quinta-feira, abril 30, 2009

Pan-Americano: Pilotos de quatro países estarão presentes no Velopark

Nada menos de 46 pilotos de quatro países disputarão os dois títulos do Campeonato Pan-Americano de Kart de 2009 – Sudam e Sudam Júnior -, que acontece entre os dias 6 e 10 de maio no kartódromo do Velopark, arena dedicada aos esportes motorizados situada em Nova Santa Rita, cidade próxima a Porto Alegre.

O evento é promovido pela Comissão Internacional de Kart (CIK) da Federação Internacional do Automóvel através da Comissão Nacional de Kart (CNK) da Confederação Brasileira de Automobilismo e organizado pelo Velopark. É a sétima vez que o certame acontece em pistas brasileiras, sendo que nas seis anteriores o País obteve onze títulos, o primeiro deles em 1982 quando a vitória ficou para ninguém menos que Ayrton Senna, que na época já competia na Fórmula Ford 2000, na Inglaterra.

Segundo Rubens Gatti, presidente da CNK, a vitória de Senna em Tarumã, há 27 anos, foi um marco. “Foi a primeira de uma série que revelou grandes nomes do automobilismo brasileiro, como Felipe Guimarães e Pedro Bianchini, entre tantos outros que também disputaram provas na Europa.”

O presidente da Federação Paranaense de Automobilismo destacou ainda que a programação do evento será complementada pelo Campeonato Sul-Americano de Kart, “que será a estréia internacional de muitos pilotos”, referindo-se à categoria Cadete, aberta a competidores com idade entre de oito e onze anos.

Para Jhonny Bonilla, diretor do Velopark, a realização de ambos os campeonatos é um passo importante para o projeto maior desse empreendimento. “Receber o Campeonato Pan-Americano de Kart em 2009 é um marco para nossa arena, cujo kartódromo foi projetado e construído para realizar grandes competições. Realizar o maior evento de kart das Américas servirá para alavancar a renovação do kart regional, bem como abrir as portas para ter o sonhado primeiro Mundial de kart no Brasil.”

Os treinos livres para o Campeonato Pan-Americano de Kart começam na quarta feira (6), e as provas finais serão realizadas no domingo (10).

Texto: Wagner Gonzalez - Assessoria de Imprensa CBA

Nenhum comentário: