segunda-feira, dezembro 17, 2012

Gran Turismo: BMW Team Brasil é vice-campeão nas categorias GT3 e GT4

O time faturou a vitória nas duas categorias neste domingo em Interlagos. Mas em ambas as disputas perdeu o título por um ponto e na última volta. Cacá Bueno e Cláudio Dahruj encerram o ano com 204 pontos, enquanto Leonardo Cordeiro (GT4) ficou com 209

Uma grande corrida, duas grandes vitórias para o BMW Team Brasil, mas o campeonato teve um resultado questionável. Foi o que se viu neste domingo (16) no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, o palco da oitava e última etapa do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo. A chuva deu uma trégua e com isso, uma prova bem disputada e emocionante se configurou ao longo dos mais de 50 minutos da etapa que encerrou a temporada 2012 do automobilismo nacional. 

Cacá Bueno e Cláudio Dahruj foram os vencedores, ao completarem as 29 voltas em 50min18s280 (média de 149,39 km/h). Mas, a dupla do BMW Z4 #0 viu o tão esperado título inédito escapar das mãos com o segundo lugar de Cléber Faria e Duda Rosa, a bordo da Mercedes-Benz SLS AMG. Cláudio Ricci e Rafael Derani, de Ferrari 458, completaram o pódio da última corrida. 

A outra dupla do BMW Team Brasil, formada por Valdeno Brito e Constantino Jr, não completou a corrida, pois ainda na primeira volta, Constantino foi tocado por Paulo Bonifácio e o BMW Z4 #1 teve uma quebra de suspensão e não tinha condições de continuar na prova. A atitude foi avaliada pelos comissários como antidesportiva e o piloto da Mercedes-Benz #22 precisou cumprir a penalização com uma passagem pelos boxes. Brito e Constantino Jr. terminaram o campeonato em oitavo, com 125 pontos.

Na corrida, Cláudio Dahruj largou bem, mas não conseguiu manter a ponta, pois Rafael Derani (Ferrari 458) impôs um ritmo forte desde o apagar das luzes. E assim foi a disputa, até a parada nos boxes. Derani, em primeiro, ditou a tocada da corrida, e era bem rápido e constante. Na janela para a troca de pilotos, o BMW Team Brasil demonstrou boa sintonia para colocar Cacá Bueno de volta na pista em segundo, atrás de Cláudio Ricci, companheiro de Derani. O piloto da equipe BMW usou de toda sua experiência para volta a volta diminuir a diferença e buscar a liderança. Cacá assumiu a ponta e sobrou em Interlagos, já que Ricci não acompanhou seu ritmo. Bueno venceu a última corrida do ano, mas a vitória não foi suficiente para garantir o título para o BMW Team Brasil. 

Bueno destacou que o BMW Z4 #0 estava muito bom, mas lamentou perder o título na última volta. "No meu stint, o carro saía um pouco de frente no começo, mas da metade pro final estava super bem, então quando eu consegui tirar a diferença logo no comecinho, o carro foi se equilibrando ainda mais e eu sabia que conseguiria passar", disse o vice-campeão que terminou a temporada com 204 pontos, apenas um atrás dos campeões Cléber Faria e Duda Rosa (205). 

"Parabéns ao Cléber e ao Duda, mas eu não gostaria de ganhar um título assim. Tenho nove títulos brasileiros e graças a Deus nenhum deles desta forma. Foi triste estar dentro do carro e ver isso acontecendo nas três voltas finais", comentou Bueno sobre a estranha queda de rendimento da Ferrari 458, que estava 35 segundos à frente de Duda Rosa, nas últimas voltas, e "perdeu" a posição para o piloto da Mercedes-Benz #30 pouco antes da bandeirada. 

Cláudio Dahruj também ficou desapontado. "A única coisa que a gente sente é que se fosse um companheiro de equipe, a gente entenderia, mas sendo outra marca concorrente, é lamentável", falou o paulista.

O chefe da equipe Antonio Hermann fez coro das palavras de seus pilotos. "Ficamos muito tristes pelo o que aconteceu. Uma atitude que nunca vi no automobilismo, entre duas equipes diferentes, tanto na GT3 quanto na GT4. Isso é ruim para o espetáculo, é ruim para o campeonato", finalizou o comandante do BMW Team Brasil. 

Leonardo Cordeiro fica com o vice-campeonato na GT4

Na GT4, Leonardo Cordeiro, que precisava da vitória e de uma combinação de resultados, fez sua parte, apoiado pelo companheiro Vitor Genz, que fez uma corrida limpa na primeira parte da disputa, saindo do terceiro lugar, e foi buscar o resultado. Na parada para a troca de pilotos, os detalhes foram bem executados e tudo parecia caminhar para a vitória. E foi o que aconteceu, mas a festa não ficou completa, pois os concorrentes diretos na briga pelo título, Alan Hellmeister e Sergio Laganá (Aston Martin Vantage), precisavam chegar em quarto, para ficarem com a taça e cruzaram a linha de chegada justamente nesta posição, faturando o campeonato. 

O pódio da última etapa ficou com a dobradinha do BMW Team Brasil, Vitor Genz/ Leonardo Cordeiro, em primeiro, Patrick Gonçalves/ Matheus Stumpf, em segundo e Fábio Grecco e Valter Rossete em terceiro. A dupla do BMW M3 #11 (Gonçalves e Stumpf) completou o campeonato em sexto, com 176. Vitor Genz, companheiro do vice-campeão Leo Cordeiro, ficou em sétimo, com 174 pontos, por ter começado a competir na segunda etapa, em Curitiba (PR). 

Leonardo Cordeiro falou sobre o resultado da corrida. "Estava na expectativa dentro do carro, quase igual ao Massa aquele ano na F-1, quando perdeu o título aqui na última curva. Cruzei em primeiro e não sabia se poderia realmente comemorar. Não vou entrar em polêmica, mas vou deixar gravado que é muito estranho o Aston Martin estar em último, muito distante dos outros dois carros e, no final da corrida, terminar em quarto e ganhar por um ponto", comentou o vice-campeão da GT4 com 209 pontos, apenas um ponto de diferença para os campeões Hellmeister e Lagana (210). 

O paulista, que disputou a temporada a bordo do BMW M3 #12, avaliou o ano. "Nossa equipe fez o possível, trabalhou de forma profissional desde o começo do campeonato até agora. Chegamos na última corrida com um carro bem competitivo. Aprendi muito este ano, gostaria de agradecer à BMW e a toda equipe pela oportunidade de correr na categoria. Mas foi triste acabar o ano assim, pois na linha de chegada eu ainda achava que era campeão e no final não era", encerrou Cordeiro.

O gaúcho Vitor Genz resumiu o que achou da corrida e da temporada. "Tive um ritmo muito forte o tempo todo para me manter em primeiro. Fiz uma boa largada, consegui sobreviver depois do acidente que aconteceu (entre outros carros na primeira curva). Foi uma corrida legal e toda a equipe está de parabéns pelo ano", disse. 

O conterrâneo Matheus Stumpf avaliou positivamente sua participação na GT4. "Trabalhamos muito bem, evoluímos bastante o carro ao longo do ano. Estou muito contente, a GT4 foi uma experiência muito interessante", falou. 

Patrick Gonçalves também comentou sobre a última disputa do ano. "Foi uma corrida divertida, bem disputada, o equilíbrio dos carros e equipes estava interessante. A GT4 foi uma categoria que me surpreendeu. Carros legais de dirigir. Pretendo continuar em 2013, usando a experiência deste ano para brigar por mais resultados positivos", encerrou o baiano. 

O BMW Team Brasil tem o patrocínio do Banco BMG e BMW, co-patrocínio das empresas Eurobike, Lenovo e Ser Glass e os apoios: Beta Ferramentas, Salsa Mobion, AutoNeg e Corsa.

Resultado Corrida 2 - última de 2012:
GT3
1º) 0 - C.Bueno/C.Dahruj (BMW Z4, SP/SP), 29 voltas em 50min18s280 (média de 149,39 km/h)
2º) 30 - C.Faria/D.Rosa (MB , SP/RS), a 39.575
3º) 3 - R.Derani/C.Ricci (FE , SP/RS), a 41.304
4º) 20 - F.Ebrahim/W.Ebrahim (AU , PR/PR), a 41.774
5º) 22 - P.Bonifacio/S.Jimenez (MB , SP/SP), a 1:00.411
6º) 105 - V.Faria/R.Guerra (MB , SP/SP), a 1:01.607
7º) 46 - C.Kray/A.Toso (LA , RS/RS), a 1 volta
8º) 10 - F.Toledo/P.Ventura (LA , RS/RS), a 2 voltas
9º) 4 - F.Roso/V.Roso (FE , RS/RS), a 2 voltas
10º) 61 - F.G.Croce/D.Croce (CO , SP/SP), a 15 voltas
11º) 15 - F.Tozzo/R.Mascarello (FE , SC/MT), a 18 voltas
Não completaram:
#16 - M.Hahn/A.Khodair (LA , SP/SP), a 28 voltas
#1 - V.Brito/Constatino Jr (BMW Z4, PA/SP), a 28 voltas

GT4
1º) 12 - L.Cordeiro/V.Genz (BMW M3 , SP/RS), a 2 voltas
2º) 11 - M.Stumpf/P.Gonçalves (BMW M3 , RS/BA), a 2 voltas
3º) 21 - F.Greco/V.Rossete (MA , SP/SP), a 3 voltas
4º) 57 - S.Laganá/A.Hellmeister (AM , SP/SP), a 3 voltas
5º) 6 - V.Pinheiro/L.Burti (LO , SP/SP), a 3 voltas
6º) 8 - E.Oliveira/W.Freire (FE , SP/SP), a 3 voltas

Classificação final da GT3 (10 primeiros):
1 - Duda Rosa/Cleber Faria - Mercedes-Benz SLS AMG - 205 pontos;
2 - Cacá Bueno/Cláudio Dahruj - BMW Z4 GT3 - 204;
3 - Sérgio Jimenez/Paulo Bonifácio - Mercedes SLS AMG - 182;
4 - Cláudio Ricci/Rafael Derani - Ferrari 458 - 174;
5 - Allam Khodair/Marcelo Hahn - Lamborghini LP600+ - 172;
6 - Renan Guerra/Vanuê Faria - Mercedes-Benz SLS AMG - 158;
7 - Wagner Ebrahim/Fábio Ebrahim - Audi R8 LMS - 149;
8 - Valdeno Brito/Constantino Júnior - BMW Z4 GT3 - 125;
9 - Andersom Toso/Carlos Kray - Lamborghini LP520 - 90;
10 - Felipe Tozzo/Raijan Mascarelo - Ferrari F430 - 84.

Classificação final da GT4 (10 primeiros):
1 - Sérgio Laganá/Alan Hellmeister - Aston Martin Vantage - 210 pontos
2 - Leonardo Cordeiro - BMW M3 - 209
3 - Valter Rossete/Fabio Greco - Ferrari F430 Challenge - 185
4 - Eduardo Oliveira/William Freire - Ferrari Challenge - 182
5 - Valter Pinheiro/Leo Burti - Lotus Evora - 178
6 - Matheus Stumpf/Patrick Gonçalves - BMW M3 - 176 
7 - Vitor Genz - BMW M3 - 174
8 - Ricardo Ricca/Cassio H. de Mello - Porsche 997 Cup GT4 - 21
9 - William Starostik - BMW M3 - 20
10 - Marçal Melo/João Gonçalves - Ginetta G50 - 13

www.bmwteambrasil.com.br
Facebook: facebook.com/bmwteambrasil
Twitter: twitter.com/bmwteambrasil

Fonte: FGCom / Fernanda Gonçalves
Foto: Luca Bassani

Nenhum comentário: