Num final de semana com condições climáticas totalmente adversas e instáveis, foi realizada a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance, no Autódromo Internacional de Curitiba. O grid de dezesseis carros pode ser considerado razoável, considerando-se que a modalidade só tem campeonato estadual realizado regularmente no Rio Grande do Sul.
A dupla de pilotos catarinense/gaúcho, Alexandre Finardi/Felipe Bertuol, largando na terceira posição, com Finardi no comando, fez um excelente início de prova, com uma intensa disputa com o MRX #65 de Nilson/José Ribeiro e o protótipo gaúcho MC Tubarão Turbo, que largou na pole, acabou batendo com o catarinense Eduardo Scheer no comando, e ficou fora da disputa. O MRX #80 chegou a ultrapassar o MRX #65, porém, com o aumento da chuva, o carro passou a ficar mais lento, obrigando a um pitstop no qual um problema fez a equipe perder duas voltas.
"Largamos bem, conseguimos acompanhar os líderes, chegamos a fazer a volta mais rápida durante um bom trecho da prova. Na final da primeira perna da prova, quando estávamos alcançando o Cintra (MRX #65), a condição da pista piorou bastante, ficamos cerca de 5 a 6 segundos mais lento. Fizemos um pitstop achando que tínhamos problemas de pneus, perdemos cerca de quatro minutos devido a um contratempo, trocamos por outros que não tinham a medida ideal e acabamos piorando o carro. Mas o carro é muito bom, tínhamos condições de liderar, então ficou um gostinho de quero mais", disse Bertuol.
O chefe da equipe Kia Power Imports Racing, Ubiratan Jacobsen, o "Bira", explica: "Devido a excesso de óleo na pista, fomos forçados a substituir os pneus, pois chovia muito, mas na troca de pneus ocorreu ruptura das mangueiras das pneumáticas, fazendo com que perdessemos duas voltas a mais para troca de pilotos, pneus e abastecimento."
Mesmo com as condições desfavoráveis da pista e com os problemas no carro, Felipe Bertuol, que havia assumido o comando, conseguiu levar o MRX #80 até o final, cruzando a bandeirada final na 2ª posição da categoria II do Brasileiro, e na 3ª posição geral, sendo o gaúcho melhor colocado na prova.
A próxima etapa do Brasileiro de Endurance está prevista para Londrina, mas existe a possibilidade de ser realizada em Santa Cruz do Sul, dia 25 de agosto, juntamente com a 4ª etapa do Gaúcho da modalidade.
Abaixo, o resultado da 2ª etapa:
1) 65-NILSON/JOSE RIBEIRO (II - MRX 16v), à -103 voltas
2) 71-M.GARCIA/R.KOLLING (II - Spyder), 1:42.983
3) 80-A.FINARDI/F.BERTUOL (II - MRX 16v), à 1 volta
4) 207-M.RAMOS/J.CORDOVA/M.KARAN (V - Peugeot 207), à 8 voltas
5) 40-DIEGO/ADMIR PARDO (III - Aldee), à 10 voltas
6) 777-A.ROSSI/A.CIPRIANI/E.AZEVEDO (IV/V - Volvo C30), à 11 voltas
7) 64-MARCELO/JOAO MIRANDA (V - Fusca), à 11 voltas
8) 91-JORGE/RUI MACHADO/S.CARDOSO (IV/I - BMW V8), à 12 voltas
9) 209-A.ESPOLADOR/J.CAZUNI (III - Gol), à 15 voltas
10) 206-D.PIZZOL/M.KARAN (III - Peugeot Hoggar), à 16 voltas
11) 62-F.FIORESE/M.KARAN/M.RAMOS (I - Aldee), à 17 voltas
12) 78-L.YOSHII/L.TOTTI (III), à 21 voltas
13) 70-C.BROCKVELD/M.CAMPAGNOLO/ R.BONORA (V - Focus), à 26 voltas
14) 30-A.SERMANN/B.CAZUNI (V - Gol), à 27 voltas
15) 5-EDUARDO/OSWALDO SCHEER/ G.ANDRADE (I - Tubarão Turbo), à 44 voltas
16) 3-M.MARCONDES/C.RAMOS (III), à 67 voltas
Texto: Niltão Amaral
Fotos: Cíntia Azevedo/Velocidade Curitiba
Nenhum comentário:
Postar um comentário