunda grande mudança na história recente da categoria. A primeira aconteceu ainda em 2007, quando o sistema de injeção eletrônica programável foi adotado, em substituição às centralinas originais utilizadas até então.

A segunda, nesta temporada, foi a adoção das rodas de aro 14 equipadas com pneus radiais de perfil mais baixo que os anteriores em aro 13. Inicialmente visto com ressalvas por alguns, a novidade foi plenamente aprovada. Embora exista o custo inicial de aquisição de rodas, os benefícios dos pneus mais largos e baixos da Pirelli são evidentes. A segurança aumentou e os tempos de volta despencaram devido aos carros frearem mais e conseguirem contornar mais rápido.

E quem tem levado vantagem nesta metade inicial do campeonato é Rodrigo Miguel (Chevrolet Celta #85), que lidera o campeonato com 107 pontos. Da vice-liderança de Fernando Jr./ Wermuth Jr. (Celta #6) - com 68 pontos - em diante é que a briga aperta. O terceiro posto é de Luiz Carlos Ribeiro (Uno #44) com 66 pontos, Choka Sirtuli (Corsa #8) acumula 59, Christian Matuzalem (Celta #52) marca 52, Roger Sandoval (Celta #99) marca 50 e Giovani Bianchessi (VW Gol #10) marca 48 pontos.

Na Classe B, Carlos Maciel (Celta #4) lidera com 102 pontos, seguido pela dupla Alexander Cé/ Leandro Scherer (Corsa #76), com 92 pontos. No terceiro posto aparece Christian Petroll (Celta #3), com 61 pontos.

Finalmente, na maior classe do Marcas, a N, Paulo Flores (Celta #53) lidera com 111 pontos, seguido de Daniel Elias (Celta #77) com 71 pontos e, no terceiro posto, a dupla Yussef Lahude/ Ronaldo Giordani (Corsa #300) com 58 pontos.

Toda a festa do Marcas & Pilotos acontece no próximo final de semana, entre os dias 28 e 30 de junho, no Autódromo de Tarumã. A sexta (28) e sábado (29) serão destinados para os treinos livres. No domingo (30), acontecem as tomadas classificatórias e as duas baterias da etapa. Ainda fazem parte da programação as categorias Copa Fusca, Fórmula 1.6/ 1.8 e a Fórmula Júnior. 

O Campeonato Gaúcho de Marcas & Pilotos tem a supervisão da Federação Gaúcha de Automobilismo, apoio do Automóvel Clube do Rio Grande do Sul e patrocínio exclusivo de Excelsior Pirelli Racing.

Texto: Erlon Radl - Assessoria Federação Gaúcha de Automobilismo
Foto: Dudu Leal

Nenhum comentário: