Motor Iame Tag firma-se cada vez mais no kartismo brasileiro e é utilizado em seis diferentes campeonatos
Em tempos de custos ainda mais elevados, um dos primeiros anseios de um piloto de kart é diminuir despesas. E quando esta diminuição se alia a um equipamento que conquistou 47 títulos mundiais não há como negar que esta pode ser uma das melhores medidas a tomar. Este é o cenário para quem compete com os motores Tag fabricados pela Iame, empresa italiana com larga e vitoriosa história no kartismo mundial.
Utilizado em seis campeonatos atualmente no Brasil, o Iame Tag tem como principal atrativo exatamente seu baixo custo de manutenção, que se verifica em função da relação coroa x pinhão, com limitação de giros. Ela permite que o motor possa trabalhar em um regime de giros menor que os demais propulsores - sem perder rendimento e velocidade - e, por isso, oferece uma guiada mais suave. Isto faz com que haja a economia da coroa e da corrente e, com menor trepidação, obtêm-se, inclusive, um índice menor de quebras de chassi.
Com a limitação de giros, através da centralina, a necessidade de manutenção nas peças internas também diminui, o que igualmente gera a referida baixa nos custos financeiros para o piloto que opta competir nos eventos com motor Iame Tag.
Outra importante característica do motor Iame Tag é sua embreagem interna, que oferece a comodidade de não precisar empurrar o kart para fazê-lo funcionar. Para isso, utiliza-se o "starter" para dar a partida elétrica.
Um dos seis campeonatos que utilizam o motor Iame Tag é o Top Kart Brasil, evento de caráter nacional que terá sua 2ª etapa neste final de semana no Kartódromo Beto Carrero, em Penha (SC). Nele, assim como em outros dois, está em jogo uma vaga para disputar o Iame International Finals, a final mundial dos motores Iame Tag, que será realizada em outubro na França. As principais despesas - passagem aérea, kart completo e assistência de uma das principais equipes francesas - serão cobertas pela Iame Brasil.
Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)
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